filmes
Atualidades Utilitários

Tecnologia está mudando consumo de filmes e séries

Assistir a filmes e séries ficou muito diferente nos últimos anos com a chegada das plataformas de streaming, e hoje em dia as pessoas nem mesmo precisam fazer o download dos conteúdos que querem consumir.

Entre as principais plataformas da atualidade estão Netflix e Spotify, que só puderam surgir por conta das melhorias na internet ao longo dos anos no mundo todo.

A popularização desses canais mudou completamente a maneira como as pessoas consomem conteúdos dos mais variados tipos e conseguiu abolir a pirataria.

Plataformas com um preço justo e que permitem aos usuários terem acesso a todos os conteúdos disponíveis em seu catálogo, a qualquer momento e quantas vezes quiserem.

Além de reduzir a pirataria, essa maneira de consumir conteúdos também reduziu consideravelmente as assinaturas de TV paga no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Para se ter uma ideia, em 2019, cerca de 1,3 milhão de assinaturas foram perdidas e a queda está sendo sentida por muitas empresas.

Muitas mudanças estão acontecendo, por isso, este artigo vai mostrar as inovações que estão mudando a maneira como as pessoas assistem e consomem filmes e séries atualmente.

Também vai falar sobre como a tecnologia permite experiência de entretenimento personalizada e imersiva, além de mostrar quais são os desafios enfrentados pelas companhias de entretenimento para melhorar a experiência do usuário.

Inovações que trazem mudanças em filmes e séries

No início deste conteúdo foi mostrado o quanto a Netflix está mudando a maneira como as pessoas consomem filmes e séries, mas o modo como os usuários consomem música também mudou com o Spotify.

A plataforma foi criada em 2008 e tem gerado muitos impactos na última década. Diminuiu a pirataria e fez com que os artistas percebessem que ainda é possível obter lucro, mesmo que de maneira reduzida.

Outros tipos de produtos e serviços, como coxinha festa, continuam sendo consumidos da mesma forma como antes, mas é inegável que o Spotify e a Netflix geraram muitos impactos no consumo de séries, filmes e música.

O conceito de posse foi desmanchado, visto que o usuário não possui mais os conteúdos que consome, apenas faz uma assinatura para que possa acessá-los, trabalhando com uma espécie de aluguel.

A revolução provocada pelo streaming feito tão grande que muitas outras empresas começaram a surgir, e entre as principais estão:

  • YouTube Music;
  • Deezer;
  • Amazon Prime Video;
  • HBO Max.

Isso se dá pelo fato de que a Netflix cresceu muito nos últimos anos, apenas exibindo conteúdos produzidos por outras empresas, mas, atualmente, já produz seus próprios filmes e séries e muitos são de grande sucesso.

Outras plataformas estão seguindo pelo mesmo caminho, o que traz para o consumidor a oportunidade de consumir conteúdos cada vez mais variados e de qualidade.

Isso fez com que muitas pessoas começassem a investir no espaço onde assistem aos conteúdos, por exemplo, uma sala de TV com películas decorativas para vidros residenciais, para que a experiência seja ainda mais positiva.

Influências da tecnologia

Existem várias tecnologias capazes de oferecer uma experiência de entretenimento imersiva e personalizada. Um desses recursos é o metaverso, que está conquistando cada vez mais usuários e é a próxima fronteira entre tecnologia e interação humana.

Trata-se de um espaço virtual onde os indivíduos poderão experimentar maneiras diferentes de realizar várias tarefas, como:

  • Interagir;
  • Colaborar;
  • Criar;
  • Ter entretenimento.

Também é um recurso que oferece novas oportunidades para a sociedade e a economia, além de ser uma plataforma onde as pessoas podem expressar suas ideias sem as limitações que existem no mundo real.

Em outras palavras, os usuários vão acessar a internet de uma maneira imersiva e totalmente diferente. Isso se dá por meio da combinação de tecnologias diferentes e da própria criatividade humana.

Para acessar, por exemplo, o site de um fabricante de cortina wave trilho suisso, será necessário usar um óculos de realidade virtual para ser transportado para o mundo virtual e ali poder realizar várias atividades.

Para funcionar, o metaverso precisa de vários recursos como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, uso de criptomoedas, blockchain, entre outros recursos.

Também trará muitas mudanças na maneira como as pessoas trabalham, visto que existirá a possibilidade de colaboração e interação em tempo real, além da vantagem de que os colaboradores podem se comunicar e usar recursos avançados.

O metaverso também é visto como uma plataforma que ajuda a gerar novos modelos de negócios, além de aumentar as oportunidades de emprego, e as organizações podem criar mundos virtuais para fazer eventos corporativos, treinamentos, entre outros.

O uso dos recursos tecnológicos também ajuda a criar espaços personalizados que ampliam a presença online das marcas e aumentam a exposição de seus produtos e serviços.

Uma empresa especializada em manutenção notebook Acer Aspire pode usar a realidade virtual para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes, reduzir custos e melhorar a eficiência do trabalho realizado.

O metaverso também pode ser visto como uma plataforma para trabalhos remotos, em que as pessoas podem trabalhar juntas em um dos virtuais em comum, mesmo que estejam em lugares distantes.

Isso acaba por tornar o trabalho mais flexível e acessível, em qualquer lugar que o colaborador esteja. As experiências de entretenimento das pessoas serão mais personalizadas e imersivas porque o metaverso pode ser usado até mesmo na sala de aula.

Mas os usuários também poderão experimentar jogos de uma forma totalmente diferente, podendo se conectar com outros jogadores do mundo todo, criando comunidades e oportunidades de interação.

Para artistas e criadores de conteúdo, o metaverso é muito importante para apresentar e distribuir trabalhos, podendo alcançar uma audiência maior e comercializar as obras.

Desafios na implementação de soluções tecnológicas

As empresas enfrentam muitos desafios para implementar soluções tecnológicas que melhoram a experiência do usuário. Quando uma pessoa pesquisa, por exemplo, sobre janelas de pvc onde comprar, precisa ter uma boa experiência desde o início.

Em primeiro lugar, a organização precisa compreender a necessidade de mudança, e um estudo realizado pela Altimeter mostrou que a cultura da corporação pode ser um dos principais desafios na transformação digital.

Além dos funcionários, os próprios gestores podem resistir a certas mudanças, além de poder ocorrer medo e sabotagem que também se mostram como obstáculos que precisam ser superados.

Outro desafio é manter o foco em um objetivo, e a organização deve partir do princípio de que o digital não é uma novidade. Ele precisa gerar impactos no modelo de negócios e inovar no modo como a administração acontece, assim como o atendimento ao cliente.

Até mesmo a forma como o produto ou serviço é oferecido para o cliente precisa de mudanças, e isso envolve uma revisão de processos, considerando o novo formato.

Uma empresa de aluguel mesa festa também precisa saber como satisfazer as necessidades do consumidor, e isso também pode se mostrar como um grande desafio.

Hoje em dia, as pessoas usam o celular em várias atividades do dia a dia, por exemplo, para pesquisar alguma informação, fazer suas compras, acessar as redes sociais, entre outras necessidades.

Com esse aparelho, tudo ficou muito mais fácil e rápido e ninguém deseja perder tempo ou esperar dias por uma resposta. As organizações, por sua vez, devem ver essa facilidade como uma oportunidade.

Um fabricante de pasta de prontuário pode sentir alguma dificuldade em gerenciar um grande volume de informações, no entanto, a melhor forma de fazer isso é estar atento ao comportamento das pessoas para que seja possível personalizar campanhas.

É assim que o negócio também consegue converter uma quantidade maior de potenciais clientes. Um dos principais recursos nesse processo é o big data, uma tecnologia que ajuda a aprender mais sobre o público.

Ela permite coletar informações sobre as preferências dos consumidores, o que eles compraram em suas últimas aquisições, entre outras informações relevantes.

Quase 55% das organizações estão insatisfeitas com a maneira como realizam análises, isso acontece porque existem mais dados para coletar e deixar de medir os indicadores certos pode ser um grande erro.

Um fabricante de caixa de papelão branca personalizada consegue encontrar a solução para este problema usando uma ferramenta baseada em inteligência artificial que melhora o processo de coleta e personalização de dados.

Por fim, alguns negócios podem ter como desafio o investimento em pessoas, visto que não se trata apenas de substituir máquinas, mas o de encontrar profissionais que são capazes de fazer a transformação digital.

Considerações finais

A tecnologia está trazendo muitas mudanças, inclusive na hora de encontrar e manter profissionais capazes de passar pelo processo de digitalização.

Mas as organizações podem contar com os recursos tecnológicos para fazer gerenciamento de talentos e requalificar sua força de trabalho. Passar por esse processo é essencial para acompanhar as mudanças e manter a relevância no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.