tecnologias usadas para aumentar as vendas
Negócios Produtividade

Tecnologias inovadoras: 4 estratégias para aumentar as vendas

Com a evolução tecnológica constante, surgem novas oportunidades para as empresas alavancarem suas vendas. A cada dia, novas tecnologias são desenvolvidas para ajudar no processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda.

Essas inovações permitem que as empresas otimizem seus processos, tenham uma maior eficiência e, consequentemente, aumentem suas vendas e sua competitividade no mercado.

Por isso, entender algumas das tecnologias inovadoras que podem ser utilizadas pelas empresas para melhorar seus resultados é fundamental, principalmente quando se trata de um curso de vitrificação automotiva, por exemplo.

Principais tecnologias que impactam as vendas

A interconexão global impõe a necessidade de adaptação dos vendedores em relação à condução de negócios.

Nesse sentido, a aplicação da tecnologia nas vendas se apresenta como uma importante aliada nesse processo, tendo como benefício a melhoria do desempenho corporativo e a otimização dos resultados obtidos.

Big Data

No momento atual, a vantagem competitiva das empresas depende, em grande parte, da capacidade de gerenciar, administrar e analisar grandes quantidades de informações de clientes, contendo dados sobre seus comportamentos e práticas de consumo.

A aplicação de tecnologias em vendas, como o Big Data, é capaz de auxiliar na gestão da prospecção, etapa crítica do processo de negociação de empresas que atuam até mesmo com a fabricação de brise de alumínio amadeirado.

O que é Big Data

Essa tarefa, que anteriormente era bastante demorada, pode agora ser realizada com o uso de estudos e modelos baseados nas informações dos clientes, permitindo a identificação de novos potenciais consumidores.

A utilização de ferramentas de Analytics também permite determinar quais pessoas devem ser segmentadas, como utilizar perfis para reconhecer clientes similares e quais compradores têm maior probabilidade de responder a diferentes mensagens e ofertas.

As ferramentas de análise de Big Data ajudam as empresas que fornecem cilindro hidráulico para prensa a focar seus esforços de vendas em trabalhos e clientes mais lucrativos e favoráveis.

Inteligência Artificial para vendas

A Inteligência Artificial (IA) tem apresentado resultados eficientes na área de vendas. Entre as atividades comuns que os mecanismos automatizados podem realizar estão:

  • Criação de novos contatos;
  • Registro de tarefas;
  • Obtenção de dados específicos sobre um consumidor;
  • Permitir tratamentos personalizados de acordo com a necessidade.
inteligência artificial para e-commerce aumenta as vendas

Com o uso de um sistema eficiente, é possível obter um panorama geral dos negócios com apenas um clique. As tecnologias em vendas desempenham tarefas difíceis, demoradas e exigentes, permitindo que os colaboradores se dediquem a outras atividades essenciais.

A empresa que fabrica porta de aco de enrolar comercial, por sua vez, tem acesso a informações presentes e passadas para melhorar seu desempenho.

Possibilidade de assinar contratos eletrônicos

A assinatura eletrônica é uma opção na área em questão que permite fechamentos por diversas vias, como celulares, tablets e computadores.

Em muitos casos, não é necessário realizar encontros pessoais, já que o catálogo pode ser visualizado na página da empresa e o contrato, repassado por e-mail para ser assinado eletronicamente.

Registro eletrônico de Imóveis

Cada situação de venda exige um comportamento diverso do representante comercial, uma vez que a psicologia do consumidor varia. A assinatura eletrônica ajuda a homogeneizar as informações no negócio, proporcionando uma visão mais estruturada para cada profissional.

Esse método elimina a necessidade de papel, impressão, tempo e custos, reduzindo a chance de erros ao comprar um sistema de som ambiente sem fio online, por exemplo.

Com isso, o vendedor pode focar na próxima venda, em vez de se preocupar com a localização do motoboy responsável pelo transporte de documentos para assinatura.

Chatbots

A utilização de um bate-papo tem como objetivo ampliar os resultados. O chatbot é um mecanismo capaz de lidar com múltiplas conversas com usuários simultaneamente.

ferramentas de atendimento via chat para sites e lojas virtuais

A principal vantagem dos programas com Inteligência Artificial é sua capacidade de compreender as intenções por trás das perguntas que recebem, fornecendo informações precisas no momento adequado.

Os chatbots e assistentes virtuais interagem com os usuários e coletam informações de contato, que podem ser utilizadas para ampliar a base de leads e gerar novas vendas de uma loja especializada na venda de camisa para ciclismo com bolso.

Importância das tendências tecnológicas para vendas

Acompanhar as tendências tecnológicas é fundamental para empresas de todos os tamanhos e setores. Isso ocorre porque a tecnologia tem um impacto significativo na forma como as empresas se comunicam, vendem, gerenciam informações e tomam decisões.

As empresas que não acompanham as tendências tecnológicas correm o risco de perder competitividade e ficar para trás em relação aos concorrentes.

Por exemplo, se uma empresa que vende manipulador telescópico usado não adota o comércio eletrônico, pode acabar perdendo clientes para concorrentes que oferecem uma plataforma de vendas online mais eficiente e conveniente.

Além disso, as empresas que não utilizam tecnologias modernas muitas vezes acabam gastando mais dinheiro e tempo em tarefas manuais que poderiam ser automatizadas.

Por exemplo, uma empresa que ainda utiliza planilhas manuais para gerenciar seu estoque pode acabar gastando mais tempo e dinheiro em tarefas administrativas que poderiam ser automatizadas por meio de um software especializado.

Outro motivo para as empresas acompanharem as tendências tecnológicas é que elas podem ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Além disso, o uso de chatbots pode ajudar as empresas a fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, melhorando a satisfação do cliente.

Inclusive, as empresas que acompanham as tendências tecnológicas podem se tornar mais inovadoras e criativas em sua abordagem de negócios e até ajudar pessoas que buscam instalação de tubulação de gás de cozinha, por exemplo.

Ao utilizar novas tecnologias, as companhias podem descobrir novas maneiras de abordar seus clientes, criar novos produtos e serviços, e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Como as tecnologias ajudam a melhorar as vendas?

A utilização da tecnologia possibilita a customização das ofertas, tornando-as mais atraentes para cada segmento do público e, consequentemente, aumentando as chances de conversão.

Além disso, a tecnologia também permite a obtenção de insights para uma previsibilidade mais precisa, tanto de comercialização quanto de receita.

importância do Marketing de vendas

É possível ainda que as equipes comerciais descubram, por meio de recursos tecnológicos, padrões apresentados pelos clientes durante uma ligação de vendas. Por isso, conhecer alguns pontos desse assunto é fundamental. Os principais são:

Impulsionamento da produtividade

A automatização de atividades de vendas é possível em 30% das tarefas desse setor. Por exemplo, e-mails e ligações frias podem ser disparados automaticamente para uma lista de leads qualificados, com a utilização de discagem automática para acompanhar o processo.

As videoconferências substituem as reuniões presenciais, economizando tempo de deslocamento. Além disso, propostas comerciais e orçamentos podem ser criados e enviados eletronicamente, facilitando o processo de fechamento de negócios.

Mais assertividade nas negociações

A análise de Big Data pode fornecer informações valiosas sobre grupos de clientes específicos, permitindo que as equipes comerciais tenham acesso a dados mais claros e acessíveis.

Com essas informações em mãos, os vendedores podem descobrir as preferências dos clientes, seus hábitos de compra e até mesmo prever suas futuras compras.

Isso permite que os vendedores façam ofertas mais eficazes de vendas cruzadas, além de adaptar suas abordagens e argumentos, oferecendo uma experiência personalizada aos clientes.

Garantir maior controle das operações

A tecnologia possibilita maior controle tanto para a liderança quanto para a equipe de vendas de qualquer tipo de negócio.

Com o uso de ferramentas que mostram a evolução das atividades de vendas, os vendedores têm maior controle sobre seu desempenho e podem buscar alternativas para melhorá-lo.

Já a liderança pode monitorar as atividades de cada vendedor e identificar aqueles que precisam de treinamento ou que apresentam melhor desempenho.

Promove melhorias contínuas

Através de elementos da tecnologia como a inteligência artificial, as equipes comerciais podem ter aprendizado contínuo por meio de monitoramento e teste, o que favorece ações que adaptam e melhoram os resultados com base na análise de dados.

A tecnologia oferece acessibilidade a dados, permitindo que as estratégias sejam adaptadas para obter sempre o melhor desempenho.

monitoramento de dados para tomada de decisões

O monitoramento constante dos dados ajuda a identificar oportunidades de melhoria, permitindo que as equipes comerciais embarcam em uma jornada de aprimoramento contínuo.

Os vendedores podem observar seu próprio desempenho e o de seus colegas para entender os padrões que levam ao sucesso. O e-book abaixo separa as atitudes que diferenciam os top performers dos vendedores medianos.

Ajuda na orientação de dados

Através do uso do business intelligence, é possível para as equipes comerciais obter percepções rapidamente a partir da análise dos dados.

Os relatórios das ferramentas tecnológicas permitem conectar os diversos pontos de dados para se obter uma visão completa das negociações, processos e clientes. Com isso, as decisões são orientadas a dados e se tornam mais rápidas e eficazes.

Considerações finais

O uso da tecnologia é amplamente reconhecido como um importante contribuinte para aprimorar o desempenho das equipes comerciais.

Ela traz benefícios para a produtividade, precisão, controle e previsibilidade nas vendas, além de garantir a melhoria contínua das equipes.

Além disso, uma pilha de tecnologias cuidadosamente selecionada pode integrar toda a força de vendas e orientar a tomada de decisões com base em dados.

No entanto, é essencial escolher os recursos tecnológicos de maneira assertiva para obter esses benefícios de maneira a longo prazo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.