História do Atari
Atualidades Games

Atari 50 anos, relembre a trajetória do Jogo

Fundada em 1972 – Atari foi uma empresa de produtos eletrônicos, e uma das principais responsáveis pela popularização dos vídeo games.


Aproveitar diversos jogos dentro de um só lugar não foi sempre tão simples como é hoje.

Agora, os jogadores podem escolher uma boa plataforma como a 22Bet e aproveitar vários games diferentes, tudo na palma da sua mão.

A 50 anos atrás, porém, a experiência era diferente. O Atari estava sendo lançado e era o jogo do momento.

O Atari revolucionou a indústria de jogos e, inclusive, mudou a vida de muitas pessoas que buscaram entrar em profissões relacionadas aos jogos por causa dele, sendo que muitas dessas profissões ainda não existiam oficialmente.

Jogos

Talvez algumas pessoas lembrem de jogos da empresa que foram um grande sucesso e “Pong” é com certeza um deles.

O jogo funcionava como uma partida de ping-pong porém muito primitiva. As raquetes eram linhas brancas e a bola um ponto branco que se movia com as batidas nas linhas.

A pontuação ficava na parte de cima da tela preta e era isso, o jogo estava completo.

Game Pong do Atari

O incrível é que hoje esse jogo seria taxado como antiquado e sem design mas, ele foi o primeiro jogo do mundo a ser lucrativo

Era incrível a possibilidade de interação entre dois jogadores ou um jogador e um computador, tão incrível que o jogo foi relançado dentro do Atari 2600 e em várias outras plataformas.

Com esse sucesso, a empresa mostrou que sim, era possível ganhar dinheiro com videogames e era possível que as pessoas tivessem acesso a vários jogos diferentes dentro de um só console.

Um outro fato curioso sobre o Atari é que, dentro do jogo Starship 1, que foi lançado em 1977, está o easter egg mais antigo do mundo. O easter egg demorou 40 anos para ser descoberto e foi revelado pelo próprio criador.

Quando um jogador chegava a uma missão ele via a mensagem: “Hi Ron!”. Caso o jogador apertasse a sequência correta, ele conseguiria 10 vidas extras mas, a maioria dos jogadores provavelmente nem sabiam sobre esse easter egg.

Como o Atari terminou?

A marca Atari na verdade ainda existe até hoje mas, o videogame infelizmente perdeu sua força em 1983.

Naquela época, a marca era uma das mais fortes do mundo quando se tratava de jogos, mas o mercado foi mudando e a pirataria virtual começou a crescer.

Os jogos foram cada vez mais tornando-se modernos e parecia que a empresa não conseguia acompanhar essa mudança.

O Atari ainda existe

Outro rombo, além dos produtos piratas e da modernização dos jogos, aconteceu em 1982. A empresa, tentando correr atrás dos prejuízos, lançou uma versão muito fraca de um jogo, que deveria ser relacionado com o filme ET, de Steven Spielberg. 

O problema é que o jogo foi um fracasso, pois na correria para fazer o lançamento do game perto da estréia do filme, a empresa não se preocupou com a qualidade e a história do game, sendo assim, recebeu com apenas um jogo o prejuízo aproximado de 100 milhões de dólares.

Futuro do Atari – Ainda existe?

Como falamos acima, a marca ainda existe e está de tempos em tempos fazendo parcerias com empresas, mas, uma novidade é que eles agora estão dentro do mundo NFT.

A empresa vende GFTs, que são presentes para os jogadores que querem aproveitar a magia dos videogames dos anos 70.

E, é claro, não é possível falar de Atari sem falar da senhora Pac-Man. A empresa Atari foi uma das desenvolvedoras do jogo que ganhará logo mais um remake.

Sendo assim, as gerações se conectam através de vários jogos feitos por uma empresa que foi inovadora em seu tempo e hoje, é uma grata lembrança e também uma promessa de um futuro, quem sabe, muito ativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.