Produtividade Utilitários

Como liberar espaço no Google Drive.

Seu Google Drive chegou ao limite? Saiba como identificar os arquivos que mais ocupam espaço.


O Google oferece 15 GB de espaço livre no Google Drive, o que parece ser um bom negócio se comparado aos 2 GB do Dropbox e aos 10 GB do Box.

Mas há um problema: o limite de 15 GB inclui não apenas o seu Google Drive, mas também sua conta do Gmail (mensagens e anexos) e alguns arquivos do Google Fotos.

Se você usa o Gmail como uma de suas principais contas de e-mail, provavelmente já se deparou com esse limite de 15 GB com mais frequência do que gostaria.

Veja como você pode procurar arquivos, mensagens, anexos e mídias que consomem gigabytes valiosos e recuperar o espaço da sua conta do Google Drive.


Etapa 1: Descubra o Problema.

Para descobrir o que está ocupando tanto espaço no seu Google Drive, acesse a página de armazenamento do Google Drive. Aqui, você verá um gráfico que mostra quanto espaço você está ocupando; pode rolar o gráfico para ver um detalhamento por plataforma.

Como você pode ver, eu estou usando quase 6 GB de armazenamento e a maioria do meu espaço está sendo ocupado por arquivos armazenados no próprio Drive, embora eu tenha bastante arquivos no Gmail, esses arquivos estão impactando muito pouco na minha capacidade de armazenagem.

Nesta página, você também pode ver quanto de armazenamento total você tem (incluindo qualquer bônus que você possa ter ganho), e você pode atualizar seu plano se achar que precisa de mais espaço.

Os planos do Google Drive começam em R$ 6,99 por mês para 100 GB ou R$ 34,99 por 1 TB mensal.


Etapa 2: O que conta para o seu limite?

Nem tudo que está guardado no seu Google Drive conta para seu limite de armazenamento. Por isso, não exclua arquivos indiscriminadamente.

Tudo o que você cria com o Google Docs, Planilhas Google ou o Apresentações Google não são considerados para o seu limite (nem o Doc, a Planilha ou o Slide do Google que são compartilhados com você).

Praticamente tudo no Gmail ocupa espaço do Google Drive, já no Google Fotos é diferente, apenas as fotos maiores que 2.048 x 2.048 pixels e vídeos com mais de 15 minutos contam para o limite de armazenamento do Drive.

Etapa 3: Limpar o Drive

Abra o Google Drive e dê uma olhada no Meu Drive. Se aparecer uma grade de miniaturas em vez de uma lista, clique no botão Visualizar lista no canto superior direito da tela. Agora você deve ver seus arquivos do Google Drive listados e classificados por nome.

O Google costumava permitir que você classificasse seus arquivos do Drive facilmente pelo tamanho do arquivo, mas se você clicasse no botão Classificar no canto superior direito, veria que suas únicas opções de classificação são Nome, Última modificação, Última modificação por mim e Última abertura por mim.

Mas você ainda pode classificar seus arquivos por tamanho de arquivo: no canto inferior esquerdo da tela, você verá a quantidade de espaço de armazenamento que está usando e um link que diz Comprar mais armazenamento.

Passe o mouse sobre essa área até que uma caixa com o detalhamento do Armazenamento do Drive seja exibida. No topo da lista, você verá o Drive – clique aqui.

A pasta do Drive agora será classificada por “Cota usada” ou tamanho do arquivo, e você pode começar a excluir os arquivos maiores para liberar espaço.

Se você tiver arquivos PDF que prefere não excluir, poderá salvá-los e liberar espaço convertendo-os para o Google Docs (ou Sheets ou Slides, dependendo do arquivo).

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no arquivo PDF, passe o mouse sobre Abrir com e escolha Google Docs no menu suspenso.

Um novo documento do Google com o mesmo nome do arquivo PDF será aberto e você poderá excluir o arquivo PDF antigo.

Depois de excluir os arquivos do seu Drive, você precisará esvaziar a pasta Lixeira. Clique em Lixeira, selecione os arquivos que você deseja excluir para sempre, clique com o botão direito do mouse e clique em Excluir para sempre. Até que um arquivo seja excluído para sempre, ele continuará ocupando espaço no seu Drive.


Etapa 4: Enfrente suas fotos do Google

Eu mal uso o Google – então por que eu tenho 4 GB de fotos no Google Fotos? Porque aproveito o serviço de backup automático de fotos do Android, que envia todas as fotos que eu tiro no meu smartphone Android para minha conta do Google Fotos em tamanho real.

Infelizmente, você não pode pesquisar no Google Fotos por tamanho de arquivo, por isso, liberar um pouco de armazenamento vai demandar algum trabalho extra. Primeiro, acesse a página do Google Fotos e clique em Fotos para ver todas as suas fotos.

Para excluir fotos, passe o mouse sobre elas até que uma pequena caixa de seleção seja exibida no canto superior esquerdo.

Clique na caixa de seleção e todas as suas fotos ganharão caixas de seleção. Verifique todas as fotos que você deseja excluir e clique em Excluir para excluí-las.

Etapa 5: Limpar seu Gmail

Se você chegou até aqui, isso quer dizer que a sua conta do Gmail provavelmente está ocupando a maior parte do espaço no Google Drive.

Para livrar seu Gmail de anexos grandes e boletins informativos indesejados, é preciso que você analise todos os seus e-mails recebidos e enviados e faça uma limpeza geral, é lógico que se tratando de e-mail, é algo muito pessoal, então só você mesmo para decidir se determinada mensagem merece ser excluída ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.