Cartucho queimado - Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado.
Eletrônicos Utilitários

Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado.

Se a sua impressora persiste em não identificar o cartucho, há grande possibilidade dele estar queimado.


Dentre as causas mais comuns da queima do cartucho podemos listar a oscilação de energia, a falta de tinta e a umidade, pois podem danificar o circuito do componente.

Outra causa simples é o fim da vida útil do cartucho, afinal, eles não duram eternamente.

Mas, antes de ficar chateado e sair substituindo o cartucho por um novo, saiba que ainda há esperanças! Veja alguns procedimentos simples para confirmar se o seu cartucho está realmente queimado.


♦ Verifique a compatibilidade do cartucho com a impressora

A primeira coisa a se fazer é ter certeza de que o cartucho instalado é o apropriado para a impressora. Você pode fazer isso através do manual da máquina ou pelo site do seu fabricante, onde poderá procurar a identificação do cartucho na lista de suprimentos compatíveis.


♦ Limpe os contatos do cartucho

Às vezes, alguma sujeira nos contatos do cartucho ou do carro de impressão pode atrapalhar sua leitura, assim testar a eficácia de uma limpeza é muito interessante.

Abra a tampa da impressora e, com o carrinho parado, retire o cartucho. Com o auxílio de uma haste de algodão (cotonete) ou outro tecido macio (que não solte fiapos) umedecidos com água destilada, limpe os contatos do cartucho.

Desligue a impressora da tomada e, com o auxílio do mesmo material citado anteriormente, limpe os contatos do carro de impressão. Espere secar por ao menos 10 minutos antes de ligar a impressora e testar o cartucho.

Importante: Não deixe o cartucho mais de 30 minutos fora da máquina para evitar o ressecamento da tinta.

Descobrir se o cartucho da impressora está queimado.


♦ Reinstale o software da impressora

Desinstalar e reinstalar o software da impressora em seu computador e testar novamente o reconhecimento do cartucho é mais um recurso interessante.

Você pode fazer isso com o auxílio do disco de instalação que acompanha a impressora, mas caso não o tenha em mãos, pode fazer o download do instalador pelo site do fabricante.


♦ Use um testador de cartuchos

Caso nenhuma das alternativas acima traga bons resultados, o jeito é testar o cartucho. O testador de cartuchos é um aparelho desenvolvido justamente para verificar o funcionamento do cartucho.

Comprá-lo é recomendado apenas para quem está disposto a pagar algo em torno de R$200 para sanar suspeitas frequentes de possíveis queimas de cartuchos.

Do contrário, buscar a verificação com alguém que já possua o equipamento ou com alguma empresa que recicle cartuchos é uma boa alternativa.

Com a confirmação de que o cartucho está queimado, sua substituição por um cartucho novo é a única saída. Caso o cartucho esteja funcionando, o problema está na sua impressora. Leve-a a uma assistência técnica, explique sua situação e boa sorte!

Se você gostou deixe um comentário!

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

One thought on “Como descobrir se o cartucho da impressora está queimado.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.