toner de impressora
Eletrônicos Hardware

Toner de impressora: a qualidade faz toda a diferença

Escolher um equipamento de impressão de qualidade pode ser desafiador, dado que são inúmeros os modelos de toner de impressora e cartuchos disponíveis no mercado atualmente.

Esta, porém, é uma decisão que faz toda a diferença nos resultados. Veja aqui como funcionam as impressoras de toner e alguns motivos para optar por um toner de qualidade, como a eficiência, o bom desempenho, a qualidade da impressão e a relação custo-benefício.

 Principais características de uma impressora de toner

Diferentemente das impressoras a jato de tinta, que dependem de um meio líquido adicionado de um agente de coloração, os cartuchos de toner contêm um pó pigmentado feito de plástico granulado que é ativado com energia eletrostática para criar impressões de excelente qualidade de pigmentação e resolução.

Daí a importância de escolher com critério, pois equipamentos e suprimentos de procedência duvidosa podem resultar em páginas mal impressas e cheias de falhas, entre outros problemas mais graves.

Como funciona o processo de impressão com toner?

A impressora recebe o comando do computador e, imediatamente, um agitador no reservatório do cartucho começa a girar.

As partículas do toner, a partir desse movimento, recebem uma carga estática positiva e então se posicionam como uma imagem no rolo do tambor carregado negativamente. Também carregado com energia negativa, o papel atrai as partículas positivas de pó e move a imagem para a superfície.

Como escolher o toner para sua impressora

A máquina dispõe de um dispositivo térmico que aquece o papel a uma temperatura elevada para que as partículas possam aderir a ele e efetuar a impressão.

Existem no mercado três modelos de suprimentos para esse tipo de impressora: os remanufaturados, que são os cartuchos recarregáveis; os compatíveis, que são um tipo de cópia original, porém sem as mesmas propriedades; e os originais, produzidos pela mesma marca da impressora, exclusivamente para aquele modelo.

Os toners remanufaturados e os compatíveis são mais econômicos, mas não apresentam um rendimento tão alto quanto o original e, por vezes, podem danificar o aparelho. Além disso, não dispõem da garantia do fabricante, dificultando sua manutenção.

Quais os diferenciais de um toner de impressora?

As principais vantagens de um cartucho de toner são sua durabilidade e economia, uma vez que o toner utiliza apenas o necessário durante a impressão; a impressão sai seca, não borra nem transpassa para outra folha; as impressoras a laser são mais rápidas e, para textos monocromáticos, são excelentes, já que não deixam resíduos na impressão; também é possível encontrar opções de cores para esse tipo de impressão.

A aquisição itens de boa qualidade garante o bom desempenho do equipamento e evita desgastes desnecessários, como, por exemplo, vazamentos que danificam a impressora.

Além disso, assegura-se que não haverá desperdícios e gastos evitáveis a mais com suprimentos e manutenção.

As impressoras a laser são mais acessíveis para quem precisa de altos volumes de impressão, já que reduzem os recorrentes custos com suprimentos.

Apesar de parecerem mais caras em um primeiro momento, quando se pensa em longo prazo, acabam sendo mais econômicas que as impressoras a jato de tinta.

Elas também imprimem com maior precisão e proporcionam maior confiabilidade que as tintas, com as quais existe o risco de estouros e manchas.

Escolhendo um toner de impressora qualidade

É importante ressaltar que a qualidade e o tipo de toner afetam a nitidez, o contraste e a durabilidade das impressões. Por isso, na hora de escolher, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Boa reputação do fornecedor: pesquise a opinião de outros usuários do produto sobre a segurança, confiança e atendimento do fornecedor.
  • Consistência da marca: verifique o tempo de existência da marca e se já está consolidada no mercado.
  • Produtos novos: os produtos originais apresentam maior desempenho e qualidade, além de menos risco de dar problemas e, consequentemente, menos necessidade de manutenções.
  • Suporte técnico e de vendas: observe de que maneira a empresa fornecedora lida com o pós-venda, ou seja, o suporte e a garantia dos produtos.
  • Clareza nas informações: observe se a embalagem do produto apresenta informações técnicas claras e dados básicos, como o rendimento do cartucho.
  • Conformidade normativa: o produto deve atender aos requisitos das normas regulatórias correspondentes e estar com suas certificações técnicas em dia.
impressora laser ou impressora jato de tinta

Após a aquisição do toner, siga as orientações do fabricante para realizar a instalação da peça na impressora.

Em conjunto com o manual de instruções, atente-se também a estas dicas para aumentar a performance do equipamento e prolongar sua vida útil:

  • Manuseie as peças com cautela e não faça movimentos bruscos.
  • Não passe tempo demais sem imprimir.
  • Após a troca do toner, faça testes de impressão.
  • Faça o armazenamento dos suprimentos em local seco e arejado, longe do sol e com baixa iluminação.
  • Realize a limpeza automática da impressora para evitar o acúmulo de sobras de pó entre uma impressão e outra.
  • Contrate técnicos para realizar uma manutenção preventiva, com a lubrificação das peças e da regulagem.

 Embora estejam se tornando mais comuns em ambientes domésticos, as impressoras que utilizam toner têm maior presença nos ambientes corporativos, já que, como vimos, representam diversos benefícios quando se pensa em longo prazo, como a velocidade e a qualidade das impressões, bem como a diminuição de resíduos utilizados no papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.