segurança do celular
Segurança Smartphones

10 dicas para aumentar a segurança do celular

A dependência de equipamentos eletrônicos tem elevado o índice de crimes virtuais, e por isso mesmo é imprescindível tomar todo o cuidado quanto à segurança do celular e todos os aplicativos instalados. 

Os dados pessoais estão disponíveis em plataformas digitais incluídas no celular, como:

  • Aplicativos de compras;
  • E-mails;
  • Redes sociais;
  • Serviços bancários.

Com isso, as pessoas mal intencionadas tentam, de diferentes formas, aplicar golpes que possam fornecer dados ou valores desde muito tempo conhecidos, porém com o viés digital.

Com isso, o roubo de dados enviando vírus e malwares também são ações que se instalam no celular por meio de mensageiros eletrônicos e e-mails com anexos. 

O vazamento de dados é uma triste realidade que muitas empresas precisam arcar com as consequências. Porém, se todos tomarem alguns cuidados com a segurança aplicada nos aparelhos móveis, pode ficar menos preocupado, mas sempre alerta. 

Cuidado com os golpes pelo celular

As ligações telefônicas com número privado, ou então com uma localização completamente desconhecida pode ser o início de um golpe, dado o crescimento de aparelhos telefônicos que chegam às mãos de criminosos. 

Entretanto, esse não é o único tipo de golpe que pode ser aplicado sobre pessoas desavisadas. 

Conheça agora 5 artimanhas utilizadas por estelionatários, principalmente, que se aproveitam de quem possui um telefone celular funcionando.

  1. Clonagem de mensageiro eletrônico

Os aplicativos maliciosos podem fazer a clonagem de mensageiros eletrônicos, como SMS, Whatsapp e Telegram. 

Apesar das empresas garantirem a segurança, esse tipo de clonagem se torna mais comum, ainda mais quando alguém pode se  aproveitar de um momento de distração, enquanto faz o certificado do inmetro, e uma pessoa estranha ter acesso a todos os aplicativos.

Clonar o WhatsApp

Dessa forma, é preciso garantir a segurança aplicando reconhecimento por duas etapas, ou envio de solicitação por e-mail ou outro número de celular confiável, caso algo se apresenta fora do padrão de uso. 

As clonagens passam a ser acompanhadas por terceiros, que podem identificar senhas, extratos bancários, entre outros dados disponíveis no celular da vítima. 

  1. Contato via contas falsificadas

As grandes lojas e magazines, assim como os serviços bancários não enviam solicitação de dados, como número de cartão de crédito e senha de segurança. Isso está à disposição deles, quando se é cliente.

Todas as informações que são de cunho pessoal e intransferível e, sendo assim, não devem ser disponibilizadas para ninguém. 

Os estelionatários, na maioria das vezes, fazem contato com a vítima utilizando contas falsas, com o mesmo logo da empresa ou do banco, e informa que algo está errado e é preciso recuperar a senha por questões de segurança.

Nunca passe os dados para nenhuma pessoa, mesmo quando a pessoa do outro lado da linha se apresenta como autoridade, como gerente do banco ou responsável pelo setor de atendimento ao cliente da loja.

Caso tenha sido feita  a compra de uma contabilidade fiscal e tributária utilizando o cartão de crédito, o mais acertado é entrar em contato com a empresa responsável, por meio de canais seguros e amplamente divulgados. Ou até mesmo pessoalmente, para garantir todas as seguranças. 

  1. Download de aplicativo espião

Quem comete crime digital costuma enviar arquivos suspeitos, ou links para que o proprietário da linha telefônica abra um arquivo ou instale um aplicativo.

A lábia desses ladrões é atraente, e passa confiança. Ainda assim, é preciso estar atento a qualquer forma de tentativa de acesso, pois esses aplicativos ou links podem se apresentar de maneira segura em um mensageiro eletrônico ou em um e-mail corporativo.

Se uma pessoa pesquisar por placa de teflon estiver em contato com a clínica, este não deve passar os seus dados bancários de qualquer maneira. 

Todo pagamento deve ser feito na própria clínica ou em um aplicativo devidamente identificado. 

  1. Fraude a partir de fake news

O encaminhamento de notícias falsas, ou fake news, como também são conhecidas, estão repletas de pegadinhas que podem fazer parte de um golpe ainda maior.

Além de não contribuir com a informação correta sobre assuntos pertinentes, como a oferta de serviços prestados por clínicas que fazem cirurgia de mama em cadelas, as notícias falsas ainda podem carregar vírus que prejudicam o sistema de celulares e computadores. 

As fraudes podem estar associadas a textos estapafúrdios, levando pânico às pessoas que não buscam uma outra fonte de informação, mais confiável e tradicional, e são levadas a links e materiais que podem estar corrompidos.

  1. Divulgação de links maliciosos

Uma continuidade dos downloads de aplicativos espiões e fraudes que podem ser aplicadas a partir de fake news, está a divulgação de links maliciosos onde pode estar escrito “clique aqui” , “saiba mais”, “veja fotos exclusivas”.

criar backlinks de qualidade

Ofertas imperdíveis ou solicitação de encaminhamento de mensagem podem ser fonte de links que levam às pessoas diretamente para um golpe.

Portanto, caso seja necessário Piso de concreto intertravado deve ser pesquisado em lojas confiáveis, com fornecedores que trabalham com material original.

Dicas para manter a segurança do celular

Conhecendo os golpes que podem ser aplicados, é preciso garantir ainda mais a segurança tomando alguns cuidados que reforçam a proteção e evitam o acesso de pessoas mal intencionadas com facilidade.

Acompanhe as 5 formas que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia de quem possui um celular e diminui os riscos de sofrer qualquer problema caso tenha o aparelho furtado, ou perca em algum lugar incerto.

  1. Bloqueio de tela e de aplicativos

Os celulares possuem aplicativos próprios que reforçam a segurança a partir da tentativa de acesso aos programas e aplicativos instalados. 

Assim como a Conserto de material hospitalar, a tecnologia empregada nos aparelhos celulares são de ponta, e possuem uma compreensão acessível, mesmo para pessoas com mais dificuldade para tratar com a modernidade.

Existem aparelhos celulares que são desbloqueados apenas com a digital do proprietário, e isso é uma forma de segurança eficiente e que não exige qualquer conhecimento especial para habilitar esse tipo de procedimento.

Lembrando que há aplicativos que exigem esse mesmo tipo de acesso, como mensageiros eletrônicos e bancários.

  1. Mantenha o backup em nuvem

Os celulares modernos possuem uma forma de manter todos os dados salvos em servidores de empresas e, quando necessário, podem ser acessados por meio de senhas pessoais e e-mails que podem ser acessados de qualquer computador com internet.

segurança do celular

Conhecido como backup em nuvem, esse é um procedimento que pode ser realizado em poucos minutos a partir do momento que se inicia o celular, fornecendo dados únicos, como e-mail e o próprio número de telefone. 

Fotos, vídeos, áudios e a lista telefônica ficam salvos em nuvem, sendo acessados apenas quando necessário e com a apresentação de senha exclusiva.

  1. Instale aplicativos de loja oficial

Cada sistema operacional das empresas de telefonia disponibilizam lojas virtuais que permitem o acesso a diversos aplicativos.

Essas lojas são confiáveis, pois passam por uma verificação prévia por parte das empresas, que demonstram as finalidades para o qual foram construídos e quais os benefícios em relação aos usuários e a experiência com os equipamentos disponíveis. 

Uma empresa que vende de Sistema de filtração a vácuo pode criar um aplicativo e disponibilizar para os clientes e, assim, garantir a segurança patrimonial e manutenção de toda a documentação em dia. 

Sendo assim, é preciso seguir as regras impostas pelas empresas de telefonia e de tecnologia empregadas nos aparelhos celulares para garantir aplicativos reconhecidos pelas marcas.

  1. Tenha o IMEI salvo em local seguro

O IMEI é um número único e exclusivo de cada aparelho celular produzido. Esse dado deve ser guardado em local seguro e acessível, pois caso tenha o telefone furtado, pode bloquear todo o acesso avisando a empresa de telefonia. 

Para identificar o número de IMEI basta digitar *#06#, fazendo com que o código e identificação do celular apareça no aparelho. O código que precisa ser digitado é, literalmente, lido como:

  • Asterisco;
  • Hashtag;
  • Zero;
  • Seis;
  • Hashtag.

Digitando nessa ordem, o número do IMEI aparece de forma automática na tela do aparelho celular e permite o bloqueio sempre que for preciso, em contato junto a operadora, de forma remota e protegendo as informações contidas no aparelho.

  1. Nunca use a mesma senha

Essa dica vale para qualquer momento em que precise utilizar uma senha ou cadastrar um novo usuário em alguma plataforma. 

Inclusive, essa dica serve para os cartões bancários, assim como para o e-mail pessoal e profissional, todas as redes sociais e demais aplicativos utilizados no dia a dia.

segurança do celular

As senhas devem ser aleatórias, porém de fácil lembrança. Datas de aniversário, número da placa do carro, ou modelo do computador são informações que podem ser acessadas de forma muito fácil por hackers e, por isso, devem ser evitadas ao máximo.

Conclusão

Por fim, é importante ressaltar que os celulares possuem muitas funcionalidades que são práticas e usuais no dia a dia e, dessa forma, se tornam indispensáveis na vida das pessoas.

Vale lembrar que é possível agendar uma consulta médica com apenas uma ligação, propósito inicial de todo aparelho celular, mas há outras funções que podem ser muito mais rápidas e automatizadas. 

Muitas empresas facilitam a vida dos clientes disponibilizando aplicativos oficiais para que se possa acompanhar pedidos e verificar informações dos produtos e serviços, como é o caso do empresa de cabeamento de rede.

Logo, é preciso tomar todos os cuidados quanto à questão da segurança digital, pois muitas empresas e consumidores estão adaptados às facilidades que esse aparelho eletrônico proporciona, mas sem os devidos cuidados podem ser colocados em risco.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.