As mudanças visíveis no mundo estão exigindo que profissionais se especializem em diferentes áreas de TI (Tecnologia da Informação) para atender um mercado abrangente e que demanda do constante acompanhamento e adequação das tecnologias.
Os computadores estão em todas as partes nos dias atuais, e é necessário que mais especialistas desenvolvam projetos que visam a geração de soluções eficientes e dinâmicas.
Desde a infraestrutura de redes em casas, apartamentos e sobrados, promovendo a automação residencial, até as tecnologias implementadas nos ambientes industriais, com braços robóticos e linhas de produção automatizadas.
A evolução da tecnologia permite o envio, o armazenamento, o processamento e o compartilhamento de dados em nuvem, ou seja, ambientes digitais que caracterizam a Era da Informação.
Nesse sentido, muitas empresas que prestam os mais variados serviços também se aproveitam para estabelecer um novo patamar de atendimento e prosperidade que envolve a área de T.I.
Profissionalização e crescimento na área de T.I
A tecnologia vem se apresentando como uma revolução em muitos setores, dadas as facilidades aplicadas no dia a dia da sociedade.
Dessa forma, muitos profissionais ainda estão progredindo em áreas específicas, o que visa atender a demandas específicas em setores significativos, com ferramentas que também são criadas junto com a profissionalização da carreira de quem atende a área de T.I.
A percepção está na criação de vagas que se apresentam como parte da solução de desafios empreendidos no setor da Tecnologia da Informação, conforme se estabelece um novo patamar de atendimento.
As habilidades na área de T.I se tornam necessárias conforme o nível de segurança de dados precisa aumentar, ou mesmo no planejamento de negócios, com softwares personalizados para atendimento em diversos setores de uma empresa.
Sendo assim, as pessoas que buscam iniciar os estudos na área de Tecnologia da Informação devem identificar instituições de ensino que possam capacitar e treinar, transformando em um profissional que pode atender em diferentes áreas, como as apresentadas a seguir.
- Administração de Banco de Dados
O setor público tem implementado a tecnologia nos serviços voltados para a população, e os profissionais que trabalham com administração de banco de dados tem grande responsabilidade sobre sistemas de gerenciamento.
Para isso, os registros devem estar disponíveis e acessíveis para quem possa interessar, para um atendimento rápido e eficiente dentro das repartições públicas.
Quando uma pessoa precisa comprar piso para frigorífico, os dados devem estar disponíveis na empresa, e assim seguir com todas as etapas de fiscalização e regularização exigidas pela esfera governamental responsável.
O técnico responsável pela implementação do banco de dados deve estar alinhado com diversos setores, visando a apresentação de dados de forma rápida e sem qualquer tipo de erro, como chassi, número de placa e condições dos veículos.
- Administração de Redes
Seguindo o exemplo do setor público, é possível que o veículo esteja passando por uma transferência de proprietário, assim como a mudança de um município para outro. Dessa forma, a administração de redes inclui outras responsabilidades e setores.
De forma segura, a base de dados pode ficar disponível para escritórios de atendimento medico domiciliar, ou qualquer outra capital ou município por todo o território nacional.
Os responsáveis que trabalham nessa área de Tecnologia da Informação devem empregar mecanismos que permitam o acesso às redes até um patamar seguro.
Isso serve até mesmo como garantia do respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), promulgada no Brasil a partir da Lei 13.709/2018, e vigente desde agosto de 2020.
- Cientista de Dados
O trabalho voltado para a organização e processamento de informações, com foco em análise computacional em ambientes corporativos visando estratégias de mercado é realizado por cientistas de dados.
A responsabilidade desse profissional da área de T.I. requer a apresentação compilações de dados voltados para determinado setor do mercado consumidor, ou então sobre informações necessárias para identificar a concorrência e o mundo corporativo.
As empresas que prestam serviço de revestimento acústico para parede podem fazer a captação de números que levam a estatísticas sobre o público-alvo, área geográfica de atendimento, permitindo implementar estratégias, por exemplo, de marketing digital.
São informações precisas, em que o cientista de dados precisa compilar relatórios que são utilizados por diferentes profissionais envolvidos no setor de marketing, de vendas, ou mesmo como estratégias de negócios para investimento.
- Desenvolvimento de Software
Essa é uma das áreas mais antigas quando se trata de Tecnologia da Informação, exatamente por se tratar de desenvolvimento de software para a aplicação de novos equipamentos nos mais diversos ambientes de forma automatizada.
Atualmente, os profissionais estão se especializando no desenvolvimento de software para equipamentos mobiles, como celulares e tablets.
Dessa forma, um profissional que trabalha na área de segurança do trabalho pode fazer a manutenção de maquina de lavar carros profissional seguindo tópicos disponíveis em um programa personalizado, de acordo com as especificações técnicas das normas regulamentadoras vigentes.
Entretanto, essa é uma área que envolve muitos outros segmentos, como aplicativos para e-commerce, marketplaces e lojas virtuais.
É uma área que exige conhecimento em programação de sistemas operacionais, atendendo às mais variadas tendências que envolvem a tecnologia e os equipamentos eletrônicos disponíveis.
- Gestão em Tecnologia da Informação
Toda área produtiva demanda a liderança ou a gestão de alguém que possa direcionar os demais profissionais para a aplicação das tarefas de T.I. de uma empresa.
Profissionais que visam entrar na área de gestão da Tecnologia da Informação serão responsáveis pelo planejamento estratégico sobre o uso de softwares e equipamentos necessários na rotina de uma empresa.
Caso seja a área de logística, por exemplo, é preciso desenvolver um programa que especifique os veículos dentro da fábrica de uma empresa de desinfetante inodoro, além de identificar a ociosidade e disponibilidade para agilizar a movimentação de carga em pátios e centros de distribuição.
A profissão também abarca o recrutamento de especialistas em áreas distintas da T.I., aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer quanto à aplicação de procedimentos de trabalho e organização por equipes desenvolvedoras de programas e projetos tecnológicos.
- Gestor de Qualidade de Software
Entre uma das áreas da Tecnologia da Informação mais atraentes para profissionais com conhecimento técnico apurado está a de gestor de qualidade de software.
Nos procedimentos de cabeamento estruturado campinas, os programas desenvolvidos não devem apresentar qualquer falha, e isso é responsabilidade do gestor que trabalha nessa área, identificando e realizando:
- Funcionalidade plena;
- Rotina de verificação;
- Testes contra bugs;
- Vulnerabilidade de segurança.
A apresentação de algo fora do padrão deve ser corrigido, ou apresentado para a equipe responsável, e assim evitar que ocorra uma sequência de erros causados pela tecnologia.
- Segurança da Informação
As empresas que trabalham com o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e maquinários para áreas produtivas precisam manter segredo sobre os projetos em desenvolvimento.
Caso uma empresa de calandra manual para chapas tenha um projeto vazado, isso significa espionagem industrial e problema sobre a segurança da informação implementada nas redes digitais e compartilhamento de dados.
O profissional que se especializa em segurança da informação é responsável pela implementação de programas e softwares que sejam eficientes e que garantem toda a proteção dos dados.
- Suporte Técnico Aplicado
É preciso levar em consideração, entretanto, que as máquinas podem sofrem panes por diversos motivos, como queda de energia, desgaste de peças ou mau uso de algum equipamento eletrônico.
Quando surge um problema, dentre as áreas de Tecnologia da Informação que são acionadas está a de suporte técnico aplicado.
Nesse contexto, pode ser necessário realizar a intervenção em algo específico como máquinas industriais que possui um software de segurança ou troca de dados.
Pode ser que seja mais profundo, e o trabalho exija o esforço de diferentes equipes de T.I. Isso fica sob a responsabilidade de um líder, ou um gestor que possa identificar como o suporte técnico pode proceder e para quem encaminhar a demanda.
Conclusão
O mercado consumidor, de uma forma bastante abrangente, passa por uma mudança radical por causa da digitalização de dados e novas tecnologias implementadas no dia a dia da sociedade.
São vários os setores que demandam especialistas da área da T.I., como:
- Comércio de atacado e varejo;
- Construção Civil;
- Entretenimento;
- Indústrias;
- Medicina.
Logo, é necessário manter uma equipe preparada para compreender todas as demandas que envolvem a Tecnologia da Informação, desenvolvendo projetos que visam a redução ao máximo sobre falhas, e que possam prejudicar a execução de trabalhos.
Por fim, a ideia principal é garantir agilidade e eficiência promovidos pela tecnologia, de uma forma geral, e que esta seja muito bem empregada de acordo com as necessidades de cada setor produtivo, ou mesmo na vida das pessoas dentro de um plano particular.
Ou seja, celulares, computadores, televisores, assistentes virtuais, e todas as novas tecnologias passam a fazer parte de uma integração evidente e inclusiva dentro da sociedade, de forma ampla e irrestrita.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.