Internet Negócios

Como ganhar dinheiro com um blog Geek.

Por qual razão criar um blog? Os motivos são vários, pois talvez você queira divulgar uma pequena empresa, gerenciar uma loja virtual ou ter um espaço na internet para expor o seu portfólio de trabalhos freelancer.

Por outro lado, quem sabe a intenção seja criar na web um ambiente para trazer à tona um assunto que você gosta e entende muito bem. Se você aprecia a cultura pop e quer falar sobre games, filmes e séries de TV, um blog está aí para isso.

Talvez você só queira um espaço para abordar curiosidades sobre os seus personagens preferidos de histórias em quadrinhos. Sim, nada impede que você tenha um blog focado apenas nesse assunto.

Porém, aí vem uma notícia melhor ainda: esse seu blog pode oferecer todos esses assuntos e, ainda por cima, render para você um bom retorno financeiro.

Pois é, o universo Geek, habitado por vários apreciadores de cultura pop e tecnologia, é um prato cheio para quem quer um assunto rentável e investir em um blog profissional.

A importância da hospedagem para o seu blog Geek

Hospedagem para Blog Geek

Se a intenção é ter um blog profissional já vá pensando no tipo de hospedagem de site que você vai adotar. Qualquer projeto web que queira ter credibilidade e profissionalismo deve contar com um bom serviço de web hosting.

Caso o seu blog geek seja feito em WordPress e ainda aborde todas as vertentes da cultura pop, com postagens diárias falando de revistas em quadrinhos ou resenhas de filmes, você pode utilizar a hospedagem em WordPress para seu blog.

Além de oferecer plugins capazes de turbinar o seu blog melhorando ainda mais o desempenho dele, essa é uma hospedagem intuitiva, fácil de gerenciar e ainda fornece backups, mantendo a qualidade do seu trabalho.

Ter um domínio registrado também é importante para que o seu blog geek não seja apenas mais um projeto jogado na web. Um domínio para chamar de seu permite exclusividade para o seu trabalho e o torna mais sério aos olhos do público.

Como gerenciar e monetizar o seu blog geek

Ganhar dinheiro Blog

Sabemos que na hora de criar um blog sobre cultura pop é normal que várias ideias apareçam ao mesmo tempo na sua mente, mas é preciso colocá-las em ordem e traçar um planejamento.

Por isso, o primeiro passo é estar atento para o tipo de abordagem que você vai usar. Falar a respeito de todos os assuntos da cultura geek é possível, mas será mais trabalhoso.

No entanto, o recomendado, nesse caso, é que você tenha uma equipe para auxiliar nas postagens e pesquisa dos temas.

Por outro lado, você pode optar por focar em apenas um tipo de assunto. Pode ser filmes, ou séries de TV, ou quem sabe animes.

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas bem bacanas para você ganhar dinheiro com o seu blog geek.

A utilização do Google Adsense

Essa é uma opção bem interessante, pois por meio dela o Google distribui propagandas de anunciantes em suas postagens. Dependendo do modelo de negócio adotado por você, o lucro obtido vem dos cliques em anúncios feito pelos usuários.  

Lembre-se que para ter um bom tráfego é importante saber utilizar bem as palavras-chaves. Nesse caso, o Google Trends é uma ferramenta útil, pois ela aponta quais os termos mais relevantes para o seu conteúdo.

A presença de patrocinadores

Como atrair Patrocinadores para o seu Blog.

O seu blog geek fala sobre histórias em quadrinhos? Então você pode fazer parcerias com editoras, por exemplo, e postar resenhas dos materiais lançados por ela.

Há também a possibilidade da parceria ser feita com alguma empresa fabricante de personagens “action figures” e de outros produtos geek, como camisetas e outros materiais. Nesse caso, as suas publicações podem falar sobre os lançamentos dessa empresa.

Um publieditorial, que são postagens feitas para divulgar um determinado evento ou produto, também é uma boa ideia para monetizar o seu blog.

Publicar e-books e vender produtos próprios

Que tal vender um material que traz dicas de como desenhar o seu personagem pop preferido? Essa é apenas uma das possibilidades de temas que um livro digital traz para você lucrar com o seu blog.

E-books são fáceis de produzir e contam com um apelo entre o público, pois também podem ser visualizados em vários dispositivos móveis.

Vender produtos físicos por meio do seu blog também é uma opção. Sempre há geeks ávidos para adquirir uma camiseta do Spider Man ou uma caneca do Star Wars. A lista de materiais é grande.

Guest Posts

No universo dos blogs geeks esse “toma lá, dá cá” pode ser uma boa maneira para atrair mais leitores. Trazer blogueiros conhecidos no meio para participações em seu blog é uma boa ideia.

Também é importante poder contar com uma ferramenta que pode analisar como estão o engajamento das suas postagens. Uma boa opção nesse sentido é o Google Analytics.

Essa ferramenta traz informações precisas sobre as postagens mais acessadas, os dias, origem do tráfego, enfim, todos os índices relevantes para você medir o seu desempenho.

Utilize vídeos

Usar vídeo em Blogs

Além das postagens em texto e com imagens, lembre-se também dos vídeos. Atualmente eles são onipresentes na web e são uns dos formatos mais acessados. Nesse caso, você pode ter um canal no Youtube e inserir os vídeos nas postagens.

Já imaginou organizar um webinar sobre histórias em quadrinhos ou para ensinar alguma técnica sobre desenho animados e assim divulgar o seu blog? Está aí uma opção interessante.

Conteúdo Premium

É uma maneira de oferecer conteúdo exclusivo e único apenas para aqueles que assinarem o seu blog.

Nesse caso, você oferece uma menor quantidade de conteúdo para os visitantes e os lembra de que eles podem receber mais se optarem pela versão paga.  

# Conclusão

Qualquer uma das alternativas citadas será eficiente caso você se preocupe com um detalhe: trabalhar bem a divulgação. Por isso, faça questão que o seu público saiba que você tem um blog, e principalmente, acesse o mesmo com frequência.

Portanto, ao seguir essas dicas, você vai ver que ganhar dinheiro com um blog não é lenda, mas sim uma forma de negócio que é real e possível.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.