Trabalhar na Internet - Dicas para mães empreendedoras
Empregos Negócios

Mães Empreendedoras: Dicas Para Trabalhar na Internet.

Quer saber como gerar renda sem trabalhar fora de casa? Veja como fazem as mães empreendedoras e aprenda como trabalhar na internet.

Tornar-se mãe e manter-se no mercado de trabalho sempre foi um desafio para muitas mulheres. Algumas podem fazer a escolha de ficar em casa e cuidar de perto da criação dos filhos, outras precisam voltar a trabalhar cedo.

Existe também uma parcela que até pode ficar em casa, mas não abre mão de trabalhar e obter sua própria renda. Contudo, sempre há o dilema de querer as duas coisas: cuidar dos filhos e trabalhar. Nesse caso, trabalhar na internet pode ser a melhor opção.

Os negócios online nos permitem ganhar dinheiro sem precisar sair de casa e algumas modalidades, inclusive, só exigem algumas horas por dia de dedicação. Por exemplo, o marketing de afiliados. Muitas mulheres estão ganhando dinheiro trabalhando em casa coo afiliadas de produtos digitais.

Mas antes de falar sobre modalidades de negócios online, vamos entender oque é necessário para que você se torne mais uma dentre as milhares de mães empreendedoras.

Realmente Vale a Pena Trabalhar na Internet?

Trabalhar em casa, não necessariamente com serviços virtuais, já é uma realidade da população brasileira. Segundo, pesquisa do IBGE, ¼ da nossa população já adere ao home office, então, atuar online ou não é uma opção de cada mulher.

No entanto, por ser algo digital, ou seja, realizado 100% através de um computador, celular e conexão com internet, existe uma flexibilidade maior. Assim, a mamãe continua com tempo para cuidado do bebê e da casa.

mães empreendedoras trabalham na internet

Mas não se engane, assim como um trabalho tradicional, os negócios online demandam tempo, foco e dedicação. Então, não significa que você vai ganhar dinheiro sem fazer nada. Para crescer e visibilidade e vendas é necessário um acompanhamento constante.

Por outro lado, com organização conseguimos ter muito mais tempo livre. Você não terá que trabalhar 8 horas por dia, tão pouco, todos os dias úteis da semana. O importante aqui é fazer um plano, definir metas semanais, estabelecer horários e seguir.

Trabalhar Na Internet – Por Onde Começar?

Como acabei de falar, ser uma mãe-empreendedora demanda planejamento. Trabalhar em casa exige os mesmos cuidados e atenção que abrir uma loja física.

Ainda de acordo com dados do IBGE, seis entre cada dez empresas brasileiras fecham nos primeiros cinco anos de atividade e um dos principais motivos para isso é a falta de planejamento.

Sendo assim, o primeiro passo é montar um plano de negócios, pois com eles é possível definir aspectos importantes do negócio como objetivos de ganho, metas, orçamento, tempo para atingir os objetivos, etc.

Melhor área de atuação para trabalhar

Assim que criamos um plano de negócios, descobrimos se ele é, de fato, viável ou não. Então, um dos seus principais benefícios é evitar que comecemos algo e só após dispensar energia e tempo, descobrir que não é o que queremos.

Além disso, assim que determinar em quais dias vai trabalhar e por quantas horas diárias, ficará mais fácil conciliar as duas tarefas. Minha recomendação é que pesquise por dicas de produtividade para mães empreendedoras.

Como Escolher Uma Área de Atuação e Divulgar?

A princípio, observe seu ciclo familiar e de amizades. Existe alguma necessidade que apresentadas por esses grupos e que ainda não são atendidas pelo mercado? Além disso, leve em consideração coisas que você gosta de fazer ou suas próprias habilidades e experiências.

Pode ser que já tenha trabalhado com algo e gostaria de voltar a exercer a profissão. Ou até mesmo, você pode ter um sonho, um desejo de trabalhar em uma área que te dá prazer. Entretanto, devo ressaltar que o mais indicado entre fazer o que gosta e ganhar dinheiro, é a segunda opção.

O ideal seria encontrar uma área de atuação (nicho de marcado) que atenda as duas exigências: seja prazeroso e que lucrativo.

A internet aqui será sua maior aliada, pois trabalhar em casa vai exigir que você sempre busque informações. Sendo assim, após identificar um problema e uma necessidade, é hora de procurar informações sobre o nicho nos ambientes digitais.

Por exemplo, supondo que você decida trabalhar na internet com o nicho de maquiagem. O caminho é observar negócios do ramo e descobrir como os mesmos estão atuando online. É assim que você vai entender como escolher os melhores produtos para vender, quais estratégias de marketing usar para vender.

Divulgação Online

Em se tratando de divulgação, saiba que esta é uma etapa muito importante do processo, mas que é facilitado pelas ações online.

Desse modo, temos que saber quais são as ferramentas de divulgação, depois conhecer cada uma e definir quais são as melhores opções para o negócio.

O boca a boca online é, sem dúvida, muito mais eficaz e promove resultados de forma rápida. Logo, as redes sociais são ferramentas de divulgação importantes.

Comece, então com Facebook e Instagram que são mídias com uma quantidade considerável de usuários e alto alcance. Por certo, muita gente do seu ciclo de amizades está conectada nestes ambientes.

As redes sociais já possuem ferramentas de negócios incríveis, então a dica é aprender como trabalhar com elas, principalmente com Facebook Ads e Instagram Ads. Além das mídias sociais temos o Google Ads, anúncios no YouTube.

A maior vantagem de investir em divulgação via internet é que o custo-benefício é maior. Paga-se relativamente pouco para anunciar, mas os resultados chegam quase de forma instantânea. Além disso, é possível acompanhar as campanhas em tempo real e editá-las caso seja necessário.

Vale ressaltar ainda que no início você poderá trabalhar com divulgação grátis nas redes sociais e por meio da otimização de conteúdos de blog. Contudo, com o tempo, seu negócio precisará se modernizar.

Como Trabalhar na Internet e Ganhar Dinheiro de Verdade?

Agora que você já sabe algumas questões importantes sobre trabalhar na internet, vamos ao passo a passo para começar e tornar-se uma mãe empreendedora.

Dicas de como trabalhar na internet

Escolha do Nicho

A escolha do nicho é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, então, devemos escolher com cuidado e atenção. A mãe empreendedora deve sem empenhar para encontrar um nicho lucrativo.

Mas como fazer isso?

Bem! Um nicho é lucrativo quando atende a dois requisitos, de fora simultânea: primeiro, o mesmo precisa apresentar aceitabilidade por determinado grupo. Depois, é necessário que o mesmo ainda não esteja saturado.

Significa dizer que é preciso encontrar uma área que tenha um público carente por produtos e que não tenha tanta concorrência.

Mas não significa que algo muito trabalhado não possa ser bom para você. Por exemplo, o nicho de maquiagem é amplamente saturado, mas em sua região é possível que funcione.

Escolher Uma Modalidade de Negócio Para Trabalhar na Internet

Após definir a área de atuação, devemos pensar em como vamos trabalhar. Ou seja, como você vai vender para começar a ganhar dinheiro. Vai gerar renda oferecendo conhecimento online? Vendendo produtos físicos? Prestando serviços?

A boa notícia é que o leque de oportunidades no ambiente virtual é imenso, então, você só precisa pesquisar bem sobre maneiras de mães ganhar dinheiro em casa.

Algumas das formas mais populares de trabalhar na internet são com marketing de afiliados, canal do YouTube, blogs e outros. Considere qual a melhor opção no seu caso.

Criar a Estrutura de Trabalho

A princípio, montar uma estrutura de trabalho online não é uma tarefa difícil. Isso porque só temos que começar com um blog e redes sociais. Sendo assim, o primeiro passo é aprender como criar um blog, algo que hoje em dia é bem fácil.

Temos construtores de sites como WordPress e WIX que nos permite, inclusive, criar blog grátis.

Sobre as redes sociais, a sugestão é focar nas duas principais que são Instagram e Facebook, mas antes, veja se seus concorrentes estão usando as duas ou se existe aquela mais eficaz que a outra.

Em seguida, vale entender como funciona o marketing em cada uma e começar a agir. Não esqueça que as ações aqui são distintas e que é preciso diferenciá-las.

Marketing de Conteúdo

Criou as estruturas de trabalho? Então vamos para a próxima etapa: criar conteúdo relevante e de qualidade para atrair público, converter e vender.

Todos os canais já citados neste texto precisam receber conteúdo adequado, por isso, o ideal ciar um plano e segui-lo. É por esse motivo que devemos entender como cada ambiente digital funciona. No Instagram, por exemplo, as imagens e vídeos são melhores.

Marketing de Conteúdo

No caso do blog a recomendação é focar sempre nos artigos otimizados, mas diversificar oferecendo conteúdo em formato de vídeos, infográficos, áudios, etc. Por isso, o blog é a principal forma de atrair clientes em potencial e vendar na internet. Ele é versátil e muito fácil de trabalhar.

Além disso, você deve focar e um funil de vendas, afinal, a jornada do cliente é que vai definir se seu negócio será lucrativo ou não.

Caso ainda não conheça, saiba que o funil de vendas possui 3 principais etapas: atrair clientes, converter em leads e concretizar a compar. Com essa técnica, sem dúvida, você conseguirá atingir seu objetivo de ganhar dinheiro trabalhando online.

Espero que estas informações sejam úteis e que consiga começar a trabalhar na internet. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Fonte das imagens: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.