Uma startup é um negócio que pretende crescer de forma rápida e lucrativa de uma forma que organize os mercados atuais e ajude o campo de negócios a evoluir. Por isso, é essencial que o empreendedor conheça as 4 dicas para criar uma startup.
Dessa forma, as startups geralmente são projetadas para escalabilidade, o que significa que a capacidade da empresa de crescer não é prejudicada por seus recursos financeiros ou humanos.
Muitas startups procuram mudar a maneira como fazemos as coisas, como encontrar e reservar aluguéis de temporada, compartilhar fotos, escovar os dentes ou até mesmo como aprendemos.
Qual é a diferença entre uma pequena empresa e uma startup?
A principal diferença entre uma pequena empresa e uma startup é que uma startup se propõe a alcançar um modelo de negócios escalável, que prioriza a captação de todo o financiamento possível para estimular o crescimento rápido.
Uma pequena empresa, por outro lado, se esforça para se tornar um empreendimento sustentável que possa existir de forma competitiva dentro de um determinado mercado.
Além disso, uma pequena empresa de sucesso pode existir por décadas, em alguns casos com os proprietários de negócios passando o negócio por gerações. No entanto, uma startup pode buscar crescer a fim de maximizar seu mercado-alvo e atrair novos investidores.
Dessa forma, uma empresa maior pode comprá-los ou adquiri-los, ajudando no crescimento da marca e maximizar o lucro.
Muitas vezes, isso pode levar à disseminação da propriedade, o que muitas pequenas empresas não exigem.
4 dicas para criar uma startup
Existem algumas dicas que você pode seguir para transformar seu empreendimento em uma startup de sucesso.
Ofereça uma solução para um problema
Uma ideia de startup deve ser algo que todos precisam ou, pelo menos, algo que possa convencer as pessoas de que precisam. Entretanto, sua startup deve oferecer uma solução única para um problema comum em que as pessoas podem nem perceber que têm.
Pode ser um produto totalmente novo, como um sistema operacional revolucionário para computadores ou uma tecnologia revolucionária para conectar pessoas.
Além disso, a peça central de sua startup deve ser um produto viável que desafie as tendências e tenha alto potencial de crescimento, bem como a capacidade de existir no longo prazo.
Procure ajuda para administrar seu negócio
Administrar uma empresa por conta própria pode ser muito difícil e cheio de pressão. Visto que, muitos empreendedores encontram parceiros durante os estágios iniciais da criação de sua startup para ajudar a difundir as responsabilidades de administrar um negócio.
Se você optar por ter um parceiro, faça a devida diligência ao procurar por um e certifique-se de que a pessoa selecionada tem habilidades e pontos fortes que complementam os seus.
No entanto, muitas pessoas optam por administrar suas empresas por conta própria.
Encontre investidores
Toda empresa em crescimento precisa de dinheiro para manter as luzes acesas. Desse modo, o empreendedor precisará encontrar pelo menos uma fonte de capital, seja por meio de financiamento coletivo, investidores anjo ou firmas de capital de risco.
O aumento do financiamento garantirá que você tenha os recursos para manter sua startup prosperando.
Construa uma presença online
No século XXI, toda empresa de grande porte possui um site ou uma loja virtual. Adquira um nome de domínio dedicado que seja fácil para seus clientes lembrar.
Crie um site onde as pessoas possam encontrar informações sobre sua empresa e o que a torna única. Use a mídia social para divulgar sua ideia para o mundo e deixe as pessoas entusiasmadas com o que você está criando.