Quais os custos de uma Startup
Dicas Negócios

7 Custos no Início de Startup que todo Empreendedor precisa saber

Os custos iniciais de uma Startup vão desde o registro da marca até o seguro proteção. Conheça quais os principais custos para começar uma Startup no Brasil.


Ter uma noção aprofundada do que esperar no início e estruturação de uma startup é fundamental para dar os passos certos para seu objetivo.

Desse modo, reunimos os custos potenciais que deverá considerar antes de criar uma startup no Brasil.

Tais custos serão necessários para dar os primeiros passos, legalizando todo o processo e atraindo o público-alvo de sua empresa para conhecer o seu negócio. 

qualificar pesquisadores e startups no ecossistema de inovação

Fonte: https://controlagent.co.uk/3-key-concepts-that-keep-startup-companies-from-failing.html 

Portanto, conversando como diferentes especialistas da área, foi possível listar os 7 principais custos a se considerar na hora de avançar para uma startup registrada e legal no Brasil, com o intuito de se tornar uma empresa de grande dimensão no futuro.

Esses são os principais custos que qualquer empreendedor terá de conhecer antes de começar.

1 – Custos para registrar e constituir sua startup: até 100 mil reais 

Todo o processo para elaborar um registro de startup, bem como sua respetiva constituição, terá que estar atrelada aos seguintes pontos: nome da startup, seus sócios, investimento social, representantes, escritórios, títulos, investimentos, área de serviço, entre muitos outros.

Nessa fase inicial, envolvendo o Cartório da sede de sua startup, deverá consultar quais são os custos de registro, uma vez que eles variam muito de região para região no Brasil. 

Quais os custos e Como criar uma Startup

No entanto, precisamente nessa fase inicial de registro, deverá se preocupar em contratar um representante jurídico, como forma de elaborar toda a documentação (como para sócios) e avançar com o processo de registro.

É estimado que esses custos possam ir até aos 100 mil reais. Além de que contabilistas registrados poderão custar a partir de 100 reais a hora, por exemplo. 

2 – Marketing: de 0% até centenas de milhares de reais 

Chegar em seu público-alvo, principalmente em mercados competitivos, não é uma tarefa simples.

Desse modo, apesar de existirem múltiplas estratégias de geração de tráfego não pago, o mais provável é que terá de investir para que as pessoas possam conhecer o seu negócio ou serviço, dessa forma você irá atrair os seus potenciais clientes. 

Agencia de Marketing Digital

Para tal, quer seja campanhas de e-mail marketing, redes sociais ou propagandas, é certo que terá de reservar um orçamento fixo para essas campanhas, não devendo passar os 10% de seu orçamento previsto por mês.

Por isso mesmo, entenda muito bem os conceitos de “upsell” e construção de uma identidade em sua marca. 

3 – Construção de website e presença online – de 0 reais até dezenas de milhares de reais 

Nesse campo, existem múltiplas alternativas para construir seu website, que reflita a imagem e a estrutura que necessita para sua startup.

Porém, se existem muitas empresas que constroem o website por você – com custo estimado na ordem das dezenas de milhares de reais – existem outras soluções que permitem que, ao usar templates já pré-definidos, consiga ter uma base para iniciar a construção de seu website profissional.

Em vários casos, é possível criar o seu site gratuitamente, o que você precisa fazer é analisar as diferentes alternativas do mercado, uma vez que esses templates já são pensados para a construção de websites profissionais e responsivos. 

4 – Investir na sua marca, identidade e imagem – de dezenas de reais por mês a milhares

O desenvolvimento e exibição de uma identidade e imagens para sua empresa, desde o início, é algo fundamental para o sucesso obtido a longo prazo.

Tendo plena consciência disso, compreenda que o “branding” é um aliado fiel de suas estratégias de marketing eficazes, levando não só a que seu público-alvo possa entrar em seu website, mas também que permaneça por ter encontrado algo com fundamento, valor e que sua oferta faça sentido.

Registrar marcas, computador

Um exemplo muito óbvio disso é quando pensamos em criar o design de logotipo perfeito. Através dos novos softwares, e com templates pré-definidos, começando com 5 reais por mês, já é possível você criar uma logomarca que irá ser a referência de sua startup.

Provavelmente, uma vez que apresenta diferentes soluções de design e dezenas de templates de logo diferentes, a custo baixo, essa solução será melhor do que contratar um design gráfico que cobraria centenas ou mesmo milhares de reais por um serviço semelhante. 

5 – Inventário: até 25% de seus custos de operação

Caso sua startup tenha em seu modelo de negócio a necessidade de armazenar os produtos que está vendendo, terá sempre que calcular o valor esperado no armazenamento, manutenção e segurança de seu inventário.

Acima de tudo, além desse custo depender sempre do peso de sua mercadoria, também o mesmo deverá ser calculado consoante o volume de encomendas que vai necessitar, mas também que tipo de cuidados seus produtos irão necessitar, desde a embalagem até o seu respetivo transporte. 

Tudo isso terá que ser calculado, uma vez que um grande armazém poderá custar vários milhares de reais de aluguel. O objetivo é que não gaste dinheiro sem necessidade, por isso esse ponto não poderá ser ignorado.

6 – Pagamento de seus trabalhadores: entre 25% a 50% dos custos

Claramente que esse ponto fará necessariamente parte dos custos iniciais que poderá ter que enfrentar ao iniciar uma startup.

Sendo sempre dependente do número de funcionários que vai realmente precisar, não permita que seu orçamento em pagamentos de salários fuja do intervalo de 25% a 50% de seu orçamento mensal total.

Jovens da Geração Z no mercado de trabalho

Não ter controle de gastos com pessoal é um dos maiores problemas que os empreendedores acabam enfrentando no início, você deverá evitar que esse problema possa acontecer com sua startup, tornando-a sempre viável e sustentável financeiramente. 

7 – Custos com seguros e proteção: até 5 mil reais por ano 

Apesar de estar sempre dependente se sua empresa terá mercadoria ou não, a realidade é que, para constituir uma startup no Brasil, terá mesmo que apresentar um comprovante de seguro para aquilo que está vendendo, mas também dos espaços que a empresa irá necessitar para trabalhar e até os seguros no que se refere aos salários dos trabalhadores.

Tudo isso deverá ser muito bem avaliado, evitando que sua startup não só esteja totalmente legal e registrada corretamente, como também seja uma empresa que trabalhadores qualificados gostem de trabalhar.

One thought on “7 Custos no Início de Startup que todo Empreendedor precisa saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.