como criar e lucrar com um infoproduto
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Infoprodutos: Saiba como criar e lucrar nesse mercado digital

Com o mercado digital crescendo cada dia mais, a forma de vender ou distribuir produtos também precisou se adequar a essas mudanças. Mais ainda, novos modelos de negócio surgiram como oportunidade para muitas pessoas e empresas obterem lucro. Um modelo que ganhou destaque nesse cenário é o infoproduto.

Na prática, o Infoproduto nada mais é, como o próprio nome indica, um produto ou objeto digital – feito digitalmente e comercializado dessa forma.

Geralmente o infoproduto é direcionado para ensinar algo, transmitindo conhecimento sobre uma atividade ou área de forma mais dinâmica, além de entreter e facilitar a vida dos usuários da web. 

Com a tecnologia cada vez mais presente, o consumo de produtos – inclusive os digitais e educacionais – passou a ocorrer de forma mais acelerada e dinâmica.

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É nesse contexto que os infoprodutos surgiram e começaram a se destacar. Esse modelo ganhou forças e espaço devido a facilidade na absorção das informações e por poder acessar em qualquer local.

Mas, mais do que isso, é devida a facilidade proporcionada para o criador de conteúdo e empreendedor, que pode iniciar um investimento com um menor orçamento e dentro de uma área que já se identifica.

Infoprodutos mais conhecidos 

Existem diversos tipos de infoprodutos que você pode criar para para ter sucesso e lucrar no mercado digital. Os mais conhecidos são: 

  • Ebooks; 
  • Podcasts; 
  • Videocasts; 
  • Webinars;
  • Planilhas e ferramentas. 

Contudo, para além desses materiais, há alguns outros modelos de infoprodutos que não são tão conhecidos, mas que ainda fazem parte da vida de muitas pessoas e proporcionam diversas oportunidades para se desenvolver no mercado online.

Confira as opções que você pode criar nos tópicos abaixo.

Materiais em texto

O Whitepapers é uma opção bastante interessante de materiais em texto online. São como os ebooks, mas simples, em formatos de grandes arquivos como pdf para download

Além dele, assinaturas de revistas online são infoprodutos contínuos que podem gerar lucro para você/seu negócio.

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Isso porque, com o aumento da tecnologia, as bancas de jornais se tornaram cada vez mais raras e caras. No entanto, o público ainda tem interesse em materiais mais aprofundados, desde que seja de um tema de interesse.

Assim, surgiram as revistas eletrônicas como uma opção que pode ser utilizada para captação e até para venda. Há canais em que elas contém o mesmo conteúdo que as revistas físicas tinham, visando entreter e até ensinar algo diferente para o pública.

Mais ainda, com a falta de assinaturas em revistas físicas, as plataformas que escrevem revistas digitais também inovaram e muitas delas têm planos de assinatura.

Com isso, somente quem compra o acesso pode ler assuntos variados e materiais complementares e mais densos, aprendendo, por exemplo, novas receitas. 

Por isso, essa também é uma ótima ideia para fidelizar clientes e manter carteiras efetivas.

Outros formatos digitais

O Screencasts é um outro formato de conteúdo, mas neste caso ele é desenvolvido para vídeo.

Diferentemente dos videocasts e tutorias mais comuns online, esse produto visa gravar e comercializar cursos mais “técnicos” de tecnologia e entretenimento.

Isso porque ao invés de pessoas, grava-se a tela do computador, fazendo a apresentação de programa, conteúdo ou um tutorial de ferramentas. 

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Isso é muito comum no meio de youtubers que fazem lives sobre jogos e mostram como se joga. 

Já os cursos online são um dos modelos de infoprodutos mais conhecidos e utilizados atualmente.

Com a necessidade de uma especialização mais rápida e eficaz, considerando também o menor tempo de deslocamento disponível, essa opção é uma excelente oportunidade para quem deseja lucrar no mercado digital ensinando.

Por isso, essa ferramenta vem se tornando cada vez mais útil para milhões de brasileiros que querem aprender sobre algo novo, o que significa que você pode ter um amplo mercado à disposição, conforme o segmento que pretende atuar e o custo que pretende aplicar.

Neste caso, os cursos podem ser gravados, ao vivo, só textos e áudio, um material para imprimir ou slides com alguns encontros pontuais para debater a apresentação.

Infoprodutos mais consumidos 

Agora que você conheceu os infoprodutos mais comuns para quem deseja produzir, identificando aquele que melhor atende ao seu mercado, agora é chegado o momento de identificar quais são os mais vendidos, de modo a conciliar as estratégias e as oportunidades do setor, considerando os temas que o público apresenta mais interesse.

Alimentício

Muitas pessoas procuram cursos, vídeos e sites que ensinam mais sobre algumas receitas práticas e/ou culinária específica.

Geralmente esse público está em busca de melhorar seus dotes culinários ou pensa em uma nova fonte de renda. 

Negócios

Cursos que ajudam a desenvolver o currículo são cada vez mais procurados.

Inclusive, um movimento cada vez mais comum é o de pessoas que procuram por temas de outras áreas de interesse para que possam começar a investir no empreendedorismo.

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Com isso, outras skills profissionais, gerenciamento e até o próprio empreendedorismo são temas que você pode trabalhar para ter lucro no mercado digital de infoprodutos – desde que se identifique e realmente conheça essas áreas.

Pet

No Brasil os pets são vistos como membros da família e fiéis amigos. Por conta disso, esse é um mercado aquecido e com alto potencial de desenvolvimento.

Assim, desde dicas para tutores até cursos para quem deseja trabalhar com pets são excelentes opções para quem gosta da área e quer expandir suas atuações para o meio digital.

Passo a passo para criar um infoproduto de sucesso

Agora que você já sabe o que e infoproduto, os formatos de conteúdo que podem ser criados e os segmentos considerados cases de sucesso que despertam interesse no público, chegou o momento de aprender os passos para criar o seu infoproduto e ter sucesso no mercado digital. Acompanhe.

1º Defina a área e público-alvo

O primeiro passo é escolher uma área com a qual você se identifica e qual público você pretende atingir. 

Por exemplo, se você se identifica com culinária e literatura, você pode partir para o ramo dos ebooks sobre vida saudável. 

Contudo, se você gosta de jogos de computador e narração, o screencasts pode ser o melhor caminho para seguir. 

2º Pesquise a concorrência

Como todos sabem há diversas pessoas especializadas em diversos assuntos.

Por isso, antes de começar a fazer algo novo, você precisa pesquisar sobre o que quer fazer, como anda o mercado e como você pode se destacar.

Nessa fase também é interessante verificar os gargalos da concorrência e potenciais oportunidades, bem como o orçamento que poderá aplicar. 

3° Verifique a qualidade do seu Infoproduto

Pense que seu produto precisa cativar o público e passar tudo o que ele precisa para aquele momento e para o futuro. 

Parcerias para lançamento de infoproduto

Algo que pode te ajudar nesse 3º passo é investir em um curso de Marketing Digital.

Isso porque, se você deseja influenciar e crescer ainda mais no meio digital, você precisa entender como o marketing funciona e as novas técnicas para atrair e reter clientes, otimizando campanhas e relacionamentos a partir dos canais online e ferramentas de mensuração.

4º Escolha os canais de divulgação do seu Infoproduto

Por fim, é preciso definir os canais e mídias em que você pretende divulgar os produtos

Para isso, pesquise sobre sites e plataformas que podem te ajudar a construir o seu sonho. 

Existem muitas plataformas especializadas em infoprodutos, e é importante identificar as ferramentas que podem auxiliar nesse processo conforme suas necessidades, segmentos e orçamento. 

Sucesso com o Infoproduto

Investir em produtos online é algo muito mais acessível e vantajoso para quem deseja começar a empreender. Afinal, você não precisa fazer grandes investimentos para começar e nem dominar todo o assunto que deseja passar. 

Com isso, muitas empresas começaram a lucrar com essa nova maneira de vender e expandir os seus negócios, enquanto outras pessoas também viram uma oportunidade de obter uma renda extra e se posicionar em seu mercado de atuação como autoridade. 

O mercado de infoprodutos está crescendo, por isso é um ambiente próspero para começar a investir com sabedoria, de modo a se destacar.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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