Investir na formação profissional
Carreira Profissão TI

5 razões porque você deve investir em formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Investir em desenvolvimento pessoal e formação profissional, nunca é demais. Vivemos tempos de progresso acelerado e grande competitividade, em que novas tecnologias estão surgindo ou sendo atualizadas a um ritmo nunca antes visto, e assim sendo investir na formação contínua é cada vez mais fundamental e indispensável.

Aqui estão algumas razões pelas quais a formação profissional e o desenvolvimento pessoal são fundamentais, tanto para os funcionários como para as empresas:

  1. Melhor desempenho profissional

Esta é uma razão mais do que óbvia – qualquer funcionário que receba formação para aprimorar as suas habilidades será capaz de desempenhar melhor o seu trabalho. Isto é válido para todos os setores, departamentos e hierarquias dentro de uma empresa.

Através da implementação de programas de formação regulares, a confiança dos funcionários aumenta, pois eles irão compreender muito melhor o seu setor, o propósito do negócio e as responsabilidades do seu próprio trabalho.

  1. Melhor compreensão do negócio

Se uma organização é composta de vários departamentos diferentes, deve ser criado um ambiente colaborativo que incentive os membros de cada equipe a aprender com os outros.

Se uma equipe ou setor estiver realizando uma sessão de treinamento, poderá ser importante abri-la para a empresa em geral.

oportunidades-de-venda

Muitos dos funcionários poderão querer participar e aprender um pouco mais sobre uma área da empresa com a qual nunca estiveram envolvidos.

Se os funcionários tiverem uma imagem mais ampla, irão sentir-se naturalmente mais responsáveis e motivados para atingir os objetivos globais da empresa.

  1. Menor rotatividade de empregados

Alguma rotatividade de pessoal dentro de uma empresa é normal. Muitas pessoas defendem mesmo que é saudável para uma organização ter novos rostos a entrar porque podem trazer novas ideias para o negócio.

Mas a alta rotatividade de funcionários pode significar muitas interrupções na laboração e desperdício de tempo e dinheiro.

Investir na formação dos funcionários atuais é uma maneira muito mais eficaz de investir o dinheiro.

Aprender coisas novas que ajudarão no desenvolvimento das suas carreiras, também faz com que os funcionários se sintam mais valorizados e, portanto, mais propensos a permanecer leais.

  1. Maior envolvimento dos funcionários

O envolvimento dos funcionários é sem dúvida importante e isso é algo que não deve ser subestimado.

Também não devemos subestimar o impacto que a falta de treinamento e desenvolvimento pode ter no envolvimento e na ambição de uma pessoa.

Software de gestão para otimizar os processos empresariais

A maioria dos funcionários valoriza muito e aprecia a oportunidade de aprender – eles querem trabalhar em um lugar onde as coisas pareçam frescas, ao invés de estagnadas e sem inspiração.

Se a pessoa está fazendo a mesma coisa todos os dias, sem nenhum entusiasmo no horizonte, os seus níveis de motivação irão naturalmente diminuir.

  1. Melhores perspectivas de progressão na carreira

Por norma, os funcionários que apostam na sua formação profissional e desenvolvimento pessoal conseguem progredir na carreira muito mais rapidamente, e aceder a posições mais estimulantes profissionalmente e melhor remuneradas.

E, a boa notícia é que você pode participar de formações gratuitas (online ou presencialmente), podendo assim melhorar as suas competências pessoais e profissionais sem ter que gastar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.