Uma impressora é um dispositivo eletrônico que permite imprimir texto, imagens e gráficos em papel ou outros materiais.
Elas são amplamente utilizadas em escritórios, escolas, empresa de jardinagem e outros ambientes de trabalho para produzir documentos, relatórios, folhetos e outros materiais de impressão.
Algumas impressoras também podem fazer cópias, digitalizar documentos para o computador e enviar fax. Existem vários tipos diferentes de impressoras, incluindo:
- Jato de tinta;
- Laser;
- Multifuncional
- LED;
- 3D.
As impressoras são usadas para imprimir e escanear itens como documentos de laudo de insalubridade e ltcat, mas de forma personalizada e com fontes e tipos de letra personalizados.
Além disso, este modelo pode imprimir fotos e gráficos de alta resolução e alta qualidade.
Porém, como será possível ver a seguir, esses aparelhos não só são capazes de transferir arquivos, como também possibilitam outros tipos de produtos muito úteis e revolucionários para o dia a dia.
Quais as funcionalidades de uma impressora?
As impressoras aproveitaram os avanços tecnológicos e percorreram um longo caminho nos últimos anos. Por exemplo, hoje é fácil encontrar modelos que emparelham diretamente com smartphones, permitindo operar o dispositivo sem um computador.
No entanto, algumas funções ainda são desconhecidas dos usuários e empresas como as de lavagem de estofados de carros a seco acostumados com as antigas funções eletrônicas.
Além das funções básicas como impressão, digitalização e cópia, modelos mais modernos trazem especificidades que facilitam o dia a dia dos usuários. São elas:
Possibilidade de imprimir pelo celular ou nuvem
Para alguns modelos, os arquivos podem ser impressos diretamente da nuvem de qualquer dispositivo que possa acessar esse recurso. Em alguns casos, ainda é possível imprimir de qualquer lugar sem ocupar o mesmo ambiente da impressora.
Para ativar, basta instalar o aplicativo, conectar-se ao mesmo Wi-Fi da impressora, seguir as instruções do software para configurá-lo e imprimir um documento.
Vale lembrar que algumas impressoras possuem portas USB ou cartões de memória, que podem ser úteis para salvar documentos digitalizados. Dessa forma, mesmo que o sistema falhe, nenhum arquivo será perdido.
Possibilidade de imprimir sem tinta preta
Com um truque simples, uma empresa que oferece curso de vitrificação automotiva, pode imprimir textos com tinta preta dos cartuchos coloridos. Nesse caso, basta selecionar todo o texto e escolher um cinza bem escuro.
Dessa forma, o cartucho colorido liberará sua tonalidade mais escura, fornecendo uma cor que parece preta. Então, é preciso ter cuidado ao recarregar a tinta preta.
É necessário alterar o documento para preto e alterar as configurações de impressão, escolhendo um modo de escala de cinza ou mais comumente preto e branco.
Modo de economia de energia
É fundamental reconhecer que as especificidades dessa opção dependem do modelo, mas sua ativação geralmente aumenta a vida útil do dispositivo e reduz o consumo de tinta e energia.
Esse recurso funciona como o modo de economia de energia de um circuito de câmeras de segurança que foca em reduzir ao máximo o consumo do dispositivo para que exerça a função necessária.
Uma solução alternativa para impressoras que não possuem um recurso de economia de energia é ajustar manualmente a resolução do documento.
Reduzindo um pouco a qualidade de impressão, os documentos serão concluídos mais rapidamente, isso economiza energia e tinta, o que é benéfico para o meio ambiente e para a carteira.
Quais são os tipos de impressoras?
Muitas impressoras possuem recursos adicionais que vão além da simples função de imprimir documentos. Muitos dos itens que utilizamos são impressos.
Isso demonstra que modelos diferentes são necessários para produzir produtos diferentes e podem ser usados em empresas diferentes desde consultórios médicos até empresas de decoração que realizam instalação de cortina de vidro em apartamento.
Impressora de jato de tinta
Este é um modelo básico de impressora doméstica. Esta máquina utiliza cartuchos de impressão, o que reduz o custo inicial, mas o custo de manutenção aumenta para quem utiliza a máquina com frequência.
É uma máquina útil que é apropriada para o uso diário. O modelo pode produzir impressões coloridas e monocromáticas.
Impressora a laser
As impressoras a laser são mais avançadas do que as impressoras a jato de tinta porque possuem um refil que fornece muito mais impressões.
O design utiliza toner para impressão, o que resulta na redução do custo de cada papel. O design é eficiente e popular em locais que demandam grande volume de impressões, como escritórios e fabricantes de comodato de máquina de café expresso.
Impressora multifuncional
As impressoras multifuncionais são nomeadas assim porque possuem vários recursos. Geralmente, eles têm a capacidade de duplicar, imprimir, digitalizar e enviar fax.
Como resultado, eles são extremamente valiosos e interessantes de se possuir hoje. As impressoras multifuncionais têm recursos de impressão a laser e tinta e podem ser utilizadas em tomada de rede dupla.
Impressora de LED
Essas máquinas são empregadas para imprimir radiografias, ultrassonografias e outros exames similares. Eles utilizam diodos de luz para criar a imagem observada por meio de calor e pressão.
Eles são baratos de manter e são seguros para a finalidade a que se destinam. Se a mesma tarefa fosse realizada por uma impressora a laser, o custo de produção seria significativamente maior.
Impressora 3D
As impressoras 3D têm a capacidade de imprimir objetos sólidos e complexos, incluindo formas geométricas e implantes ortopédicos.
Eles são caros e o processo também tem um custo alto, porém é menor e mais simples que o próprio objeto. É comum encontrá-lo em instituições de ensino e unidades de saúde.
Como instalar uma impressora?
Primeiro, é preciso conectar a impressora ao computador: Dependendo do modelo de impressora, pode ser necessário fazer o uso de um cabo USB ou Ethernet para conectar a impressora ao computador.
Logo após, basta instalar o software da impressora. Muitas impressoras vêm com um CD ou DVD de instalação que inclui o software necessário para usar a impressora. Basta inserir o disco e seguir as instruções na tela para instalar o software.
Se a impressora não vier com um disco de instalação, é possível baixar o software da impressora no site do fabricante e a partir daí, configurar todo o processo de impressão.
Deve-se abrir o software da impressora e seguir as instruções para habilitar as configurações de impressão, como o tamanho do papel e a qualidade da impressão.
É recomendado imprimir um teste para verificar se tudo está funcionando corretamente. Para verificar, basta configurar um documento e imprimir um de teste para garantir que a impressora esteja funcionando corretamente
O que fazer se o PC não reconhece a impressora?
Um problema comum para pessoas com impressoras de rede ou USB é a incapacidade de se comunicar com o computador. Isso impede que o dispositivo seja reconhecido e a impressão não ocorra.
O ponto positivo é que, com ações rápidas no computador, esse problema pode ser resolvido e as possíveis causas identificadas sem a necessidade de um profissional. Algumas dicas a seguir podem ajudar a resolver a maioria dos problemas.
Problemas de configuração
A impressora só funcionará corretamente se for configurada corretamente, isso é fato. Porém, ocasionalmente, a falta desse detalhe específico é o que impede a comunicação entre o computador e a impressora e o funcionamento da máquina novamente.
No Windows, o usuário localiza o item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle” e a partir dele pode adicionar a impressora, clicando na opção “Adicionar uma impressora”.
Durante a configuração, é fundamental manter o dispositivo conectado ao cabo USB e à alimentação, mesmo que esteja em rede. Isso permitirá que o computador o reconheça, mesmo que não esteja na rede.
Reinstalar a impressora
Se o problema for que a impressora simplesmente para de funcionar no PC, isso pode indicar um problema de comunicação ou driver.
Para fazer isso, deve-se clicar com o botão direito do mouse na impressora na seção “Dispositivos e impressoras” do “Painel de controle” e selecionar a opção “Remover dispositivo”. Depois disso, siga as instruções e reinicie o computador.
Depois disso, deve-se seguir o procedimento de instalação desde o início, conectando o cabo USB ao computador e mantendo a impressora ligada durante todo o processo.
A impressão não imprime mais
Se a impressora que foi instalada e configurada corretamente em seu computador não consegue mais imprimir seus documentos, é provável que a lista de documentos a serem impressos esteja cheia e tenha ocorrido um erro.
Neste caso, é necessário acessar o item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle”, clicar com o botão direito do mouse em sua impressora e selecionar a opção “Ver o que está sendo impresso”.
Aparecerá uma janela que contém toda a lista de documentos. Depois, deve-se clicar com o botão direito em cada um deles e selecionar a opção “Cancelar”.
Quando a lista estiver vazia, deve-se desligar e ligar a impressora e tentar imprimir o documento a partir do computador novamente.
Considerações finais
Escolher uma boa impressora com características que atendam as necessidades é sempre importante, mas ainda mais essencial é saber o que fazer caso ela não seja reconhecida pelo PC.
Com as dicas deste texto, será possível que até a pessoa mais leiga consiga restabelecer o uso de sua impressora para usufruir das funcionalidades desse dispositivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.