Como imprimir em plástico transparente
Hardware Tutoriais

Aprenda agora como imprimir em plástico transparente

Você quer aprender como imprimir em plástico transparente? Este artigo vai ensinar como configurar a sua impressora para esse tipo de impressão.


A impressão em plástico transparente pode ser feita em grande parte das impressoras, excetuando a laser. Isso se dá porque a temperatura poderá impactar o resultado do processo.

Esteja certo que a impressora esteja limpa, pois a sujeira poderá prejudicar tanto o desempenho da impressora quanto o resultado da impressão.

Assim, antes de iniciar o processo, remova os resíduos com o auxílio de uma folha de limpeza, que poderá ser usada posteriormente.

Feito isso, basta colocar a folha de plástico transparente separada na bandeja da impressora. Nesse processo, use somente uma folha de cada vez. Nesse momento, o lado áspero da folha deverá estar voltado para baixo.

Cabe acrescentar que algumas marcas contam com abas removíveis na parte superior, facilitando o processo.

Além disso, ao selecionar a opção “alta qualidade”, tenha cuidado. O excesso de tinta poderá comprometer o resultado da impressão.

É possível imprimir em plástico transparente?  

Sim. Para imprimir em plástico transparente, você deverá verificar as configurações da impressora. Selecione a opção “tipo de papel” e, em seguida, “transparências”.

Caso a impressora não tenha configurações específicas para papel transparente, busque por algo similar, como papeis brilhantes, por exemplo. 

Como imprimir em acetato transparente

Tenha em mente que os papeis transparentes devem ser manuseados com cuidado. A oleosidade comum das mãos pode ser prejudicial ao material impresso e isso pode impactar o seu trabalho e, consequentemente, a satisfação do seu cliente.

Qual impressora pode imprimir em plástico transparente?

Para imprimir em plástico, é preciso que alguns cuidados sejam tomados, tais como folhas apropriadas e impressora jato de tinta, por exemplo.

Para que o processo de impressão seja bem-sucedido, há algumas sugestões de modelo, tais como Epson L4160 e L495.

Impressora imprimindo fotos

Esses modelos são ideais para quem está começando e não pode investir em um modelo mais robusto. A Epson L805, por exemplo, conta com reservatórios de tinta anexados, o que eleva o valor no mercado.

Se ainda estiver com dúvida do modelo ideal, visite o site Melhores Impressoras.

Como fazer impressão no acetato?

O acetato é um plástico enrijecido brilhante. Além de ser pesado, pode ser de diversas cores e é menos resistente a altas temperaturas.

Para fazer impressão no acetato, o silk screen pode ser a opção mais adequada. Isso se dá em virtude da transparência, que é oportuna para jato de tinta e laser.

Nesse contexto, é importante ter em mente que a quantidade de material a ser impresso e arte devem ser levadas em consideração.

Caso queira imprimir em vinil adesivo transparente, é preciso retirar a proteção superior da folha do vinil para laminação.

A seguir, a borda superior deverá ser alinhada para a laminação com a borda superior do papel adesivo vinil com o auxílio dos dedos.          

Qual tinta usar para imprimir adesivos?       

Ao imprimir adesivos, alguns cuidados a serem tomados são necessários. No que se refere à impressora, é imprescindível que ela não fique desligada por mais de dois dias.

Ao fazer isso, a tinta fica parada e os tubos podem ficar entupidos. Consequentemente, o resultado da impressão não será como esperado.

Ainda que o empresário queira reduzir os custos, é fundamental adquirir uma tinta de qualidade, principalmente para imprimir adesivos.

Como imprimir adesivos na impressora

Ao comprar produtos de qualidade duvidosa, reclamações podem ser geradas pelos clientes, fora que a fama do seu empreendimento pode sofrer danos.

Quanto ao papel adesivo, é preciso estar atento às medidas, que devem ser equivalentes ao modelo da impressora e tipo de tinta.

Nesse contexto, vale mencionar que há inúmeros tipos de impressoras no mercado, mas é preciso ter atenção, pois devem ser compatíveis com os seus objetivos.

Para imprimir adesivos, a tinta pigmentada é a mais utilizada. Isso se dá porque, além dela possuir mais cores, não perde o brilho facilmente. Quanto à tinta corante, que também utiliza a tecnologia a jato de tinta, é menos suscetível a água.

Nessa perspectiva, é importante destacar que os adesivos não podem ser lavados, sejam eles impressos com tinta pigmentada ou não.

Eles são resistentes à água, isto é, se cair uns respingos de chuva, por exemplo, o material não será danificado.

Quanto à tinta corante, embora ela tenha uma ótima aderência ao papel adesivo, pode dar um aspecto artificial aos materiais e manchar facilmente ao entrar em contato com líquidos, como derramamento de bebidas.

Para garantir a qualidade do seu trabalho com papel adesivo, observe a seguir alguns cuidados que devem ser tomados:

1. Guarde o papel adesivo com cuidado

O papel adesivo não deve ficar exposto à luz solar, tampouco a umidade. Essa prática evita que o material danifique ou sofra outro tipo de dano.

2. Coloque o papel adesivo na impressora com atenção

Ao colocar o papel adesivo na impressora, evite tocar na região em quem a foto será impressa. O lado acetinado deve ser preservado e a impressão por digitais poderá acarretar a perda de qualidade.

3. Deixe o papel adesivo descansar após a impressão

Após a impressão, o papel adesivo deve descansar por uns minutos. Essa atitude evitará possíveis manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.