Você quer aprender como imprimir em plástico transparente? Este artigo vai ensinar como configurar a sua impressora para esse tipo de impressão.
A impressão em plástico transparente pode ser feita em grande parte das impressoras, excetuando a laser. Isso se dá porque a temperatura poderá impactar o resultado do processo.
Esteja certo que a impressora esteja limpa, pois a sujeira poderá prejudicar tanto o desempenho da impressora quanto o resultado da impressão.
Assim, antes de iniciar o processo, remova os resíduos com o auxílio de uma folha de limpeza, que poderá ser usada posteriormente.
Feito isso, basta colocar a folha de plástico transparente separada na bandeja da impressora. Nesse processo, use somente uma folha de cada vez. Nesse momento, o lado áspero da folha deverá estar voltado para baixo.
Cabe acrescentar que algumas marcas contam com abas removíveis na parte superior, facilitando o processo.
Além disso, ao selecionar a opção “alta qualidade”, tenha cuidado. O excesso de tinta poderá comprometer o resultado da impressão.
É possível imprimir em plástico transparente?
Sim. Para imprimir em plástico transparente, você deverá verificar as configurações da impressora. Selecione a opção “tipo de papel” e, em seguida, “transparências”.
Caso a impressora não tenha configurações específicas para papel transparente, busque por algo similar, como papeis brilhantes, por exemplo.

Tenha em mente que os papeis transparentes devem ser manuseados com cuidado. A oleosidade comum das mãos pode ser prejudicial ao material impresso e isso pode impactar o seu trabalho e, consequentemente, a satisfação do seu cliente.
Qual impressora pode imprimir em plástico transparente?
Para imprimir em plástico, é preciso que alguns cuidados sejam tomados, tais como folhas apropriadas e impressora jato de tinta, por exemplo.
Para que o processo de impressão seja bem-sucedido, há algumas sugestões de modelo, tais como Epson L4160 e L495.

Esses modelos são ideais para quem está começando e não pode investir em um modelo mais robusto. A Epson L805, por exemplo, conta com reservatórios de tinta anexados, o que eleva o valor no mercado.
Se ainda estiver com dúvida do modelo ideal, visite o site Melhores Impressoras.
Como fazer impressão no acetato?
O acetato é um plástico enrijecido brilhante. Além de ser pesado, pode ser de diversas cores e é menos resistente a altas temperaturas.
Para fazer impressão no acetato, o silk screen pode ser a opção mais adequada. Isso se dá em virtude da transparência, que é oportuna para jato de tinta e laser.
Nesse contexto, é importante ter em mente que a quantidade de material a ser impresso e arte devem ser levadas em consideração.
Caso queira imprimir em vinil adesivo transparente, é preciso retirar a proteção superior da folha do vinil para laminação.
A seguir, a borda superior deverá ser alinhada para a laminação com a borda superior do papel adesivo vinil com o auxílio dos dedos.
Qual tinta usar para imprimir adesivos?
Ao imprimir adesivos, alguns cuidados a serem tomados são necessários. No que se refere à impressora, é imprescindível que ela não fique desligada por mais de dois dias.
Ao fazer isso, a tinta fica parada e os tubos podem ficar entupidos. Consequentemente, o resultado da impressão não será como esperado.
Ainda que o empresário queira reduzir os custos, é fundamental adquirir uma tinta de qualidade, principalmente para imprimir adesivos.

Ao comprar produtos de qualidade duvidosa, reclamações podem ser geradas pelos clientes, fora que a fama do seu empreendimento pode sofrer danos.
Quanto ao papel adesivo, é preciso estar atento às medidas, que devem ser equivalentes ao modelo da impressora e tipo de tinta.
Nesse contexto, vale mencionar que há inúmeros tipos de impressoras no mercado, mas é preciso ter atenção, pois devem ser compatíveis com os seus objetivos.
Para imprimir adesivos, a tinta pigmentada é a mais utilizada. Isso se dá porque, além dela possuir mais cores, não perde o brilho facilmente. Quanto à tinta corante, que também utiliza a tecnologia a jato de tinta, é menos suscetível a água.
Nessa perspectiva, é importante destacar que os adesivos não podem ser lavados, sejam eles impressos com tinta pigmentada ou não.
Eles são resistentes à água, isto é, se cair uns respingos de chuva, por exemplo, o material não será danificado.
Quanto à tinta corante, embora ela tenha uma ótima aderência ao papel adesivo, pode dar um aspecto artificial aos materiais e manchar facilmente ao entrar em contato com líquidos, como derramamento de bebidas.
Para garantir a qualidade do seu trabalho com papel adesivo, observe a seguir alguns cuidados que devem ser tomados:
1. Guarde o papel adesivo com cuidado
O papel adesivo não deve ficar exposto à luz solar, tampouco a umidade. Essa prática evita que o material danifique ou sofra outro tipo de dano.
2. Coloque o papel adesivo na impressora com atenção
Ao colocar o papel adesivo na impressora, evite tocar na região em quem a foto será impressa. O lado acetinado deve ser preservado e a impressão por digitais poderá acarretar a perda de qualidade.
3. Deixe o papel adesivo descansar após a impressão
Após a impressão, o papel adesivo deve descansar por uns minutos. Essa atitude evitará possíveis manchas.