Ataques ransomware
Negócios Segurança

Ataques ransomware: saiba como proteger sua empresa

Ransomware é um software problemático e nocivo usado para bloquear informações de computadores e servidores, por meio de uma criptografia.

Trata-se de um malware usado por hackers para exigir resgate em dinheiro que costumam ser cobrados em criptomoedas, em troca de liberar as informações novamente.

Mas mesmo sendo um malware, o ransomware não pode ser considerado um vírus, visto que não possui a mesma capacidade de auto replicação.

A propagação do vírus acontece de maneira espontânea e sai do controle, por outro lado, o ransomware é um código malicioso, distribuído pela internet e capaz de criptografar os arquivos de computador, explorando suas vulnerabilidades.

São situações negativas encontradas em sistemas operacionais e assim que o ataque acontece, o hacker pode exigir um pagamento para descriptografar os dados e permitir novamente o acesso às informações.

Quando o computador é infectado, rapidamente a vítima recebe as informações necessárias para fazer o pagamento e obter a chave de descriptografia.

Para entender melhor como isso funciona, é fundamental saber o que é ataque ransomware, como ele funciona, como se proteger dele e algumas dicas para identificá-lo.

O que são ataques ransomware?

Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) e usado por cibercriminosos. Quando uma máquina é infectada, o software bloqueia o acesso ao sistema e criptografa os dados.

Depois, o criminoso exige um dinheiro para liberar os dados novamente. Muitas empresas estão sujeitas a esse problema, por isso, precisam se proteger de infecções por ransomware, usando para isso um software de segurança.

O que são ataques ransomware

As vítimas desse tipo de ataque têm três opções depois que isso acontece, podendo ser pagar o resgate, remover o malware ou reiniciar o dispositivo.

Um fabricante de rack para patch panel precisa estar atento porque vetores de ataque costumam ser usados por cavalos de Tróia que servem para extorquir, incluindo o protocolo de área de trabalho remota, vulnerabilidade de software e e-mail phishing.

Isso significa que um ataque desse tipo pode ter como alvo tanto as pessoas quanto as empresas, portanto, é indispensável estar atento.

Como funciona um ataque ransomware?

O ransomware pode usar diferentes maneiras para invadir os computadores, mas uma das mais comuns é por meio de e-mails fraudulentos que contam com anexos nocivos que se fingem de confiáveis.

Depois que o conteúdo é baixado e aberto, o e-mail instala um programa malicioso que passa a controlar o computador da vítima, principalmente se ela tiver ferramentas de engenharia social embutidas.

Existem formas bem agressivas de ransomware, como no caso do Patya, também conhecido como NotPetya ou ExPtr. Ele explora falhas de segurança que infectam os sistemas, sem nem precisar enganar os usuários.

Depois que é instalado, o hacker consegue tomar ações nocivas dentro do computador e entre as ações mais comuns está a criptografia de arquivos do sistema infectado.

Ao final do processo, os arquivos não podem ser descriptografados pelo usuário sem que ele tenha uma senha que está em poder do hacker.

Uma escola de curso reparo de placa iPhone deve estar atenta porque o malware pode exibir uma mensagem usada pelo invasor dizendo ser de uma agência policial e dizendo que vai bloquear o computador da vítima por causa de softwares pornográficos.

Ele exige o pagamento de uma multa e isso torna a vítima menos propensa a relatar o ataque às autoridades verdadeiras.

No entanto, a maioria dos ataques que acontecem não se preocupa com essa questão, como no caso de uma variação de ransomware conhecida como leakware e que ameaça divulgar dados do disco rígido se o resgate não for pago.

Encontrar essas informações é algo muito complicado para os hackers, por isso, o ransomware de criptografia é o mais comum.

Como se proteger de um ransomware?

Quando uma pessoa pesquisa sobre aluguel impressora preço na internet, quando recebe o e-mail ou quando acessa qualquer tipo de site, pode estar correndo o risco de sofrer com esse tipo de ataque.

A boa notícia é que mesmo que a possibilidade seja grande, existem maneiras simples de proteger a máquina e evitar as dores de cabeça que esse tipo de invasão pode trazer. Algumas dicas para fazer isso são:

Fazer backup dos dados

Quem está passando pelo problema deve desconectar imediatamente todos os dispositivos infectados na rede para evitar que ele se espalhe para outros aparelhos.

Os arquivos serão bloqueados pelo ransomware e não será possível mover aqueles que estão infectados, por essa razão, é sempre bom ter um backup desses arquivos, preferencialmente na nuvem ou em um disco rígido externo.

Como se proteger de um ransomware

Caso a máquina seja infectada com um ransomware, o computador pode ser limpo e o usuário pode reinstalar seus arquivos do backup.

Para uma empresa de instalação de câmera de segurança residencial wifi, esse cuidado é muito importante para proteger os dados e não ser necessário pagar o resgate.

Proteger com senha

A senha de acesso na máquina precisa ser forte e exclusiva, mas o que se vê é que os usuários costumam usar sempre a mesma em todas as contas que possuem.

Isso não é seguro porque se a pessoa conseguir acesso em um dispositivo usando determinada senha, pode conseguir acesso em outros que sejam desbloqueados da mesma forma.

É muito importante diversificar as senhas e garantir que os hackers não possam ter acesso às contas de uma única vez.

Para que tudo fique ainda mais seguro, é possível usar um gerenciador de senhas que vai controlar as credenciais e gerar chaves seguras.

Navegar com segurança

É imprescindível ter cuidado ao clicar em qualquer lugar na internet, além disso, não se deve responder e-mails ou mensagens de texto de pessoas que não conhecem e baixar aplicativos apenas de origem confiável.

Uma confecção de camisa social personalizada empresa precisa orientar seus colaboradores dessa forma porque isso vai evitar a instalação de arquivos perigosos.

Também é recomendável usar uma extensão de segurança no navegador para acessar a internet com mais segurança.

Não pagar o resgate

Geralmente, as vítimas de ransomware costumam ser grandes empresas, mas qualquer pessoa pode passar por esse problema e caso isso aconteça, não se deve pagar pelo resgate.

Muitas vezes, a vítima pode sentir que essa é a única forma de pegar seus arquivos de volta, mas não é garantido que os desenvolvedores vão enviar uma ferramenta de descriptografia quando receberem o pagamento

Como identificar um ransomware?

Existem dois tipos de ransomware muito populares e um deles é o ransomware de bloqueio. Trata-se de um tipo de malware que bloqueia as funções básicas do computador e o acesso à área de trabalho pode ser bloqueado.

Os funcionários de um fabricante de suporte para extintor 4 kg precisam estar atentos porque também pode bloquear parcialmente o mouse e o teclado. O bloqueio é parcial para que a pessoa possa interagir com a janela de resgate.

Como identificar um ransomware

Porém, nesse tipo, o malware de bloqueio não costuma focar em arquivos críticos, visto que apenas bloqueia o acesso ao computador, por isso dificilmente os dados serão permanentemente destruídos.

Outro tipo é o ransomware de criptografia e seu objetivo é criptografar informações importantes dentro do computador, como:

  • Documentos;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • arquivos em geral.

No entanto, não consegue interferir nas funções do computador. O gestor de uma empresa de laudo PPRA e PCMSO precisa orientar os colaboradores porque esse tipo de invasão pode deixar o usuário em pânico.

Isso acontece porque eles conseguem ver os arquivos, mas não podem acessá-los. Essa situação se deve ao fato de que os desenvolvedores de criptografia adicionam uma contagem regressiva ao pedido.

A mensagem diz que se a vítima não fizer o pagamento do resgate até o prazo determinado por eles, os arquivos serão definitivamente excluídos.

Isso acontece porque muitas pessoas não sabem da necessidade de fazer backup na nuvem e em outros dispositivos externos, algo que pode ter um impacto muito negativo.

É justamente por isso que muitas vítimas acabam pagando pelo resgate para que possam ter os arquivos de volta.

No entanto, no caso de um fabricante de etiqueta personalizada para imprimir, é necessário ter muito cuidado porque isso pode provocar o vazamento de informações importantes sobre o negócio.

Considerações finais

Embora os recursos tecnológicos e a internet tenham trazido muitas facilidades para o dia a dia das pessoas, também existem muitos riscos quando o assunto são os arquivos armazenados dentro do computador.

Existem cibercriminosos que roubam documentos e arquivos importantes e pedem um resgate por isso, é quando o ransomware entra em ação.

A boa notícia é que é possível identificar quando isso acontece e agir de maneira preventiva para evitar que a máquina seja invadida e a vítima tenha que pagar para ter de volta seus próprios documentos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.