como proteger um pen drive de ameaças
Segurança Utilitários

Pen drive: como protegê-lo e se proteger de ameaças virtuais?

A memória flash USB, também conhecida como pen drive, é um dispositivo que consiste em uma memória flash e é projetado para armazenar dados.

Os pen drives têm um formato semelhante a um isqueiro e são benéficos hoje, pois são pequenos e possuem uma grande quantidade de armazenamento.

Esses dispositivos surgiram em 2000 para substituir os disquetes, que eram muito pequenos em comparação com os pen drives e vem sendo usados até hoje para armazenar documentos, fotos e até arquivos para a manutenção em pc e notebook.

Por exemplo, a maioria dos disquetes tem apenas 1,44 MB de capacidade de armazenamento, enquanto os pen drives têm capacidades que variam de 64 MB a 64 GB.

Além de ser mais rápido e menor, uma unidade USB também é muito mais durável. Como não há partes móveis, pode durar até 10 anos.

Pen drives são ligados quando conectados a uma porta USB em um computador, a energia dos dispositivos é derivada da energia da porta.

Na maioria das máquinas, a detecção do dispositivo é automática; em sistemas mais antigos, devem ser instalados drivers especializados em sistemas mais antigos.

Recuperar dados excluídos do Pen Drive

E para que tudo saia bem na hora de utilizar um pen drive, os usuários precisam compreender como cuidar bem da segurança desse dispositivo, afinal, alguns até usam para fazer manutenção equipamento hospitalar devido a grande utilidade dos pen drives.

Por isso, nesse artigo, além de tratar o que de fato é um pen drive e qual a importância dele no vazamento de dados, será proposto algumas soluções para combater esses riscos e outras ameaças virtuais.

Pen drive: o que é e como funciona?

Um pen drive é um dispositivo de armazenamento portátil, também conhecido como unidade flash USB. Ele funciona como uma espécie de disco rígido externo, permitindo que os usuários armazenem e transportem arquivos de um lugar para outro.

O pen drive se conecta ao computador através de uma porta USB, que fornece energia e permite a transferência de dados, seja fotos, vídeos ou até documentos de cadastro antt pessoa jurídica.

Os arquivos são armazenados em chips de memória flash, que são conhecidos por sua alta resistência à falhas mecânicas e velocidade de leitura e gravação.

Os pen drives vêm em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades de armazenamento, o que os torna uma escolha popular para backup, transferência de arquivos e armazenamento de dados.

Alguns modelos também incluem recursos adicionais, como senhas de proteção e criptografia de dados e outros mais avançados até servem como uma espécie de carimbo empresarial digital para acessar certos dispositivos.

Controle de dispositivos e vazamento de dados

Os recentes ataques cibernéticos globais têm causado preocupação entre as empresas quanto à segurança de suas informações.

Ataques como WannaCry e Petya exploraram vulnerabilidades e bloquearam acesso às máquinas, solicitando pagamento de resgates em todo o mundo, atingindo centenas de milhares de máquinas.

Isso destacou a necessidade de uma atenção maior à segurança de informações. Além de considerar as estratégias utilizadas por grupos hackers internacionais, é importante também avaliar medidas internas de proteção.

Métodos como o uso de pen drives infectados por cibercriminosos para acessar dados de empresas são comuns.

Por isso é importante que tanto usuários comuns, quanto empresas como as de reparo ar condicionado residencial tomem medidas para prevenir tais ameaças.

É frequente que dispositivos móveis, como pen drives, HDs externos ou smartphones, sejam usados em computadores corporativos sem a devida consideração sobre a origem do dispositivo.

Se um dispositivo móvel estiver infectado, ele pode usar uma porta USB para ganhar acesso à rede corporativa e causar danos significativos, como roubo de informações, vazamento de dados e bloqueio de acesso.

A separação completa entre a vida pessoal e profissional é inviável atualmente, já que os usuários alternam entre dispositivos pessoais e corporativos.

Além disso, bloquear completamente o acesso a dispositivos externos não é uma solução viável. Com o aumento da velocidade das ameaças cibernéticas, é necessário lidar com o risco, identificar as vulnerabilidades e implementar medidas de segurança inteligentes.

Para abordar a vulnerabilidade relacionada a dispositivos externos, é sugerido que as empresas e fabricantes de cadeira de aproximação giratória, por exemplo, implementem políticas de gerenciamento de dispositivos.

Em termos tecnológicos, a empresa pode limitar o uso de dispositivos reconhecidos em seu sistema, aplicando criptografia a esses dispositivos para que qualquer transferência ou cópia de dados seja protegida.

Desta forma, os dados só podem ser acessados em ativos da empresa que possuem a chave de criptografia correspondente, impedindo acessos fora dos dispositivos autorizados.

Além disso, a conscientização e o treinamento dos funcionários são importantes para garantir a proteção da informação corporativa.

É importante destacar que a responsabilidade pela segurança da informação não deve ser exclusiva da área de TI, mas deve ser compartilhada por todos os colaboradores, que devem ter consciência de que a informação é de sua responsabilidade protegê-la.

A classificação dos dados é fundamental para o controle de vazamento de informações. É necessário identificar quais dados são relevantes para o funcionamento do negócio e protegê-los.

É importante conhecer o acesso de cada pessoa às informações, onde são armazenadas e para onde são transferidas.

Além da utilização da tecnologia, é importante considerar a importância dos processos e das pessoas na criação de uma estratégia de segurança eficiente. E para isso, algumas dicas gerais são:

  • Evitar o compartilhamento de dispositivos;
  • Checar os arquivos que serão baixados;
  • Não acessar sites potencialmente inseguros;
  • Evitar links que chegam por mensagens e e-mails não solicitados.

Contudo, ainda existem algumas outras dicas úteis na proteção e segurança dos dispositivos que podem ser complementares.

5 dicas de como proteger um pen drive

Atualmente, é necessário tomar medidas de precaução contra ameaças virtuais em todos os dispositivos, incluindo pen drives. Para manter a segurança dos dados, é importante aprender a proteger o pen drive contra esses ataques.

recuperar dados perdidos

A utilização de pen drives proporciona muitas vantagens na rotina, permitindo o transporte de grandes volumes de informações e a transferência de arquivos grandes de um dispositivo para outro.

No entanto, esta portabilidade pode representar uma brecha de segurança tanto para usuários comuns, quanto empresas de persiana rolo automática e qualquer outro setor.

Um pen drive contaminado com malware pode contaminar todas as máquinas em que é inserido, causando danos significativos. Porém, algumas medidas simples podem ajudar a proteger o dispositivo. Estas são:

1. Proteger os conteúdos no pen drive

Mantê-lo apenas como dispositivo de leitura é uma forma de garantir a integridade dos dados armazenados nele, impedindo que terceiros modifiquem seu conteúdo ou instalem arquivos danificados.

Caso o pen drive não possua uma trava de segurança lateral, é possível recorrer a softwares de proteção, para restringir a escrita no dispositivo.

2. Criptografar todo o sistema do pen drive

A criptografia é uma medida de segurança que consiste na aplicação de técnicas para proteger dados contra acesso não autorizado.

Estas técnicas transformam informações em um bloco de dados indecifrável, acessível apenas com a utilização de uma chave.

Além de impedir o acesso não autorizado, a criptografia também detecta possíveis modificações nos dados.

Em geral, é considerado um sistema eficaz de proteção contra ataques de hackers tanto em computadores pessoais, quanto em grandes empresas, como fabricantes de colete dupla face numerado, por exemplo.

3. Fazer a instalação de um bom antivirus

Instalar um antivírus que possa ser executado em mídias removíveis, como pen drives e cartões de memória, é uma solução simples e eficaz para proteger estes dispositivos contra ataques virtuais.

Antes de utilizar um pen drive em uma máquina, é recomendável que o usuário execute o antivírus para garantir que ele não contenha malwares que possam prejudicar o funcionamento do computador.

4. Utilizar softwares sem instalação

Para proteger um pen drive de ataques cibernéticos ao usar o computador de outra pessoa, é possível carregar uma cópia de algum software sem instalá-lo, como as versões portable de alguns softwares.

compartimentação dos microsserviços em softwares

Outra alternativa é usar softwares que fazem essa conversão. Para isso, basta o usuário transferir o software para um pen drive USB  e ele fará uma varredura no computador em busca de ameaças.

Isso o ajudará a defender o dispositivo em casos do uso de computadores públicos em cibercafés ou similares ou mesmo de computadores de terceiros.

5. Realizar backups constantes dos arquivos

A segurança e cautela nunca é exagerada e dessa forma, os usuários que realizam backup de seus arquivos mais importantes e fazem o armazenamento localmente correm bem menos riscos.

Contudo, se o pen drive for vítima de malware ou outro ataque virtual, o usuário tem a garantia de não perder seus documentos mais importantes e manter seus dados preservados.

Considerações finais

A segurança digital é algo que deve ser sempre incentivada e praticada em todos os tipos de computadores e com todos os usuários, desde os comuns, até os mais avançados.

Cuidar do armazenamento de documentos é a melhor maneira de evitar o roubo de dados e até invasões que possam comprometer as informações sensíveis de organizações e pessoas comuns.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.