Andar descalço na praia aproveitando o som do mar, das ondas e do sol traz muitos benefícios para a saúde. Faça 20Bet login para desfrutar dos seus jogos favoritos!
Entretanto andar descalço na praia tenha benefícios, o Conselho Geral dos Colégios Oficiais de Quiropodia da Comunidade de Madri (GCCOP) aponta que não devemos abusar desta prática porque sem a proteção do calçado temos mais probabilidade de sofrer lesões e um esforço extra de nossos músculos pode nos causar certas lesões.
Eles recomendam que ao caminhar na praia, você sempre escolha o caminho onde a areia seja mais compacta e estável.
Nesta área, haverá menos afundamento do pé, o que reduzirá a tensão e a instabilidade muscular. No entanto, as praias não são completamente planas, mas inclinadas.
Isto desequilibra o corpo ao caminhar, forçando as articulações a suportar mais peso em uma perna e dobrando os tornozelos, portanto é necessário moderar o tempo gasto na caminhada. Cerca de 15-20 minutos por caminhada é o recomendável.
Como andar descalço na praia ajuda a nossa saúde?
Caminhar é uma atividade física que não deve faltar em nossa rotina diária e, no verão, caminhar pela praia é muito relaxante, além de saudável.
Ouvir o mar e apreciar o horizonte enquanto caminhamos permite que a nossa mente melhore, seja ativa e clara e alcance o relaxamento que é tão necessário nas férias.
Por esta razão, é ainda mais aconselhável fazê-lo na areia da praia quando não há muita gente. O amanhecer e o entardecer são momentos em que a praia está menos lotada, e o mesmo se aplica à noite.
Estas caminhadas ao longo da costa também trazem uma série de benefícios, como por exemplo:
1. Queimar mais calorias: caminhar sobre a superfície macia da areia consome mais energia, pois o esforço que fazemos é muito maior ao levantar o pé porque todos os músculos da perna entram em jogo: bezerros, sola, tornozelos e quadríceps.
Isto significa que você pode queimar até 50% a mais de calorias sem quase dar por isso. Na verdade, é bem possível que você nem sequer quebre um suor.
2. Fortalecer músculos e ossos: o esforço físico extra envolvido em levantar o pé da areia fortalece músculos, articulações e tendões dos pés e tornozelos.
Andar na praia é mais fácil nas juntas e quase sem impacto porque a areia é uma superfície macia. Isto evita lesões e ajuda a aumentar a força.
A exposição solar promove a absorção da vitamina D, responsável pela absorção e síntese de cálcio pelo organismo. Isto ajuda a manter nossos ossos fortes e saudáveis.
3. Ativar o sistema circulatório: uma caminhada ao longo da costa ativa o sistema circulatório, estimulando o fluxo sanguíneo em maior extensão.
Isto é altamente recomendado para pessoas com varizes, tornozelos inchados ou edema nas pernas.
4. Reduzir o estresse e melhorar o humor: atividades ao ar livre à beira-mar relaxam e melhoram a saúde mental e a autoestima.
Respirar ar limpo aumenta a oxigenação do cérebro, o que favorece a criatividade, e está provado que passar tempo na natureza ajuda a baixar a pressão sanguínea e os níveis de cortisol.
5. Esfoliação natural: A areia da praia é um dos melhores esfoliadores da natureza. A sua estrutura de grão fino é a ferramenta ideal para remover células mortas da pele.
O poder esfoliante da areia combinado com sal marinho torna nossa pele mais macia e elástica, ajuda a remover as impurezas e a manter suave e macia.