portaria remota oferece segurança aos moradores
Dicas Noticias

Portaria remota: entenda o que é e quais seus benefícios

Você sabe o que é e como funciona a portaria remota? Também conhecida como portaria virtual, o sistema a distância permite um controle eletrônico no acesso de pessoas e veículos.

Para quem vai comprar um apartamento, aliás, saber qual o tipo de portaria do prédio é bem importante.

Isto é, com a portaria remota, diferente do modelo convencional, não há a presença de funcionários no local. Dessa forma, tudo é feito remotamente.

Mas para te ajudar a entender mais sobre a portaria visual, separamos aqui tudo que você precisa saber. Continue a leitura e saiba mais!

Portaria remota: o que é?

Para começar, vamos entender o que é a portaria remota. Como já destacamos antes, é um modelo de portaria que funciona de forma automatizada, por meio de dispositivos de monitoramento.

Assim, o controle de acesso ao condomínio é feito virtualmente, por equipamentos gerenciados por um operador ou pelos próprios moradores.

Dessa maneira, para a entrada de visitantes, por exemplo, o acesso é concedido pelo morador ou operador. Mas em ambos os casos, não é necessário ter um funcionário na portaria, presencialmente.

Portaria remota: como funciona na prática?

Como já indicamos antes, a portaria remota funciona com o auxílio de equipamentos, gerenciados virtualmente. O sistema da portaria virtual passa por uma central de comunicação integrada.

Dessa forma, o circuito funciona também com a ajuda de câmeras, posicionadas para fornecer uma visão completa da entrada. Isso ajuda tanto no controle de acesso quanto na comunicação, para informação entre os moradores.

como funciona a portaria remota

Por sua vez, o controle de acesso é feito com as indicações e permissões de cada morador. Ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar o condomínio.

Além disso, há ainda a vigilância completa, 24 horas, 7 dias por semana. Tudo isso para fornecer a maior segurança possível, mesmo remotamente.

Em muitos casos, ainda é feito o uso de sensores de presença que, basicamente, identificam movimentos no local. Toda essa tecnologia é empregada para fornecer maior proteção e conectividade.

Entrega de correspondências

Mas e no caso da entrega de correspondências, como a portaria remota funciona na prática? Sem a presença de um porteiro no local, o ideal é que, para receber as encomendas, o morador esteja no local.

No entanto, caso não seja possível, o morador pode indicar o zelador do condomínio para receber as correspondências. Por outro lado, há entregas que necessitam da presença do morador.

Sejam pedidos de delivery, ou encomendas que requerem a assinatura do destinatário, o ideal é realmente estar no local. Em todo o caso, o morador é sempre comunicado da chegada de encomendas remotamente.  

Os custos de uma portaria remota

Mais uma dúvida comum sobre a portaria remota são os custos que esse tipo de tecnologia traz. Apesar de não parecer, a portaria virtual pode ser bem mais econômica em comparação com o modelo convencional.

Custas para implantar e manter uma Portaria virtual

Em resumo, o valor de uma portaria remota pode variar conforme a localização do condomínio. Além disso, a quantidade de unidades também afeta os valores.

Entretanto, os custos de uso e manutenção de uma portaria remota são bem acessíveis. Em geral, o preço mensal fica entre R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00. Tudo, claro, depende dos fatores já citados.

Assim, há uma economia maior com o uso do sistema virtual, já que não há a necessidade de contratação de funcionários nem gastos com folha de pagamento.

Portaria remota: as vantagens desse modelo

Agora que você já sabe o que é e como funciona a portaria remota, resta entender quais são as vantagens desse modelo. E para te ajudar a compreender mais sobre elas, separamos aqui 6 benefícios do sistema virtual. Confira!

Redução de custos

Primeiramente, uma das vantagens da portaria remota já citada é a possibilidade de reduzir os custos em portaria. Sem a necessidade de contratar porteiros, é possível economizar até 60% com a portaria.

A redução de despesas inclui não apenas a instalação, como também a manutenção e uso do sistema mensalmente.

Isso vale, inclusive, para condomínios maiores, já que o controle e sistema de acesso são centralizados. Dessa forma, não há a necessidade de contratação de vários funcionários.

Menor risco de falhas

Aliás, por toda essa integração de sistema, e a comunicação constante da portaria virtual com os sistemas de vigilância, os riscos de falha são bem menores.

Isto é, por meio do sistema virtual, há um menor risco de liberação e acesso de pessoas não autorizadas. As entradas devem passar pela aprovação dos moradores.

O serviço, aliás, também pode contar com a ajuda de sensores, que captam os movimentos nas áreas externas e internas do condomínio.

Em caso de invasões ou movimentações suspeitas, é possível acionar as autoridades com mais rapidez.

Valorização do imóvel

Outra grande vantagem da portaria remota é a valorização que esse sistema garante para o condomínio e seu imóvel.

Na prática, um bom sistema de portarias e vigilância pode aumentar o valor base de um imóvel. Para compradores ou locatários, a portaria virtual faz do condomínio um atrativo maior.

Mais segurança

Mais um benefício da portaria remota é a segurança maior que ela proporciona aos imóveis do condomínio.

portaria remota para condomínios

Ponto importante na compra de um imóvel, a segurança é essencial em qualquer contexto. E por meio de sistema remoto, com vigilância 24 horas, essa proteção é constante.

Da mesma forma, o sistema permite a gravação de imagens de câmeras, além do contato com o morador sempre que necessário.

Comodidade nas permissões de acesso

A comodidade no controle de acesso de visitantes, com permissão ou não da entrada, é outra vantagem da portaria remota. Em resumo, o morador pode liberar a entrada de visitantes mesmo à distância.

Com isso, há também a facilidade no acesso por meio de fechaduras remotas. Na prática, não há nem mesmo a necessidade de chaves.

Disponibilidade

Por fim, ainda é possível apontar como benefício da portaria remota a disponibilidade. Isso porque a portaria virtual estará sempre à disposição do morador.

Não há risco de ficar do lado de fora pela falta da presença de um funcionário. Em todos os dias e horários, você pode entrar e sair com muito mais facilidade e segurança. 

Conclusão

Com todos esses benefícios, dá para notar que a portaria remota é uma excelente opção, seja qual for o condomínio e a quantidade de imóveis. 

Isto é, toda segurança, autonomia e economia fazem dessa uma alternativa bem mais versátil e barata. No entanto, vale sempre destacar que a decisão em optar pela portaria remota deve ser tomada por todos os condôminos. 


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.