criar produtos digitais acessíveis
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Saiba como criar um produto digital acessível

Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, entenda como criar produtos digitais acessíveis para esse público.


A acessibilidade é um assunto a ser destacado no mundo corporativo. Criar produtos digitais que sejam acessíveis é essencial para empresas serem mais inclusivas, principalmente em um país em que cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na hora de elaborar projetos digitais é importante pensar na acessibilidade. Além de cunho social, essas pessoas são potenciais consumidores de marcas e produtos, tendo uma renda disponível de US$ 5,3 bilhões, de acordo com o IBGE.

Nesse cenário, é importante entender como criar um produto digital acessível, separamos algumas dicas para te ajudar abaixo.

Textos e imagens descritivas são importantes para acessibilidade

A simplificação de textos é um fator importante para tornar um produto digital mais acessível. Pessoas com algum tipo de deficiência cognitiva ou dislexia precisam de textos mais simples e objetivos, então sempre busque escrever com mais clareza, utilizando palavras de fácil leitura e sem duplo sentido para exemplificar as informações do produto.

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O uso de textos mais descritivos também irá ajudar pessoas com algum grau de daltonismo, então não pense apenas nas cores para destacar informações, pense numa forma descritiva para orientar ações em seu produto digital.

Outro fator importante é a inclusão de descrição alternativa de imagens, o que possibilita que pessoas com deficiência visual possam entender as imagens por meio dos leitores de tela, que conseguem identificar a descrição das imagens.

Siga os padrões do WCAG para criar produtos digitais acessíveis

O WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) é um guia produzido pela W3C (World Wide Web Consortium), que é uma organização de padrão web, e define parâmetros de acessibilidade a serem seguidos na internet. As regras podem ajudar a tornar um produto digital mais acessível.

Entender e seguir o padrão é essencial para criar um produto digital acessível, que possa atingir pessoas com diversos tipos de deficiência. Sem uma formação voltada para a acessibilidade, é muito difícil projetar um produto digital que seja realmente acessível.

Pelo guia, é possível identificar um padrão de texto, imagem, ícones e símbolos que possam tornar o produto mais acessível. É importante pensar na experiência do usuário na hora de desenvolver produtos digitais.

Conheça o seu público e pense em formas de tornar o produto digital mais acessível

Conhecer o público é uma dica básica para construção de qualquer produto ou estratégia digital. E quando falamos em acessibilidade, é essencial ter um profundo conhecimento das personas para pensar em produtos acessíveis.

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É importante entender que existem diversos tipos de deficiência e que isso pode atingir seus potenciais clientes. Desde deficiência visual até auditiva, motora e cognitiva.

Dessa maneira, é essencial utilizar um padrão de produtos digitais que possam facilitar o consumo do produto para diferentes públicos.

Uma alternativa é o uso de comunicação multissensorial que preza pela descrição em imagens, textos com áudios e vídeos legendados para facilitar o entendimento do conteúdo para pessoas com diversos tipos de deficiência.

  • Teste com pessoas reais

Um ponto destacado pela WCAG é a necessidade de testar produtos digitais com pessoas reais. Por isso, busque testar novos produtos com pessoas que tenham algum tipo de deficiência.

Esses testes são fundamentais para entender se o produto é realmente acessível para um público com deficiência visual ou auditiva, por exemplo. A tecnologia e a inovação devem ser pautadas por pessoas com deficiência com base em suas realidades.

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É importante entender que as pessoas com deficiência possuem desejos e renda para consumir produtos diversos, com isso é importante pensar em produtos digitais acessíveis para negócios, independentemente do público-alvo.

Com as nossas dicas, você terá muito mais facilidade para criar produtos digitais de maior acessibilidade.

Busque pautar a sua marca pelo objetivo de criar soluções que atinjam diversos tipos de públicos, independentemente de suas limitações físicas.

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