dicas para limpar e preservar o smartphone
Dicas Smartphones

Veja dicas para preservar o smartphone e aumentar sua durabilidade 

Cuidados na higiene e com os acessórios são fundamentais para que o aparelho funcione bem por mais tempo. Conheça outras dicas para preservar o smartphone.


O smartphone é um aparelho essencial hoje no dia a dia de milhões de pessoas no mundo todo.

De ferramenta de trabalho até meio para se comunicar com os outros, ele se tornou um item que está a todo momento próximo do usuário.

Justamente por essa importância, é fundamental saber cuidar dele para que ele possa durar mais tempo. 

E, para que você não precise comprar celular de novo tão cedo, conhecer algumas atitudes faz toda a diferença para que o smartphone tenha maior vida útil.

Isso envolve cuidados tanto em relação à higiene quanto aos acessórios que são utilizados com o smartphone. Abaixo, conheça algumas dessas dicas para preservar o smartphone. 

Use capinha e película de proteção para preservar o smartphone

A dica mais básica para proteger bem o seu aparelho é providenciar uma capinha e película de proteção para ele.

Esses são dois acessórios muito importantes quando o assunto é preservar a integridade dele, uma vez que ambos são capazes de evitarem danos e telas quebradas caso o aparelho caia no chão. 

película para celular preservar o smartphone

No entanto, não basta decidir qual será sua capinha apenas por aquela que você julgue ser bonita e que combine com a sua personalidade.

O recomendado é que você encontre uma case que proteja todos os lados do smartphone, inclusive os cantos da tela. 

Já a película é importante para proteger a tela de arranhões, riscos e outros problemas que possam afetar o display do smartphone.

Preferencialmente, deve-se utilizar aquelas de vidro, por serem mais resistentes e que não prejudicam o funcionamento do touch screen no aparelho. 

Retire a capinha ao carregar para preservar o smartphone

Outro conselho muito importante é procurar retirar a capinha do smartphone ao colocá-lo para carregar.

Muitos celulares, sobretudo os modelos mais antigos, costumam esquentar ao serem conectados a uma fonte de energia. Assim, caso a capinha seja revestida de material inflamável, há o risco de danificar o aparelho. 

Portanto, é recomendado saber de qual material ela é feita. Os modelos de plástico, que são os mais comuns no mercado, podem passar por alterações ao serem colocados em alta temperatura. Dessa forma, é indicado que ela seja retirada ao carregar o aparelho. 

Não leve o aparelho para o banho 

Hoje, o mercado já conta com uma diversidade de aparelhos que são resistentes à água, oferecendo proteção contra respingos e até podendo ser mergulhados por alguns minutos.

Entretanto, na opinião de especialistas, é recomendado que o usuário não abuse dessas características e seja precavido. 

Com isso, a melhor recomendação é não levar o smartphone para o banho e colocá-lo debaixo do chuveiro.

O contato com a água, o vapor e a umidade do ambiente podem ser o suficiente para causar danos aos componentes internos, a bateria, a tela e até mesmo a porta de carregamento. 

Tenha atenção na hora de limpá-lo 

Manter a higiene do smartphone é muito importante, sendo que o processo de higienização deve ocorrer com certa frequência.

No entanto, isso precisa ser feito de forma correta, já que a limpeza inadequada pode causar danos ao aparelho. 

Por exemplo, deve-se evitar o uso de água, pois há o risco dela entrar no aparelho e danificar sua parte interna.

celular Huawei P40 Lite, preservar o smartphone

A melhor recomendação é utilizar lenços de papel umedecidos com uma solução de álcool puro ou em gel. Pressione o lenço levemente por todo o aparelho, limpando não apenas a tela, mas toda a superfície do smartphone. 

A ausência de limpeza pode colaborar para reduzir a vida útil do aparelho, já que a parte frontal, traseira e os lados podem sofrer descamação.

Outro risco existente são as partículas de sujeira, que podem penetrar no aparelho e danificar partes como a entrada para carregamento da bateria ou de fones de ouvido. 

Use acessórios originais ou compatíveis 

Vale também sempre procurar utilizar acessórios originais e que sejam compatíveis com o seu smartphone.

Por exemplo, o carregador original oferece segurança, já que ele vem com padrão de voltagem e amperagem que são ideais ao aparelho.

Caso precise adquirir outro, opte por escolher um original ou que seja de uma marca reconhecida e tenha compatibilidade com o seu smartphone

One thought on “Veja dicas para preservar o smartphone e aumentar sua durabilidade 

  1. Smartphones are indispensable in daily life, serving as work tools and communication hubs. Caring for them is crucial for longevity, encompassing hygiene and accessory use. Discover essential tips for smartphone preservation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.