que momento devo trocar de celular
Eletrônicos Smartphones

Por que investir na troca de aparelho smartphone?

Você sabe qual a hora certa de trocar de celular? O aparelho costuma dar alguns sinais que indicam que é hora de investir em um novo dispositivo.


O smartphone é um aparelho que veio para ficar e faz parte do dia a dia das pessoas, ajudando em muitas tarefas, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir.

Antigamente, ninguém podia sair de casa sem a carteira e as chaves, hoje em dia, além desses dois itens, o celular também é fundamental. Ele concentra todos os meios de comunicação que temos hoje e ainda faz parte da rotina de muitos profissionais.

Porém, assim como tudo na vida, ao longo do tempo, ele se desgasta e é necessário substituí-lo por um modelo novo. No entanto, essa substituição só deve ser feita quando realmente for necessário.

Além de gastar dinheiro, trocar de celular o tempo todo prejudica o meio ambiente de várias maneiras. Esses aparelhos fazem atualizações o tempo todo justamente para que o usuário possa ficar com ele por mais tempo.

melhores sites para comprar celular

Entretanto, a tecnologia evolui rapidamente e o desgaste do uso exige uma mudança, e é justamente isso que será abordado neste artigo.

Será explicado porque investir em um novo celular, quais são os impactos ao meio ambiente com essa troca e serão dadas algumas dicas essenciais para substituir o aparelho.

Motivos para trocar de celular

Existem algumas situações que mostram claramente que chegou o momento de trocar de celular, e algumas delas são:

  • Duração da bateria;
  • Aparelho aquecendo;
  • Avanços tecnológicos;
  • Câmera melhor;
  • Tela maior.

Ao longo do tempo, a bateria do smartphone vai se deteriorando, e isso acontece por conta do tempo de uso e carregamentos constantes, fazendo com que o item perca a capacidade de manter sua carga.

Para não ficar na mão, o ideal é que o celular tenha uma boa durabilidade em sua bateria, pois nem sempre será possível carregá-lo o tempo todo.

Em estabelecimentos que vendem iluminação para pista de dança neon, você pode encontrar outras opções para trocar seu smartphone.

Diferentemente dos computadores, os celulares não possuem um mecanismo de resfriamento, por isso, ao longo do uso, vai se aquecendo e se tornando mais lento.

Os usuários costumam perceber isso quando utilizam o telefone por muito tempo ou quando ficam em uma ligação muito longa.

Quanto mais ele se aquece, mais lento fica e embora seja possível procurar uma manutenção para o problema, o ideal é trocar.

Todos os anos, novos aparelhos são lançados no mercado, oferecendo tecnologias avançadas e velocidades maiores. Esses fatores atraem as pessoas e entre as tecnologias mais modernas estão as telas com imagens mais fluidas.

celular da Huawei é bom

Recursos como carregamento rápido, tecnologia 5G, câmera com zoom óptico e câmera sob a tela também atraem as pessoas.

O mercado evolui em muitos sentidos, inclusive em eletroduto rígido PVC antichama 3 4, e com os smartphones não é diferente.

Às vezes, uma pessoa está bem precisa de uma boa câmera em mãos para trabalhar, como no caso dos corretores de imóveis.

Além disso, devido ao aumento do uso das redes sociais, é interessante ter um aparelho com uma boa câmera fotográfica para registrar os momentos do dia a dia.

Por fim, os aparelhos estão cada vez maiores e isso é importante para melhorar a qualidade do uso e o acesso a diferentes aplicativos.

Trocar de celular causa impactos para o meio ambiente

Já se sabe que existem alguns sinais que mostram que chegou o momento de trocar de celular. Quando a troca é necessária, não existem problemas em fazer isso, a grande questão é que algumas pessoas trocam seus aparelhos praticamente todos anos.

A necessidade de estar por dentro das tendências é tão grande que, para alguns indivíduos, é praticamente impossível perceber os malefícios dessa atitude para o meio ambiente.

Vários recursos naturais são extraídos da natureza para produzir o smartphone, como no caso de minerais lítio, cobalto e tântalo, bem como metais raros como Platina, capaz de intensificar a pegada global e a emissão de carbono.

Para se ter uma ideia, um banho econômico usa, em média, 15 litros de água e para produzir um único smartphone, a quantidade de água necessária corresponde a 850 banhos.

Outros produtos, como blister plástico, são muito menos impactantes para o meio ambiente do que o celular. Os elementos de terras raras usados na fabricação de bateria, alto-falante e placas de circuito impresso também geram impactos negativos.

O país que mais extrai esses elementos é a China e os resíduos da extração geram efluentes ácidos e radioativos. O estanho também está presente nos smartphones e provoca devastação ambiental.

Comprar um celular chinês

Além de fortes consequências ambientais, como a destruição de florestas costeiras, acaba contaminando a água, degradando o solo, danificando recifes de corais e afetando a população de peixes.

Além disso, a extração manual causa altas taxas de mortalidade e ferimentos horríveis para quem trabalha nestas empresas.

Até mesmo a embalagem do produto é responsável por cerca de 50% da pegada ambiental do smartphone, algo provocado por produtos como colas e plásticos.

Durante um evento de inauguração de loja, embora seja importante atrair clientes, é fundamental orientá-los quanto ao consumo desenfreado desse tipo de aparelho.

Isso porque a montagem do celular representa uma pegada hídrica, pois 95% da água usada no processo se torna água cinza.

Pessoas que trocam de celular o tempo todo estão contribuindo com o aumento da demanda, fazendo com que as fábricas produzam cada vez mais aparelhos e, com isso, intensifiquem a extração de matéria-prima.

Embora frágil, os smartphones podem durar, pelo menos, cinco anos, e antes disso, a troca só deve ser feita se o aparelho estiver totalmente comprometido.

Agora, se você realmente está tendo dificuldades para usar seu celular, existem algumas dicas que vão ajudar na substituição.

Quando trocar de celular?

É muito mais fácil comprar espelho de mão com cabo do que um smartphone, principalmente porque algumas pessoas não sabem ao certo quando é o momento de trocar. Algumas dicas para isso, são:

Falhas na bateria

As falhas na bateria costumam ser os sinais mais significativos e perceptivos, pois quando ela deixa de durar o dia todo ou o aparelho simplesmente desliga, é o momento de considerar a troca.

Baterias de Smartphones

Se outras funcionalidades ainda atenderem suas necessidades, uma boa dica é providenciar a troca apenas da bateria, mas lembre-se de fazer isso em locais autorizados pelos fabricantes.

Este elemento é muito sensível e peças falsificadas podem causar muitos estragos, como explosões e radioatividade em excesso.

Travamentos

Algo que irrita muito os usuários são celulares que travam, se o seu aparelho está fazendo isso, considere uma troca.

Mas, antes de ir até a loja e comprar um smartphone novo, procure lembrar quando foi a primeira vez que ele travou e quando isso aconteceu.

Por exemplo, se você estava tentando acessar o site de uma empresa de rosca transportadora de plástico e não conseguiu navegar, este é um sinal claro de que o aparelho está com problemas.

Porém, se ele travou enquanto estava jogando em um aplicativo, então pode ser que a instalação está muito pesada para o aparelho, e é melhor excluir o app do que comprar um celular novo.

Muitas vezes, a atualização ou até mesmo a formatação do smartphone ajuda a eliminar problemas com tratamento, por isso, é interessante procurar uma assistência técnica.

Sistema antigo

Ao longo dos anos, o sistema operacional para de receber atualizações, algo que prejudica o funcionamento dos aplicativos, pois você não consegue usar versões mais novas, visto que não são suportadas por eles.

O usuário até consegue acessar um site comum, como de uma empresa de vidros temperados, mas outras atividades podem ser prejudicadas, além de ser uma questão de segurança de dados.

Se já faz um tempo que seu aparelho não recebe uma atualização, chegou o momento de providenciar um modelo novo.

Memória insuficiente

É um grande transtorno quando o usuário precisa apagar dados porque o aparelho não suporta mais. A memória insuficiente é um indício de que chegou o momento de comprar um celular novo.

No entanto, antes de fazer isso, procure uma assistência de conserto vidro iPhone para se certificar de que não existe a possibilidade de resolver de outra forma.

Usar um cartão de memória costuma ajudar, mas se você já estiver usando, então talvez seja melhor procurar um aparelho novo.

Considerações finais

O smartphone é um equipamento que faz parte do dia a dia das pessoas e ele precisa estar em boas condições de uso, até mesmo por uma questão de segurança.

Trocar todos os anos não é necessário, mas em algum momento será preciso para que suas atividades do dia a dia se mantenham com você. Agora que já se sabe quando é o momento de fazer isso, vai ficar mais fácil escolher seu novo aparelho.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.