dispositivos móveis
Eletrônicos Mobile

Inovações em dispositivos móveis: novidades e impactos

Os dispositivos móveis são inovações que trouxeram muitas facilidades para o dia a dia das pessoas, por isso, rapidamente conquistaram os consumidores e seu mercado se mostra como um dos mais concorridos e repleto de opções.

Várias mudanças têm sido implementadas desde que o primeiro smartphone surgiu, como telas mais flexíveis, display sem bordas, várias lentes na câmera, carregamento sem fio, entre outras novidades.

São inovações tecnológicas que simplesmente conquistam o mundo todo, e a verdade é que ainda existe muita coisa por vir. As marcas de smartphones estão sempre anunciando alguma novidade em seus novos aparelhos.

Uma delas tem o registro de patente de celular com tela transparente, de modo que o usuário possa ver através do telefone. Mas independentemente do design, o fato é que esse aparelho mudou muita coisa na vida do ser humano.

Tanto é que gera muitos impactos na vida das pessoas, e conhecer um pouco mais sobre esse assunto é fundamental para fazer boas escolhas e aproveitar todo o potencial dos dispositivos móveis.

Este artigo vai mostrar as principais inovações, quais são os benefícios e desafios que elas trazem para a vida cotidiana, como aproveitar os recursos e funcionalidades, quais são as tendências em inovação e como elas podem impactar a sociedade.

Principais inovações dos dispositivos móveis

Os dispositivos móveis não param de evoluir e várias inovações já estão disponíveis nos modelos que estão no mercado. São elas:

  • Traseira que muda de cor;
  • Câmera frontal sob a tela;
  • Fones de ouvido embutidos;
  • Ausência de botões e entradas físicas;
  • Conexão Li-Fi.

Uma marca chinesa de smartphone está sendo a primeira a lançar um celular em que a traseira muda de cor, considerando as preferências do usuário, para personalizar ainda mais o aparelho.

Assim como existem empresas especializadas em conserto de tela iPhone 7, esse novo modelo de celular também é uma oportunidade para quem quer oferecer mão-de-obra de manutenção para diferentes aparelhos e se destacar neste mercado.

O dispositivo utiliza um painel de vidro eletrocrômico semelhante ao que é usado nas janelas dos aviões e hotéis, para que possa trocar de tonalidade com um toque.

Por meio de materiais de alta transparência, uma marca de celular desenvolveu uma câmera de selfie embutida na tela. Isso elimina módulos e outras técnicas, tendo em vista que fica escondida no display e só aparece quando é usada.

Uma fabricante chinesa desenvolveu um smartphone em que os fones sem fio podem ser carregados no próprio aparelho, o que elimina o uso de estojos de carregamento.

O dispositivo se baseia na caneta stylus e é uma excelente alternativa para quem sempre se esquece dos fones. Também podem funcionar como alto-falantes para o telefone ao serem encaixados nos slots.

Uma empresa especializada em endereço comercial já pode utilizar aparelhos de carregamento sem fio, e eles são muito práticos porque eliminam a necessidade de plugar o carregador na tomada a todo o momento.

Com isso, foi possível desenvolver aparelhos celulares sem nenhum tipo de entrada ou saída física, além disso, também não possuem botões físicos que são substituídos por sensores digitais.

Por fim, uma das principais inovações tecnológicas é utilizar tecnologia Li-Fi, que ao invés de utilizar as frequências de rádio, usa a luz para transmitir dados, o que aumenta muito a velocidade em comparação ao Wi-Fi.

Benefícios e desafios dessas inovações

As inovações nos dispositivos móveis trazem muitos benefícios e desafios para as pessoas. Com relação aos benefícios, a rapidez e a confiabilidade no registro de informações, documentos e dados, são alguns dos que mais se destacam.

Os usuários podem realizar essas ações em qualquer lugar e diretamente pelo aparelho. Para as empresas, é uma forma de reduzir o tempo nos processos, uma vez que as informações são fornecidas pelo dispositivo, sem preenchimento manual.

Com isso, uma empresa de instalação de som automotivo consegue reduzir retrabalhos, uma vez que as informações são atualizadas em tempo real.

As organizações conseguem reduzir o uso de materiais de escritório, enquanto as pessoas têm rapidez na comunicação. Por fim, ocorre uma redução de custos por conta da eficiência dos processos.

Mas a evolução dos dispositivos móveis, por sua vez, também traz alguns desafios. Um deles é o uso intenso, pois de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), os brasileiros são aficcionados por celular.

No total, cada pessoa passa cerca de 84 minutos por dia usando o smartphone, superando a média global de 10 minutos.

Só que o uso em excesso de internet e desses aparelhos pode trazer problemas para a vida social, principalmente porque, hoje em dia, as pessoas podem fazer praticamente tudo pela internet.

Isso acaba diminuindo o convívio e causando isolamento que pode levar a adoecimento psíquico.

Ao mesmo tempo em que facilita a vida dos profissionais de várias empresas, como de um fabricante de sistema de câmbio, o uso excessivo traz problemas para algumas pessoas, principalmente para os mais jovens.

Este é o público que passa mais tempo conectado, por isso também são os mais influenciados no dia a dia.

Como aproveitar os recursos e funcionalidades

Os usuários podem aproveitar melhor seus dispositivos móveis, por exemplo, transformando esses aparelhos em um controle remoto. É possível instalar um aplicativo com essa funcionalidade para usar a TV.

Outra opção é acessar arquivos salvos no computador de qualquer lugar, bastando um login no aplicativo para acessar os documentos.

Hoje em dia, as pessoas nem mesmo precisam sair de casa com a carteira e os documentos físicos, pois já existem as carteiras digitais, assim como a versão digital de todos os documentos pessoais.

Tendências futuras em inovação

Existem outras tendências em inovação de dispositivos móveis e elas podem impactar a sociedade e o comportamento das pessoas.

Uma delas é a tecnologia 5G, que vai permitir que pessoas e empresas, como uma clínica de ressonância do joelho, tenham acesso a uma internet muito mais rápida.

Os usuários poderão fazer download de filmes em segundos, transmitir vídeos de alta definição e ter experiências imersivas e em tempo real. Os próprios dispositivos móveis serão mais eficientes em termos de energia, por conta da rapidez dos dados.

Já existem smartphones com telas dobráveis e flexíveis e eles serão cada vez mais comuns no futuro. Eles representam uma maneira diferente de interagir com a tecnologia porque os usuários poderão dobrar ou desdobrar as telas, conforme suas necessidades.

Se uma pessoa tiver um bolso muito pequeno, terá mais facilidade para levar seu aparelho consigo, o que melhora muito a experiência do usuário.

Um fabricante de telefone de empresa de portaria poderá usar a realidade aumentada em várias de suas estratégias de marketing e comunicação, e muitos aparelhos móveis já contam com esse recurso.

As pessoas poderão combinar elementos virtuais com elementos do mundo real, criando assim maneiras de interagir e vivenciar experiências imersivas.

A realidade aumentada pode ser usada em jogos, no varejo, na educação e em vários outros setores, trazendo muitos impactos no comportamento das pessoas.

Uma das maiores necessidades dos usuários de dispositivos móveis é a segurança, e cada vez mais os fabricantes investem em recursos que protegem as informações das pessoas dentro dos aparelhos.

Uma das maiores tendências nesse sentido é o uso de biometria, reconhecimento facial, impressão digital e leitura de íris. Todos esses recursos podem ser usados para desbloquear os aparelhos, protegendo as informações pessoais.

Para uma rede de chaveiro automotivo 24 horas, é uma forma de proteger os aparelhos usados por seus funcionários e que armazenam informações de clientes, tudo isso sem precisar usar senhas complicadas.

A inteligência artificial e o uso de assistentes virtuais são outros exemplos de tecnologia para smartphones que vieram para ficar. O Google Assistente é um exemplo disso e já faz parte da rotina de muitas pessoas.

Ao longo do tempo, esses recursos vão se tornar mais sofisticados, assim como os aparelhos, para facilitar o cotidiano dos usuários. Uma pessoa pode simplesmente ligar todos os aparelhos conectados à internet, sem ter trabalho manual.

Ao mesmo tempo em que isso pode aumentar o sedentarismo, é inegável que traz mais facilidade para o dia a dia e ajuda a sobrar tempo para tarefas mais importantes.

Em uma mesa call center regulável, a organização vai manter apenas os atendentes que precisam lidar com necessidades complexas dos usuários, uma vez que a inteligência artificial pode fazer o trabalho de atendimento para questões recorrentes.

Considerações finais

Os dispositivos móveis trouxeram muitas mudanças para a sociedade desde que começaram a se tornar acessíveis.

Eles facilitam muitas tarefas, e as inovações tecnológicas estão fazendo com que sejam cada vez mais imprescindíveis no cotidiano.

Empresas e pessoas conseguem facilitar as atividades do dia a dia, eliminando processos e trabalhos manuais que tomam tempo.

A tendência é que essas inovações evoluam cada vez mais, fazendo do dispositivo móvel uma parte inseparável da sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.