As grandes empresas de tecnologia são conhecidas pelas suas logomarcas. As imagens que fazem com que consumidores associem um simples elemento a uma marca.
Grande parte das empresas de maior sucesso hoje são empresas de tecnologia. Muitas delas jovens no mercado. No entanto, mesmo com tão pouco tempo de vida, essas gigantes entendem que não basta ter sucesso nos negócios. É necessário ser inconfundível para as massas.
Deixar uma marca no mundo passa por ter uma logo clara e reconhecível. Afinal, um logotipo é a reprodução visual mais importante de uma empresa.
E no mundo da tecnologia isso geralmente se mostra com escolhas simples, que seguem certas tendências de design. Confira a história das logos de algumas famosas empresas de tecnologia.
Com diversos produtos utilizados globalmente, sempre com a premissa de tornar sua vida mais fácil, simples e rápida, a logomarca segue o mesmo caminho.
As famosas seis letras coloridas no fundo branco são simples, limpas e fáceis de reconhecer.
E mesmo em sua primeira versão, criada quase de maneira amadora em 1998, o conceito Google já havia sido estabelecido.
Microsoft
A Microsoft é a maior fábrica de software do mundo. E por ser tão tradicional no mercado de tecnologia, por quase toda sua existência manteve logos tradicionais, focando mais em legibilidade do que no apelo artístico de sua marca.
Foi então em 2012 que a empresa atualizou completamente sua marca, depois de 25 anos.
A logo, utilizada até hoje, mostra uma nova era da Microsoft e sua diversidade de produtos, com fonte mais suave e uso de quadrados coloridos, como as janelas do Windows.
Apple
Simplicidade e elegância desde sempre. Excluindo a primeira logo da empresa, um pouco mais complexa, o símbolo da Apple sempre representou muito bem sua personalidade criativa e inovadora.
Desde 1977 a companhia utiliza a mesma maçã mordida, reconhecida em qualquer lugar do mundo.
Desde então a evolução da marca se deu em cores e pequenas nuances, mas o conceito é claro e combina perfeitamente com a empresa.
Yahoo!
A evolução da marca do Yahoo! acompanhou a transformação da empresa. O primeiro logotipo, lançado em 1995, era colorido, com um ar descontraído.
Em 96 a empresa experimentou rapidamente uma logo em cor marrom, que não funcionou.
Em seguida trocaram para uma logomarca bem próxima do que possuem hoje, com uma fonte mais limpa, legível e na cor roxa, característica da empresa.
Uma das redes sociais mais famosas e utilizadas do mundo precisa ter uma marca reconhecível em qualquer lugar. Quando se fala em Facebook, a cor azul e a letra F vem rapidamente a mente.
Esse trabalho de construção da marca se deu desde o início, considerando que as mudanças desde sua criação, em 2004, foram pequenas, apenas visando deixar o visual mais limpo.
Essas empresas mostram a importância de não ignorar os impactos visuais de uma marca para o consumidor.
O caminho do sucesso passa por um design fácil de assimilar pelo público e principalmente, que realmente reflita a personalidade da empresa.