Emprego Cientista de Dados
Atualidades Redes Sociais

10 years challenge: o que mudou na tecnologia nesses 10 anos.

Na onda do desafio do 10 years challenge: Veja quais foram os rumos da tecnologia nos últimos 10 anos!


O 10 Years Challenge é um desafio que consiste na postagem de uma foto atual e outra de aproximadamente 10 anos atrás.

O assunto estourou nas redes sociais no começo de 2019. Além de poses, lugares e características diferentes nas fotos, muitas outras coisas mudaram durante esses 10 anos.

Ao pensar na tecnologia, é certo que as rotinas, formas, tendências de mercado e artefatos tecnológicos em meados de 2009 eram bem diferentes dos de hoje.

Vamos ver quais foram as mudanças que aconteceram nesse período e entender como a tecnologia se desenvolveu tanto (e tão rápido), o que pode pegar muita gente de surpresa!

O que mudou na tecnologia nos últimos 10 anos?

Muita coisa, e a melhor forma de entender é com um exercício simples e prático.

Imagine que você está em 2009 e vai para uma reunião importante no dia seguinte. Então, para se preparar, liga seu computador no dia anterior e baixa algumas músicas para, então, transferi-las ao seu celular por meio de um cabo USB.

Na manhã daquele dia, você acorda, liga o computador outra vez e pesquisa o trajeto mais curto até chegar à reunião para ter certeza de que o taxista vai oferecer o melhor caminho, além de dar uma conferida no guia de ruas para saber se está tudo certo.

Então, você pega o telefone fixo, liga para a empresa de táxis, espera até ser atendido e, então, solicita um veículo. Por não saber onde ele está, é preciso ficar atento na janela de casa até o carro se aproximar.

Quando o táxi chega, você sai para sua reunião e fica de olho para ver se o trajeto é o mesmo que foi estudado, enquanto escuta as músicas que baixou ontem.

Então, ao chegar, você avisa seu chefe, por SMS, que já está no local, mas não consegue saber se ele recebeu a mensagem ou não.

Esse pequeno roteiro tem atividades que não condizem com a modernidade e praticidade atuais, mas era isso o que a tecnologia permitia há 10 anos, o que deixa claro como ela evoluiu daquela época até hoje.

Confira mais a fundo essas e outras atividades que mudaram dos últimos anos para cá! – 10 years challenge

  • 1 – Navegar na internet

O que fazer em 2009 se você queria acessar um site, mas dá muito trabalho ligar o computador e o celular tem tela pequena e um funcionamento lento? Bem, na época, não havia muita escolha a não ser ligar o PC.

Em janeiro de 2010, o revolucionário Steve Jobs disse, na apresentação do iPad, o tablet de maior sucesso comercial da história, que ele era “inacreditavelmente bom, bem melhor que um notebook e bem melhor do que um smartphone”. Hoje em dia, é difícil imaginar uma sociedade sem esses dispositivos.

  • 2 – Compartilhar fotos

Uma das redes em que o 10 Years Challenge bombou foi o Instagram, que está entre as principais mídias sociais da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários, mas até outubro de 2010, ele não existia!

Até então, o compartilhamento de fotos era feito em Fotolog, Flickr, Orkut e outras redes e sites que faziam sucesso na época, as quais trazem uma boa nostalgia, mas temos que concordar que não eram tão práticas como nos dias de hoje.

O Instagram foi lançado em outubro de 2010, eleito o app de iPhone do ano em 2011 pela Apple e adquirido pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, por USD 1 bilhão em 2012.

Hoje, basta alguns toques na tela e as fotos e vídeos já estão disponíveis em todo o mundo. A evolução pode até ser vista nos logos que já foram utilizados pelo Instagram de 2010 até hoje.

  • 3 – Navegar no trânsito

Tudo bem que o GPS não é uma tecnologia “nova”, pois existe desde 1978 e está disponível para uso comercial desde 1993, mas foi por volta de 2008 e 2009 que ela começou a ser usada nos smartphones.

Nessa época, os motoristas só podiam pedir informações, procurar o caminho nos grandes e não tão práticos guias de papel ou ter um navegador de GPS no carro, cuja funcionalidade era bem limitada.

Os fãs da Apple puderam usar o recurso do GPS no iPhone 3G, e em 2009, a marca trouxe a possibilidade da navegação “turn-by-turn” (“curva-a-curva”, como estamos acostumados hoje).

No mesmo ano, o Google lançou um software de navegação turn-by-turn gratuito, o que ajudou a mudou a história do GPS para sempre.

  • 4 – Transporte particular

Em meados de 2009, se você precisava de um meio de transporte particular, ou tinha que ter um carro (próprio, alugado ou emprestado) ou recorrer aos serviços de táxi, que não são tão econômicos e práticos assim, até que chegou o Uber.

É inegável que o app foi um turning point para o transporte particular a nível mundial. Hoje em dia, é só abrir o Uber, escolher o local de partida e o de destino e contar com todo o conforto de um carro privado para te levar onde precisa.

10 Years Challenge

Ele foi lançado em março de 2009 como um serviço apenas para carros na cor preta, chamado de UberCab.

De lá para cá, os serviços oferecidos foram expandidos e agora é possível optar pelo compartilhamento de viagens, passeios em carros de luxo e, é claro, veículos de outras cores.

  • 5 – Enviar mensagens

Os grupos da família, do trabalho, da faculdade, de amigos e de assuntos do seu interesse já fazem parte da rotina há um bom tempo, mas também não foi sempre assim, principalmente antes do desenvolvimento do WhatsApp.

Naquela época, os SMS eram uma das melhores alternativas disponíveis. Cada envio era cobrado pela operadora, exceto em alguns planos em que o recurso era ilimitado, e se passasse de 160 caracteres (ou menos ainda, no caso de caracteres especiais), era cobrado um novo envio.

Ainda bem que em novembro de 2009, o WhatsApp chegou às lojas de aplicativos. O aplicativo cresceu naturalmente, e o sucesso foi tão grande que chamou a atenção de Mark Zuckerberg em 2012. Em 2014, ele comprou o aplicativo por USD 19 bilhões, e hoje o app tem mais de 1,5 bilhão de usuários.

  • 6 – Menções honrosas

Outros apps e tecnologias surgiram nos últimos anos e ajudaram a moldar a sociedade como ela é hoje, como os seguintes, com as respectivas mudanças trazidas por eles:

10 Years Challenge
  • Facebook Messenger (2014, quando foi desmembrado do app do Facebook): comunicação online gratuita.
  • Airbnb (2008): economia e variedade na estadia.
  • Kickstarter (2009): plataforma para crowdfunding que possibilita o lançamento de tecnologias, produtos e serviços inovadores em todo o mundo, ou seja, ter em mãos o que há de mais novo no mundo da tecnologia.
  • Pinterest (2010): descobrir e compartilhar interesses.
  • Snapchat (2011): compartilhar fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas. Foi também o berço de recursos similares oferecidos por outros apps, como Instagram Stories, Facebook Stories, WhatsApp Status e afins.
  • Spotify (2008): ouvir músicas pela nuvem, sem precisar baixá-las na internet ou comprar os CDs.
  • Udacity (2012): plataforma de cursos online ministrados por grandes players da área da tecnologia e que podem fazer a diferença no seu currículo.

O desenvolvimento da tecnologia está diretamente atrelado ao da sociedade

Esses são apenas alguns dos exemplos de aplicativos, tecnologias e serviços que surgiram por volta dos 10 últimos anos e moldaram a forma com a qual o mundo se comporta hoje em dia.

Da mesma forma que outras tecnologias já surgiram e desapareceram, pode-se imaginar que o que é forte hoje desaparecerá em questão de alguns anos, como o Orkut, por exemplo. Porém, essa renovação contínua é muito benéfica para a tecnologia.

Fique ligado ao que existe hoje em dia e às novas tecnologias que surgem. Seja em seu trabalho ou no lazer, dos meios de comunicação à consultoria em telecom, tudo está sujeito a mudar, e quem estiver ligado poderá aproveitar o que há de melhor no mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.