ferramentas de OCR para extrair textos de imagens
Software Utilitários

Ferramentas de OCR: Imagetotext.info Vs Brandfolder

Encontramos, frequentemente, imagens com informações valiosas, como estatísticas, gráficos, planilhas e valores sob a forma de tabelas. Tais dados podem ser muito úteis. Contudo, a informação em imagens está num formato o qual não a podemos editar. É nesse momento que as ferramentas de OCR podem ajudar.

A fim de extrair dados de uma imagem e convertê-los num formato editável como o texto, utilizamos a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). Essa ferramenta é capaz de reconhecer alfabetos numa imagem e converte-os em forma de texto.

Esta tecnologia é incorporada em ferramentas de OCR online que podem converter imagens num formato de texto legível por máquinas.

Ferramentas para Extrair Texto de Imagens

Neste artigo, vamos comparar duas das melhores ferramentas de OCR que servem para converter imagens em textos e ajudar você a fazer a melhor escolha.

Estas ferramentas são:

  • Image To Text
  • Brandfolder

O que é Image To Text?

Image to text é um instrumento estruturado exclusivamente para fins de OCR. Fornece uma solução rápida para converter uma imagem em forma de texto. Faz uso de algoritmos baseados em IA para gerar os resultados necessários.

O que é Brandfolder?

A Brandfolder é uma plataforma que fornece múltiplos serviços relativos à gestão de conteúdos. No entanto, uma das funções fornecidas por esta plataforma é extrair texto de imagens ou outros formatos não editáveis, como PDF.

Agora, vamos fazer uma comparação lado a lado dessas duas ferramentas.

1 – Como utilizar estas ferramentas de OCR?

  • Image to Text

Esta ferramenta de OCR é muito fácil de utilizar. A interface do usuário tem este aspecto e funciona com a opção de arrastar e soltar.

Image to Text, melhor software de OCR

Funciona da seguinte forma:

  1. Pode arrastar e soltar, carregar, ou colar documentos ou imagens (até 50 imagens no plano premium) na seção de entrada que é exibida claramente no centro da página web.
  2. Uma vez carregado o documento, é necessário clicar no botão submeter logo abaixo.
  3. Esta ferramenta converte a sua imagem numa imagem digitalizada.
  4. Esta imagem digitalizada é então finalmente convertida em forma de texto.
  • Brandfolder

O funcionamento da ferramenta OCR fornecida pela Brandfolder é bem parecido, com algumas pequenas alterações.

 ferramenta OCR fornecida pela Brandfolder

  1. Primeiro, tem que carregar ou arrastar e soltar os seus ficheiros na seção de entrada.
  2. Uma vez que carregou o arquivo no ficheiro de entrada, a ferramenta analisa o seu trabalho durante alguns segundos.
  3. Depois disso, o processo de extração de texto demora alguns segundos, e o resultado é automaticamente apresentado na seção de saída.
  4. Nesta etapa é mostrada a opção de copiar o resultado gerado com apenas um clique.

2 – Principais características destas ferramentas de OCR

  • Image to Text

Algumas características interessantes fornecidas por esta ferramenta são as seguintes.

Suporta ficheiro com múltiplos formatos de imagens

Esta ferramenta é capaz de processar vários formatos de ficheiros de imagem, como .jpg, .png, .jpeg, e outros.

Esta funcionalidade permite aos utilizadores converter diferentes tipos de imagens em texto, independentemente do seu formato de ficheiro.

Multilingue

Image to text não se limita à conversão de imagens com uma linguagem específica. Na realidade, suporta cerca de 20 línguas diferentes. Pode detectar automaticamente estas línguas numa imagem e gerar resultados no mesmo idioma em particular.

Diferentes opções de carregamento de ficheiros

Há várias formas diferentes de carregar ficheiros na ferramenta de extração de texto por Image to Text. Pode copiar/colar, arrastar e soltar ficheiros do seu computador ou carregá-los, clicando na opção “Navegar”.

converter imagens em texto com o melhor software OCR

Uma característica adicional dessa ferramenta é que também é possível introduzir o URL de um site que tenha uma imagem que deseja converter em forma de texto.

O usuário só precisa copiar e colar o link do site, e a ferramenta irá mostrar uma pré-visualização da sua imagem desejada.

Opção de carregamento de imagem a granel

Esta ferramenta fornece a opção de carregar mais do que um ficheiro de imagem de cada vez. Os utilizadores gratuitos podem adicionar 3 imagens por envio.

Este limite é aumentado até 50 imagens por submissão para os usuários que são assinantes do plano premium. Os resultados de cada imagem carregada são fornecidos em seções separadas.

Copiar ou fazer Download do Resultado

Uma vez obtidos os resultados sob a forma de texto, são mostradas 2 opções. Pode copiar os resultados ou descarregá-los sob a forma de um documento de texto. Um botão para essas duas opções é exibido logo abaixo da página de saída.

  • Brandfolder

A ferramenta de extração de texto da Brandfolder é bastante simples. Não vêm com muitas opções de personalização, mas consegue fazer o trabalho com eficiência. As características oferecidas pela nossa segunda ferramenta estão listadas abaixo.

Formatos Suportados

Não conseguimos encontrar nenhuma lista de formatos suportados, mas após alguns testes, conseguimos descobrir que todos os formatos normalmente utilizados funcionam nesta ferramenta. Por exemplo, jpg, jpeg, png, etc.

Opções de saída

Os resultados apresentados na seção de saída da ferramenta só podem ser copiados e colados em outro local, não dá a opção de fazer download em formato de texto, por exemplo. É fornecido um botão que diz “copiar texto”. Ele copia a saída inteira ou o texto extraído.

ferramenta de extração de texto - Brandfolder

Limite diário

O plano gratuito limita os seus utilizadores a 5 submissões por por dia. Esta facilidade não requer qualquer tipo de login ou de inscrição (tal como a nossa ferramenta anterior).

O usuário pode assinar um dos planos premium para aumentar este limite, mas nos planos pagos estão incluídas outros recursos e funcionalidades além da ferramenta extrator de texto.

3 – Precisão das ferramentas

Vamos agora escolher uma imagem de amostra e extrair o texto a partir dela utilizando ambas as ferramentas. A nossa imagem de amostra será mostrada abaixo:

ferramenta OCR

  • Image to Text Resultado

Introduzimos a imagem acima nesta ferramenta, e os resultados foram produzidos da seguinte forma.

Image to Text Resultado

Todos os caracteres foram extraídos com precisão, e a sua ordenação é também exatamente como a imagem original.

  • Brandfolder Resultado

A mesma imagem, quando inserida na ferramenta de extração de texto da Branfolder, gerou este resultado.

Brandfolder Resultado

Como pode ver, os resultados não são muito diferentes da ferramenta anterior, e a ordem do texto também foi conservada nesta ferramenta.

Prós e Contras dessas duas Ferramentas de OCR

Façamos uma lista de prós e contras para que estes dois instrumentos proporcionem uma melhor compreensão.

  • Image to Text

Agora vamos resumir o nosso relatório numa breve explicação dos prós e contras associados a estas ferramentas de OCR.

PrósContras
Upload de imagens em massa de uma só vezAnúncios irritantes
Design responsivoLimitações no plano gratuito
Vários tipos de arquivo de imagem suportados 
Múltiplos Idiomas 
Suporte ao vivo 

 

  • Brandfolder

Vejamos agora que vantagens e desvantagens são proporcionadas por esta ferramenta.

ProsContras
Sem anúnciosFalta de recursos
Experiência de usuário suaveNenhuma opção para documentar os resultados
Resultados rápidosLimite de 5 envios por dia

Conclusão

Da comparação acima referida, pode concluir-se que ambas as ferramentas de OCR desempenham funções semelhantes. A principal diferença entre elas é o número de opções de personalização.

Assim, se estiver à procura de uma ferramenta que suporte múltiplos formatos de imagem e forneça a opção de documentar os resultados, então pode considerar Image to text.

Enquanto que, para os utilizadores que apenas necessitam de uma ferramenta de extração rápida de imagem, Brandfolder é uma boa alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.