O investimento no marketing odontológico é uma excelente forma de gerar um diferencial competitivo em relação à concorrência e ainda atrair novos cientes.
O marketing é um conjunto de ferramentas que permite com que empresas sejam capazes de produzir mais valor ao serviço desempenhado, satisfazendo as necessidades e desejos do público consumidor. Assim, é possível gerar mais lucro e crescimento para o negócio.
No universo odontológico, as ações de marketing têm como principal objetivo aproximar os dentistas de seus pacientes, construindo um relacionamento mais aprofundado e completamente baseado na confiança.
Neste caso, os pacientes se tornam o centro de todo o atendimento.
Contudo, se houve um tempo em que a introdução deste tipo de ações publicitárias na área da saúde era uma prática questionável, atualmente elas se tornaram imprescindíveis para o sucesso de qualquer consultório.

Isso porque, o investimento no marketing odontológico é uma excelente forma de gerar um diferencial competitivo em relação à concorrência e ainda viabilizar a:
- Geração de credibilidade para os profissionais;
- Criação do senso de autoridade dentro do segmento;
- Reconhecimento do público consumidor;
- Atração de novos pacientes;
- Aprimoramento dos procedimentos médicos;
- Fidelização dos clientes, entre outros.
Assim, se você está interessado em introduzir essas estratégias na sua clínica, como forma de ganhar mais produtividade e como meio de aumentar a lucratividade do negócio, essa leitura é para você!
Como funciona o marketing odontológico?
Ainda que se trate de uma ação estratégica extremamente válida e necessária para o sucesso de qualquer empresa, o marketing odontológico ainda é um assunto que precisa ser abordado com atenção.
Isso porque, por se tratar de um segmento tão importante, a realização das campanhas publicitárias dentro da odontologia precisa ser feita de acordo com a regulamentação estabelecida pelo Código de Ética Odontológica.
Afinal, esse documento define todos os direitos e deveres do profissional dentista durante toda a prática das ações de marketing.

Caso o profissional descumpra alguma dessas normas, ele pode sofrer punições previstas por lei, como advertência, censura pública, suspensão do exercício da profissão e cassação permanente do CRM.
Algumas das práticas que são proibidas pelo Conselho Federal de Odontologia, são:
- Oferecimento de tratamentos não comprovados cientificamente;
- Utilização de imagens de antes e depois;
- Divulgação de preços ou realização de promoções;
- Realização de propaganda de mala direta;
- Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais;
- Publicação de vídeos sensacionalistas, entre outros.
Em contrapartida, os consultórios podem divulgar materiais acerca de assuntos relacionados com o serviço desempenhado – como, “Motivos para investir em um plano dentario empresarial”.
Outro ponto que pode ser discutido é sobre as especialidades atendidas pelo cirurgião-dentista, procedimentos realizados, horário de atendimento, entre outros.
Formas de introduzir essas ações publicitárias no seu negócio
No momento em que o uso das ferramentas digitais e da internet está cada vez mais incorporado ao nosso dia a dia, se tornou praticamente impossível não utilizar esses mecanismos a favor dos negócios.
E ainda que a odontologia possua restrições acerca das ações de marketing, não utilizar essas ferramentas pode acabar sendo ainda mais prejudicial para os negócios. Por isso, se você deseja introduzir o marketing na rotina do seu consultório, invista em táticas como:
- Site institucional
O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair a atenção do público para a sua marca.
Afinal, por meio da produção de textos – “como funciona plano odontologico empresarial”, por exemplo –, infográficos, vídeos ou e-books, a página se torna relevante pelo algoritmo dos buscadores e os consumidores têm mais contato com a empresa.
Por isso, a construção de um site ou blog institucional é essencial para a divulgação do seu trabalho. Além disso, este é um canal de apresentação muito importante e ainda é bastante fácil e barato de se fazer.
- E-mail marketing
O e-mail marketing consiste na utilização do e-mail como forma de efetuar as campanhas de marketing digital. Assim, é possível nutrir o relacionamento com os pacientes, aumentando as taxas de novas consultas e a fidelização.

Essa ação é tão eficiente, pois por se tratar de uma plataforma tão pessoal, fica mais fácil direcionar materiais segmentados para as pessoas com maior tendência a consumir o conteúdo.
Desta forma, é possível divulgar os tipos de tratamentos que são disponibilizados pelo plano odontologico empresarial, para as pessoas que utilizam esse serviço. Assim, elas tendem a querer realizar novos atendimentos.
- Redes sociais
A utilização das redes sociais pode ser essencial para fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho, sobre os procedimentos realizados no seu consultório, mas também como forma de aproximar o relacionamento com os pacientes.
A ideia é publicar conteúdos interessantes que sejam capazes de manter as pessoas engajadas com o seu perfil e interessadas em saber mais sobre a sua empresa. Isso aumentará o tráfego no seu site e a conversão de novos leads.
- Construção da persona da empresa
Através das ações descritas anteriormente, os gestores são capazes de coletar informações sobre o público interessado. Esses dados são essenciais para a construção da persona da sua empresa, que é uma representação das principais características do cliente ideal.

Assim, é possível definir a idade e a profissão dessas pessoas, se elas utilizam o plano dentario para mei ou se realizam o atendimento particular, quais canais de comunicação elas preferem ser atendidas etc.
Essas informações podem direcionar as demais campanhas publicitárias, fazendo com que elas tenham mais sucesso no futuro.
- Análise de dados
Para que o marketing seja eficiente é muito importante manter um acompanhamento recorrente da análise dos dados obtidos durante todas as interações com os pacientes.
Isso ajuda a embasar a tomada de decisões sobre formas de aprimorar o atendimento e de atrair novos clientes.
Acompanhar qual é o tipo de plano odontologico para empresas mais utilizado pelos seus clientes e os demais indicadores gerados, é essencial para que as clínicas consigam se manter competitivas em meio a um mercado tão altamente competitivo.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.