marketing odontológico
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Entenda o que o marketing na odontologia pode fazer pelo seu consultório 

O investimento no marketing odontológico é uma excelente forma de gerar um diferencial competitivo em relação à concorrência e ainda atrair novos cientes.


O marketing é um conjunto de ferramentas que permite com que empresas sejam capazes de produzir mais valor ao serviço desempenhado, satisfazendo as necessidades e desejos do público consumidor. Assim, é possível gerar mais lucro e crescimento para o negócio.

No universo odontológico, as ações de marketing têm como principal objetivo aproximar os dentistas de seus pacientes, construindo um relacionamento mais aprofundado e completamente baseado na confiança.

Neste caso, os pacientes se tornam o centro de todo o atendimento.

Contudo, se houve um tempo em que a introdução deste tipo de ações publicitárias na área da saúde era uma prática questionável, atualmente elas se tornaram imprescindíveis para o sucesso de qualquer consultório.

Tecnologia Odontológica

Isso porque, o investimento no marketing odontológico é uma excelente forma de gerar um diferencial competitivo em relação à concorrência e ainda viabilizar a:

  • Geração de credibilidade para os profissionais;
  • Criação do senso de autoridade dentro do segmento;
  • Reconhecimento do público consumidor;
  • Atração de novos pacientes;
  • Aprimoramento dos procedimentos médicos;
  • Fidelização dos clientes, entre outros.

Assim, se você está interessado em introduzir essas estratégias na sua clínica, como forma de ganhar mais produtividade e como meio de aumentar a lucratividade do negócio, essa leitura é para você!

Como funciona o marketing odontológico?

Ainda que se trate de uma ação estratégica extremamente válida e necessária para o sucesso de qualquer empresa, o marketing odontológico ainda é um assunto que precisa ser abordado com atenção.

Isso porque, por se tratar de um segmento tão importante, a realização das campanhas publicitárias dentro da odontologia precisa ser feita de acordo com a regulamentação estabelecida pelo Código de Ética Odontológica.

Afinal, esse documento define todos os direitos e deveres do profissional dentista durante toda a prática das ações de marketing.

Como fazer Marketing Online?

Caso o profissional descumpra alguma dessas normas, ele pode sofrer punições previstas por lei, como advertência, censura pública, suspensão do exercício da profissão e cassação permanente do CRM.

Algumas das práticas que são proibidas pelo Conselho Federal de Odontologia, são:

  • Oferecimento de tratamentos não comprovados cientificamente;
  • Utilização de imagens de antes e depois;
  • Divulgação de preços ou realização de promoções;
  • Realização de propaganda de mala direta;
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais;
  • Publicação de vídeos sensacionalistas, entre outros.

Em contrapartida, os consultórios podem divulgar materiais acerca de assuntos relacionados com o serviço desempenhado – como, “Motivos para investir em um plano dentario empresarial”.

Outro ponto que pode ser discutido é sobre as especialidades atendidas pelo cirurgião-dentista, procedimentos realizados, horário de atendimento, entre outros.

Formas de introduzir essas ações publicitárias no seu negócio

No momento em que o uso das ferramentas digitais e da internet está cada vez mais incorporado ao nosso dia a dia, se tornou praticamente impossível não utilizar esses mecanismos a favor dos negócios.

E ainda que a odontologia possua restrições acerca das ações de marketing, não utilizar essas ferramentas pode acabar sendo ainda mais prejudicial para os negócios. Por isso, se você deseja introduzir o marketing na rotina do seu consultório, invista em táticas como:

  1. Site institucional

O marketing de conteúdo é uma das principais formas de atrair a atenção do público para a sua marca.

Afinal, por meio da produção de textos – “como funciona plano odontologico empresarial”, por exemplo –, infográficos, vídeos ou e-books, a página se torna relevante pelo algoritmo dos buscadores e os consumidores têm mais contato com a empresa.

Por isso, a construção de um site ou blog institucional é essencial para a divulgação do seu trabalho. Além disso, este é um canal de apresentação muito importante e ainda é bastante fácil e barato de se fazer.  

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing consiste na utilização do e-mail como forma de efetuar as campanhas de marketing digital. Assim, é possível nutrir o relacionamento com os pacientes, aumentando as taxas de novas consultas e a fidelização.

E-mail Marketing no computador

Essa ação é tão eficiente, pois por se tratar de uma plataforma tão pessoal, fica mais fácil direcionar materiais segmentados para as pessoas com maior tendência a consumir o conteúdo.

Desta forma, é possível divulgar os tipos de tratamentos que são disponibilizados pelo plano odontologico empresarial, para as pessoas que utilizam esse serviço. Assim, elas tendem a querer realizar novos atendimentos.

  1. Redes sociais

A utilização das redes sociais pode ser essencial para fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho, sobre os procedimentos realizados no seu consultório, mas também como forma de aproximar o relacionamento com os pacientes.

A ideia é publicar conteúdos interessantes que sejam capazes de manter as pessoas engajadas com o seu perfil e interessadas em saber mais sobre a sua empresa. Isso aumentará o tráfego no seu site e a conversão de novos leads.

  1. Construção da persona da empresa

Através das ações descritas anteriormente, os gestores são capazes de coletar informações sobre o público interessado. Esses dados são essenciais para a construção da persona da sua empresa, que é uma representação das principais características do cliente ideal.

limitações do marketing digital

Assim, é possível definir a idade e a profissão dessas pessoas, se elas utilizam o plano dentario para mei ou se realizam o atendimento particular, quais canais de comunicação elas preferem ser atendidas etc.

Essas informações podem direcionar as demais campanhas publicitárias, fazendo com que elas tenham mais sucesso no futuro.

  1. Análise de dados

Para que o marketing seja eficiente é muito importante manter um acompanhamento recorrente da análise dos dados obtidos durante todas as interações com os pacientes.

Isso ajuda a embasar a tomada de decisões sobre formas de aprimorar o atendimento e de atrair novos clientes.

Acompanhar qual é o tipo de plano odontologico para empresas mais utilizado pelos seus clientes e os demais indicadores gerados, é essencial para que as clínicas consigam se manter competitivas em meio a um mercado tão altamente competitivo.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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