Contratar empréstimo de crédito pré-aprovado
Dicas Finanças

Empréstimo de crédito pré-aprovado: Vale a pena?

Saiba tudo sobre o empréstimo de crédito pré-aprovado, conheça as suas características e modalidades e veja se vale a pena contratar.


O Brasil é um país em que a população não tem o costume de se educar financeiramente. Por conta disso, muitos acabam com o nome negativado por lidarem com o problema só quando aparece.

Uma dívida pequena pode se tornar imensa por conta das taxas de juros, sem nem o consumidor saber a respeito dela. É preciso estar atento.

As instituições financeiras têm investido cada vez mais em soluções de empréstimo para ajudar o cliente a organizar sua vida financeira.

Existem diversas modalidades de empréstimos, como: empréstimo consignado, empréstimo pessoal, empréstimo com garantia, entre outras, mas a primeira opção costuma ser o crédito pré-aprovado quando os consumidores se vêem cheios de dívidas.

O que é este tipo de empréstimo de crédito pré-aprovado?

Uma das linhas de créditos mais comuns, é muito fácil de ser contratada. Essa modalidade de empréstimo está disponível para muitos correntistas, em diversas empresas bancárias nacionais.

O montante pode ser retirado a qualquer momento, não tendo a necessidade de uma análise de crédito e outras burocracias como outros tipos de empréstimos.

Parecido com o cheque especial, a diferença é que o crédito pré-aprovado não pode ser pedido automaticamente.

Melhores Bancos Digitais

O cliente deve conversar previamente com a instituição antes de consegui-lo, seja com o gerente ou pedir o empréstimo em um caixa eletrônico,

Apesar de não ter tantas burocracias, os bancos ainda consideram alguns fatores para que o crédito seja disponibilizado. Entre eles, o crédito pré-aprovado só é concedido para o cliente que não estiver com o nome negativado.

Outro ponto importante é ter o score alto, ou seja, bons hábitos de pagamento e bom relacionamento com a instituição escolhida. Devido a isso, muitos crediários podem ser recusados em um banco, mas não em outro.

Como contrata o Empréstimo de crédito pré-aprovado?

Esse tipo de empréstimo é relativamente bem simples de ser contratado. Por não precisar de uma análise de crédito, uma vez que a instituição faz avaliação do crediário antes de liberar o valor, o solicitante pode fazer toda a operação sozinho, seja com o gerente ou mesmo em um caixa eletrônico.

As instituições financeiras trabalham com taxas de juros que variam de uma para outra. Portanto, é preciso estar bastante atento para não ser surpreendido na hora de pagar as parcelas do empréstimo.

solicitar empréstimo online

Como qualquer outra modalidade de linha de crédito, o consumidor terá um prazo de pagamento, além das taxas de juros e outros encargos.

As taxas de juros não são as únicas taxas a serem cobradas na hora de solicitar um empréstimo. Outras tarifas e encargos podem constar na parcela de pagamento, fazendo com que o Custo Efetivo Total (CET) seja maior do que aquele visto inicialmente.

Uma das diferenças entre o crédito pré-aprovado e o cheque especial é que, como a instituição financeira costuma fazer uma análise de crédito mensal de seus clientes, o valor liberado estará dentro do orçamento do solicitante. Assim, se o crediário tiver um planejamento financeiro, poderá pagar a dívida tranquilamente.

Quais suas vantagens e desvantagens?

Como em qualquer outra transação bancária, existem vantagens e desvantagens ao fazer um empréstimo de crédito pré-aprovado. É preciso pesquisar bem a respeito da modalidade para saber quais são elas.

Entre as vantagens, talvez a que mais agrada quem procura essa linha de crédito, está o fato de não haver muita burocracia para contratá-lo.

Isso facilita muito quando o cliente precisa pagar dívidas ou tem gastos emergenciais. O dinheiro é liberado em poucos dias e, a depender da instituição financeira, até na hora.

Controle financeiro da Empresa

É possível fazer um pagamento antecipado das parcelas do empréstimo, fazendo com que assim as taxas de juros sejam ainda menores do que as combinadas no contrato. Diferente do que acontece no cheque especial, por exemplo, onde as taxas são maiores.

Normalmente, não é possível pegar o empréstimo com o nome negativado. Porém, existem instituições financeiras que o disponibilizam mesmo que o cliente possua restrições de crédito no mercado.

Em contrapartida, não é possível renegociar a dívida nem as taxas de juros da operação. O mesmo não acontece com os outros tipos de empréstimo, em que, caso surja alguma dificuldade de quitá-lo, é possível negociar a dívida. No empréstimo por crédito pré-aprovado não existe essa opção.

Ao contrário do que se pensa, pegar um empréstimo de crédito pré-aprovado não quer dizer que o crediário não saiba se organizar financeiramente.

Inclusive, é bom lembrar que esse tipo de empréstimo não é uma extensão da conta do cliente na instituição, uma vez que não é porque o valor está disponível que deve ser usado.

Vale a pena contratá-lo?

Assim como se deve fazer em qualquer tipo de operação financeira, especialmente quando se contrata um empréstimo, é preciso planejamento.

 O mais indicado é avaliar criteriosamente a situação. Se a necessidade for de dinheiro imediato e não se pode antecipar a restituição do Imposto de Renda, nem pedir o adiantamento do 13° salário, o empréstimo de crédito pré-aprovado é uma boa alternativa.

Isso se deve ao fato das taxas de juros serem bem menores do que as de outras modalidades, como por exemplo o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal.

Porém, se o cliente estiver precisando de uma renda extra, somente, o crédito pré-aprovado pode não ser uma boa opção. Pode haver dificuldade após o seu uso para pagar as parcelas.

empréstimo de crédito pré-aprovado

É importante lembrar que o crédito pré-aprovado não irá resolver os problemas financeiros do consumidor. Serve apenas como um suporte para ajudar em situações de emergência.

Assim, antes de solicitar o empréstimo de crédito pré-aprovado, compare os valores com as outras modalidades para ter certeza de que é a melhor escolha.

Também é importante comparar o prazo de pagamento e os valores das parcelas, para que o Custo Efetivo Total ao final do negócio não irá prejudicar o orçamento do cliente, sem esquecer que ambos variam de instituição para instituição e de modalidade para modalidade.

Se você possui um negócio e está precisando de capital para alavancar suas operações, uma excelente opção é buscar no mercado uma oportunidade de empréstimo empresarial.

A fintech CashMe, como um ótimo exemplo, oferece uma das taxas de juros mais baixas de todas (cerca de 0,89% ao mês + IPCA), além de 240 meses para parcelamento e 12 meses de carência para o pagamento da primeira parcela, através da sua modalidade home equity.

One thought on “Empréstimo de crédito pré-aprovado: Vale a pena?

  1. Top de linha, Perfeito seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para anunciar e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Que tenhamos um maravilhoso dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.