Em primeiro lugar, antes de entender o que é um site responsivo, você precisa saber que a migração do desktop ou notebook para a navegação através de dispositivos móveis é uma realidade.
Por isso, é importante contar com uma hospedagem de site que atenda tanto o usuário do computador quanto aquele que utiliza o tablet ou o smartphone.
Hoje em dia, é fundamental contar com um site responsivo para atender todo tipo de público.
Afinal, você não quer deixar passar a oportunidade de uma venda em razão do formato atual do seu site não ser maleável para outros dispositivos, não é?
Por isso, se você quer conhecer os benefícios de possuir um site responsivo e como ele pode afetar diretamente nas suas vendas, saiba: você está no artigo certo.
Continue conosco e boa leitura.
Afinal, o que é um site responsivo?
Com a migração direta de pessoas utilizando tablets e smartphones para as tarefas cotidianas, o site responsivo é um modelo que chega para agregar valor.
Isso porque esse modelo de site é aquele que funciona em toda e qualquer plataforma. Em outras palavras: ele otimiza a visualização do seu site pelos seus clientes.
Isso acontece em detrimento de um design inteligente, que é capaz de identificar as medidas de cada dispositivo. O que, por consequência, ajusta a página da web para qualquer aparelho que ela seja visualizada.
Desta forma, podemos entender que o site responsivo otimiza o seu site de forma que, quando um cliente o visualiza, ele não se depare com letras pequenas ou com fotos desproporcionais ao tamanho da tela do seu aparelho.
Fique atento: o site responsivo não é o mesmo que versão mobile
É fundamental que você tenha atenção a este tópico para não confundir o que é um site responsivo e o que é uma versão mobile do seu domínio.
Antes de mais nada, a diferença entre os dois modelos é enorme. Isso porque um site mobile é, literalmente, feito para um tipo de dispositivo móvel. Em outras palavras, ele é outro site que representa o seu domínio de uma outra forma.
Enquanto isso, o site responsivo não muda a estrutura do seu site. Sua funcionalidade perpassa, conforme dito anteriormente, pela adaptação da tela para qualquer aparelho.
Dito isso, pode-se concluir que o modelo responsivo é mais adequado para quem quer ter menos trabalho utilizando mais de um provedor, por exemplo.
Um site responsivo pode beneficiar o seu ranqueamento em site de buscas
Primeiramente, saiba que existe uma ligação direta entre o algoritmo utilizado pelo Google para ranquear sites e sites responsivos.
A justificativa para o sistema inteligente do Google agregar mais valor e ranquear melhor um site neste molde se dá porque ele preserva a URL de um site, ao contrário de modelos mobile.
Em outras palavras, isso torna o seu site mais fácil de ser rastreado e também favorece a indexação de conteúdo no seu domínio.
Se você é do tipo de empreendedor inteligente que entende a necessidade de obedecer critérios SEO, saiba que o site responsivo é um aliado direto do mecanismo de otimização de buscas.
Benefícios de possuir o modelo responsivo
Você já entendeu alguns benefícios de contar com o site responsivo. No entanto, saiba que as vantagens não param por aí.
Confira, abaixo, outros benefícios de contar com esse modelo de site e garanta já o seu para otimizar ainda mais o seu domínio.
Melhoria na experiência do usuário
De antemão, quem atua com marketing sabe que a experiência do usuário é essencial para que a empresa obtenha resultados significativos.
Isso quer dizer que uma visita deve ser convertida em venda ou que o usuário seja educado a ponto de realizar ações dentro de um site como, por exemplo, baixar um e-book.
Sobretudo, saiba que os usuários estão cada vez mais exigentes. No geral, quando eles não encontram o que buscam logo na primeira página do seu website a tendência é que ele abandone a página e busque outra mais assertiva.
Desta forma, possuir um site responsivo que apresente o seu site como ele deve ser visualizado facilita essa primeira interação com o cliente. E é como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”.
Gera maior compartilhamento em mídias sociais
É um clichê entre agências de marketing digital dizer: “quanto mais você é visto, mais você é lembrado”. De antemão, saiba que essa premissa, embora comum, é extremamente verdadeira.
Ter o seu conteúdo exposto em mídias sociais como o Instagram, por exemplo, é uma ótima maneira de aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca.
Dessa forma, com um site responsivo como aliado, a interação entre o seu domínio e as mídias sociais se tornam otimizadas.
Ou seja, se o seu site está devidamente estruturado a ponto de um cliente visualizar o seu conteúdo de forma adequada, é possível que ele faça a repostagem e indique o seu produto.
Isso, você sabe, é fundamental para o processo de venda e de expansão de marca.
Conclusão
Agora que você já entende o que é e qual é a importância de possuir um site responsivo, que tal adequar o seu domínio?
Sobretudo, se o seu objetivo for aumentar as suas vendas, saiba que um site responsivo é um aliado direto do objetivo.
Afinal, um domínio com esse tipo de característica garante uma melhor experiência para o usuário, o que garante maior visibilidade e maior probabilidade de concretizar uma venda.
Por fim, lembre-se de adequar o seu site de maneira que ele esteja bem ranqueado em sites de busca como o Google e passe a vender mais!