Aplicativos Mobile

Use o Smartphone para organizar sua vida financeira.

Registrar cada gasto numa planilha – do cafezinho ao cartão de crédito – é o que os planejadores financeiros recomendam como primeiro passo para organizar o orçamento.

Mas do momento do gasto até registra-lo, alguns gastos escapam e é neles que a sua vida financeira pode se complicar.

Para evitar esse problema, existem alguns aliados tecnológicos que podem ajudar: os aplicativos de finanças pessoais – modalidade que muitos estão adotando para colocar o orçamento em ordem.

Há vários tipos de aplicativos – gratuitos e pagos – e com diversas funcionalidades. Muitos substituem com facilidade o caderninho de planejamento, e ainda ajudam na disciplina se usados corretamente.

Na hora de escolher o aplicativo, a dica é optar pelo mais simples e agradável de mexer, pois em geral o que o usuário precisa é controlar os gastos e despesas. Também é importante verificar se o idioma está em português ou outro que você tenha familiaridade.

Existem também aplicativos de bancos, que permitem serviços com transações bancarias e localização de agências e aqueles que mostram cotações de ações e que permitem operar no mercado financeiro.


Dicas para escolher seu aplicativo

1 – Comece pelo aplicativo gratuito.
2 – Certifique de que poderá fazer backup em seu computador.
3 – O mais complexo nem sempre é o melhor e o mais simples nem sempre é o pior.
4 – Verifique se os relatórios ajudam a mudar seus hábitos ou se são apenas um amontoado de números              transformados em gráficos.

Para evitar problemas

1 – Se for fazer transações financeiras não use redes Wi-fi públicos.
2 – Não deixe suas senhas guardadas automaticamente, pois você pode ter o seu celular roubado.
3 – Faça sempre o backup dos seus dados para não perde-los em caso de roubo do aparelho.

4 – Não pense que só o aplicativo vai resolver o problema, é apenas uma ferramenta que ajuda, mais não vai fazer o trabalho pelo usuário. 


Aplicativos em português que ajudam a organizar o orçamento financeiro

Legenda:  Android –  iOS

ORGANIZE – Permite cadastrar receitas e despesa por categoria, contas a pagar e a receber, transferências entre contas e tem agenda de lembretes. Sincroniza com o computador.

MEU DINHEIRO – O usuário pode registrar gastos por categoria, como academia, supermercado etc. Permite o uso de reconhecimento de voz para acrescentar despesas: importa e exporta dados.

FINANCE Permite ao usuário cadastrar o plano de contas (despesa e receitas) por categorias representadas por ícones. Faz gráficos e sincroniza com o computador.

CELULAR ECONOMIST  Permite contabilização de despesas e receitas, históricos de operação, personalização de categoria e relatório comprativo de fluxo de caixa.

MONEY CARE – Agrupa movimentações por categorias, conta mês ou tipo e mostra o total de despesas para cada uma. Faz comparação do quando e gasta e quando sobra. Faz backup.

FINANÇAS PESSOAIS – Oferece categorias em ícones, para inserir gastos e receitas, além de um calendário mensal com valores e porcentagem do que ja foi gasto. Exporta dados para o Excel.

FINANCE MOBILE – Gerencia receitas e despesa por categorias, mostrando a diferença entre o total previsto e o que foi gasto em números ou barras. Faz backup.

EASY MONEY – O usuário insere seus gastos descrevendo cada categoria e o valor que foi destinados a elas.

YPEE MOBILE – Além das categorias e subcategorias tradicionais, há o centro de custos e recursos como sonhos, agendas, extratos e relatórios. É possível registrar e alterar pagamentos.

Importante: Existem aplicativos que podem pedir pagamentos para versão completa.

Se  você gostou deixe um comentário! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.