Registrar cada gasto numa planilha – do cafezinho ao cartão de crédito – é o que os planejadores financeiros recomendam como primeiro passo para organizar o orçamento.
Mas do momento do gasto até registra-lo, alguns gastos escapam e é neles que a sua vida financeira pode se complicar.
Para evitar esse problema, existem alguns aliados tecnológicos que podem ajudar: os aplicativos de finanças pessoais – modalidade que muitos estão adotando para colocar o orçamento em ordem.
Há vários tipos de aplicativos – gratuitos e pagos – e com diversas funcionalidades. Muitos substituem com facilidade o caderninho de planejamento, e ainda ajudam na disciplina se usados corretamente.
Na hora de escolher o aplicativo, a dica é optar pelo mais simples e agradável de mexer, pois em geral o que o usuário precisa é controlar os gastos e despesas. Também é importante verificar se o idioma está em português ou outro que você tenha familiaridade.
Existem também aplicativos de bancos, que permitem serviços com transações bancarias e localização de agências e aqueles que mostram cotações de ações e que permitem operar no mercado financeiro.
Dicas para escolher seu aplicativo
Para evitar problemas
4 – Não pense que só o aplicativo vai resolver o problema, é apenas uma ferramenta que ajuda, mais não vai fazer o trabalho pelo usuário.
Aplicativos em português que ajudam a organizar o orçamento financeiro
Legenda: Android – iOS
ORGANIZE – Permite cadastrar receitas e despesa por categoria, contas a pagar e a receber, transferências entre contas e tem agenda de lembretes. Sincroniza com o computador.
MEU DINHEIRO – O usuário pode registrar gastos por categoria, como academia, supermercado etc. Permite o uso de reconhecimento de voz para acrescentar despesas: importa e exporta dados.
FINANCE – Permite ao usuário cadastrar o plano de contas (despesa e receitas) por categorias representadas por ícones. Faz gráficos e sincroniza com o computador.
CELULAR ECONOMIST – Permite contabilização de despesas e receitas, históricos de operação, personalização de categoria e relatório comprativo de fluxo de caixa.
MONEY CARE – Agrupa movimentações por categorias, conta mês ou tipo e mostra o total de despesas para cada uma. Faz comparação do quando e gasta e quando sobra. Faz backup.
FINANÇAS PESSOAIS – Oferece categorias em ícones, para inserir gastos e receitas, além de um calendário mensal com valores e porcentagem do que ja foi gasto. Exporta dados para o Excel.
FINANCE MOBILE – Gerencia receitas e despesa por categorias, mostrando a diferença entre o total previsto e o que foi gasto em números ou barras. Faz backup.
EASY MONEY – O usuário insere seus gastos descrevendo cada categoria e o valor que foi destinados a elas.
YPEE MOBILE – Além das categorias e subcategorias tradicionais, há o centro de custos e recursos como sonhos, agendas, extratos e relatórios. É possível registrar e alterar pagamentos.
Importante: Existem aplicativos que podem pedir pagamentos para versão completa.
Se você gostou deixe um comentário!