carteira digital no celular
Finanças Mobile

Carteira digital: entenda o que é e quais as vantagens

Cada vez mais utilizada, a carteira digital traz algumas vantagens interessantes para quem utiliza. Mas você sabe quais são e como ela funciona?

Aplicativo usado para colocar dinheiro e armazenar dados financeiros, ela auxilia no controle das finanças, além de realizar pagamentos e recebimentos.

Para quem não para de consultar SPC por falta de organização, a carteira digital é uma boa alternativa para cuidar das finanças.

Pagamento digital por aproximação, maquininha de cartão

No entanto, para aproveitar todas as vantagens, o ideal é saber como ela funciona. Continue a leitura e entenda o que é e quais as vantagens em usar uma carteira digital.

O que é uma carteira digital?

E para começar, vamos entender o que de fato é uma carteira digital. Em resumo, ela nada mais é do que uma plataforma que permite armazenar, enviar e receber valores.

Assim, a carteira funciona como uma conta bancária virtual, mas a diferença é que esse app ou serviço tem como foco o armazenamento de dados financeiros. Dessa forma, você pode adicionar informações de contas no banco ou cartões, por exemplo.

Além disso, com uma carteira digital, é possível realizar transações em dinheiro, tanto em lojas físicas quando online.

Seguras, esse tipo de carteira conta com uma proteção de criptografia de alta tecnologia. O objetivo é garantir que a proteção das informações financeiras dos usuários.

carteira digital como funciona

Outro detalhe é que as carteiras digitais são amplamente utilizadas por aqueles que desejam investir em criptomoedas. Isto é, elas trazem uma maneira fácil e segura de armazenar esse tipo de moeda.

Entretanto, para escolher uma carteira digital, é importante considerar a segurança, a facilidade de uso e a compatibilidade com as moedas que você precisa armazenar. Isso porque nem todas as carteiras digitais suportam todos os tipos de moedas.

Como a carteira digital funciona na prática?

Mas como a carteira digital funciona na prática? De que forma os aplicativos e plataformas do gênero oferecem seus serviços?

Basicamente, a carteira funciona como um aplicativo de pagamento ou banco digital. No entanto, a ideia é que o foco seja em pagamentos e recebimentos de valores.

Dessa maneira, você utiliza a carteira digital para fazer todos os tipos de pagamento, sem precisar sair de casa com cartão de débito e crédito ou dinheiro.

Contudo, para que isso seja possível, você precisa registrar alguns dados financeiros, como o próprio cartão ou números de conta bancária. Todos os dados são mantidos em segurança para evitar vazamentos.

Carteira digital e banco digital

Apesar de muitos ainda acharem que a carteira digital e o banco digital são a mesma coisa, ambos trazem conceitos diferentes.

como resolver problemas em um banco online

De modo mais amplos, os bancos oferecem os serviços e recursos de um banco tradicional, mas no contexto do mundo digital. Por outro lado, a carteira digital tem como foco justamente os pagamentos e transferências.

Ou seja, nela não há a oferta de empréstimos, financiamentos ou outros serviços de um banco digital ou tradicional.

As vantagens em usar uma carteira digital

Agora que você já sabe o que é uma carteira digital e as diferenças com um banco digital, o próximo passo é entender quais as vantagens dessa plataforma. Como já destacamos, essa é uma opção que conta com alguns benefícios.

Com mais segurança para armazenar seu dinheiro e informações financeiras, é uma alternativa para quem também precisa fazer pagamentos. Confira mais a seguir.

Controle financeiro

Primeiramente, uma das maiores vantagens de usar a carteira digital é que ela oferece um maior controle financeiro. Assim, com a plataforma, você tem muito mais poder sobre o seu dinheiro.

Boa parte dos aplicativos do gênero trazem funcionalidades que auxiliam na organização das finanças. Dessa maneira, é mais fácil ter consciência de onde seu dinheiro foi parar.

Com isso, além do controle, você pode entender onde está gastando mais e reduzir custos desnecessários. Para sua saúde financeira, a carteira digital traz uma visibilidade maior sobre a situação atual dos seus hábitos de compra.

Isto é, uma visão ampla de faturas e movimentações financeiras faz com que seja possível controlar melhor seu dinheiro.

Mais segurança

Em comparação com os meios tradicionais de pagamento, essa ferramenta também é uma opção muito mais segura. Com funcionalidades de segurança, tais como a criptografia, elas trazem mais segurança para realizar pagamentos ou receber dinheiro.

pagamento digital com QRCode

Além disso, mesmo que você perca ou tenha seu smartphone roubado, a carteira digital é protegida por senha. Seja uma cadastrada no próprio celular ou aplicativo, as senhas são mais um fator de segurança para o seu dinheiro.

Dessa maneira, todos os valores ficam protegidos, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso a eles ou as suas informações financeiras.

Aliás, é comum encontrarmos plataformas que possibilitam o bloqueio remoto da sua carteira. Ou seja, você tem ainda mais recursos para evitar que seus dados e dinheiro acabem nas mãos de alguém.

Em resumo, com a carteira digital seu saldo está mais protegido em caso de roubo ou furto, especialmente em comparação com as cédulas e moedas.

Conveniência

Outra boa vantagem da carteira digital é a conveniência oferecida aos usuários. Com todas os recurso e funcionalidades, ela traz mais facilidade para pagamento e transferência de valores.

Da mesma forma, as transações são feitas de forma mais simples, diferente de aplicativos de bancos digitais convencionais. Para isso, basta registrar seus dados e começar a usar.

Descontos

Por fim, outra boa vantagem dessas plataformas digitais são os descontos e cashback que muitas plataformas oferecem. Isto é, para atrair mais usuários, algumas carteiras trazem ofertas especiais aos usuários.

Além disso, também há programas de incentivo para usar o aplicativo que possibilitam a troca de pontos por descontos e vantagens.

como ganhar cashback

Assim você tem ainda mais chances de economizar e abater pagamentos com as alternativas oferecidas pelo aplicativo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é uma carteira digital, basta encontrar a melhor alternativa para suas necessidades.

Considere sempre a segurança oferecida pela plataforma e, para isso, utilize as avaliações de outros usuários como parâmetro. Vantagens, descontos e programas de benefício também podem ser considerados na sua escolha.

Dessa forma é possível encontrar a melhor alternativa para aproveitas todas as vantagens que esse tipo de plataforma traz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.