Dicas Segurança

Ligar e desligar o notebook todos os dias pode danifica-lo?

Muitas ainda são as dúvidas de usuários que lidam com aparelhos tecnológicos diariamente, por exemplo: Ligar e desligar o notebook todo os dias pode danificar o aparelho? Veja a resposta neste artigo.


Todos nós gostamos de trocar dicas e sugestões técnicas para obter o melhor da tecnologia que utilizamos. Mas ‘falsos conhecimentos’ podem ser transmitidos livremente como bons conselhos.

E assim como acontece com qualquer outra questão que ocasiona dúvidas, não se sabe exatamente no que se pode acreditar.

Muitas pessoas que utilizam o notebook e lidam com informática diariamente, afirmam que sempre se deve deixar o laptop ligado, pois ligá-lo e desligá-lo todos os dias causa desgaste e torna seu sistema mais suscetível a erros de software.

Segundo pesquisas recentes e opinião de vários especialistas da área de tecnologia, todos são unanimes em afirmar que:

De vez em quando, desconecte o seu notebook da tomada

Deixar seu laptop conectado a uma tomada o tempo inteiro pode afetar desfavoravelmente o seu desempenho.

Notebook velho - Ligar e Desligar

Posso ligar e desligar o notebook todos os dias?


As baterias do notebook são projetadas para serem utilizadas e devem ser descarregadas e recarregadas ocasionalmente. Caso contrário, há uma alteração no desempenho da bateria, e a diminuição da sua vida útil.

Desligue o notebook para um “descanso” diário

Não é bom para os notebooks permanecerem ligados o tempo inteiro. O laptop precisa de um descanso ocasional para que possa alcançar o máximo desempenho.

Portanto, desligue ou coloque seu notebook em estado de suspensão ou espera (Stand By) por 10 minutos ou mais todos os dias. Isso permitirá a diminuição da rotação de todas as peças em movimento e o seu resfriamento.

Mais dicas e sugestões

Seus arquivos podem tornar-se fragmentados devido à falta de espaço e isto pode afetar o desempenho do seu sistema.

Para melhorar a performance de sua máquina utilize a ferramenta “Desfragmentador de Discos do Windows”, isso ajudar a organizar seus arquivos no HD, melhorando o seu desempenho.

Nunca apóie o notebook sobre as pernas para utiliza-lo por muito tempo, isso pode provocar superaquecimento e danificar peças sensíveis no interior da máquina, além de ser prejudicial para você.

Apesar da mobilidade que os notebooks proporcionam, o ideal na hora de usar e apoiá-lo em uma superfície plana e com boa ventilação.

Para proteger-se de uma falha no disco rígido, considere fazer copias seguras dos seus arquivos importantes, utilizando um software para fazer backup.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.