São dicas simples que podem fazer a diferença e melhorar o desempenho do notebook caso esteja lento e perdendo desempenho.
Seu notebook está lento para abrir programas, desligar, iniciar, navegar pela internet, abrir arquivos básicos ou em todos os tipos de tarefas? Veja algumas dicas de como deixá-lo mais rápido e melhorar o desempenho geral dele.
É importante dizer que as dicas e processos abaixo não fazem nenhum “milagre”, mas, dependendo do tipo de problema que você está enfrentando, elas serão bem úteis.
1. Desfragmente o disco rígido (apenas HD)
Se o armazenamento do seu notebook é um HD, pode ser que a desfragmentação do disco rígido ajude a melhorar um pouco o desempenho dele, pois esse processo reorganiza os dados e faz com que o sistema fique mais eficiente.
Para desfragmentar o disco no Windows 10 siga os seguintes passos:
- Clique no menu iniciar do Windows e digite desfragmentar
- Clique na opção desfragmentar e otimizar unidades
- Selecione a unidade que você quer desfragmentar e clique no botão Analisar
- Após a análise terminar, clique no botão Otimizar
- Aguarde o processo terminar e veja se ajudou em algo
Apesar de ser um processo simples, a desfragmentação é um processo demorado, então, ao executá-la, tenha paciência.
Desfragmentar as unidades de disco ajuda a melhorar o desempenho do Notebook
2. Desabilite a execução automática de programas
Alguns programas iniciam automaticamente sempre que você liga o notebook ou computador, consumindo memória RAM desnecessária e fazendo com que seu aparelho fique mais sobrecarregado.
Muitos desses programas são desnecessários, e é possível que você os desabilite seguindo os passos abaixo:
- Acesse o Gerenciador de Tarefas usando o atalho CRTL+ALT+DEL ou clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas
- Dentro do gerenciador, clique em Inicializar e, caso seja necessário, em Mais Detalhes
- Veja quais programas estão inicializando com o Windows e se o impacto deles é baixo, médio ou alto
- Se encontrar algum desnecessário, selecione-o e clique no botão Desabilitar
Caso tenha dúvidas sobre quais programas desabilitar, procure pelo nome dele no Google e veja se ele é necessário para a inicialização do sistema operacional.
3. Desinstale programas e exclua arquivos sem uso
É bem comum que com o tempo haja um acúmulo de programas e arquivos inúteis no disco do notebook.
Tire um tempo para analisar quais arquivos e programas são necessários para o seu dia a dia e quais não são mais.
Para ver a lista com todos os programas da sua máquina, vá até Painel de Controle e depois em Desinstalar um programa.
Ao encontrar um programa sem utilidade, clique nele e depois selecione a opção Desinstalar.
Será necessário permitir a desinstalação do programa para que ele seja eliminado do seu notebook.
4. Faça limpeza e repare erros do sistema
Notebooks acumulam “lixo” de acordo com o uso. Esse lixo (que, na verdade, são arquivos e configurações sem necessidade) aos poucos vai ocupando espaço no disco rígido e diminuindo a eficiência do aparelho com o passar do tempo.
Uma dica para limpar o conteúdo inútil e também reparar erros do sistema é usar o CCleaner, que é um software bem simples de usar e muito eficiente.
5. Mantenha os drivers do Windows atualizados
Fique de olho se os drivers do seu notebook estão atualizados, pois eles também podem influenciar no desempenho geral.
A forma mais fácil de saber se os drivers estão atualizados e também de atualizá-los é através do Windows Update. Para ver se há atualizações siga os passos abaixo.
- No menu iniciar, digite gerenciador de dispositivos e clique na opção que aparece
- Clique com o botão direito do mouse em cima do dispositivo que você deseja verificar
- Clique na aba Driver e depois Atualizar Driver
- Clique em Pesquisar automaticamente software de driver atualizado
- Caso exista uma versão mais nova do driver, o Windows buscará ela na internet e realizará a instalação
Outras maneiras de atualizar os drivers é pelo Windows Update e também por programas como o Driver Booster, etc.
Atualizar os Drivers para melhorar o desempenho do Notebook
6. Formate seu notebook
Realizou os processos acima e não achou que nenhum deles realmente foi útil para a melhoria de desempenho do notebook? Pode ser que seja hora de formatar seu aparelho.
Alguns dos motivos para formatar o seu notebook são:
- Vírus/malware
- Arquivos corrompidos
- Sofrendo com tela azul
- Sofrendo de travamentos constantes
- Reiniciando sozinho
- Problemas de inicialização
Formatar um notebook é uma tarefa simples para quem já tem costume, porém, pode ser uma dor de cabeça para pessoas sem experiência, então, de modo geral, caso você seja leigo no assunto, é indicado buscar ajuda profissional.
Porém, se você decidir realizar o processo por conta própria, uma dica é que peça ajuda e dicas no Fórum Adrenaline voltado aos usuários de notebook e também que assista tutoriais no YouTube.
7. Instale um SSD no seu notebook
De todas as alternativas para melhorar o desempenho geral do notebook, a melhor delas é fazer upgrade com um SSD compatível.
Você pode tanto trocar o HD do aparelho por um SSD ou, caso seja possível, simplesmente instalar um SSD e usá-lo junto com o HD, pois, assim, você conseguirá armazenar uma maior quantidade de arquivos.
Após colocar o SSD no notebook, transfira o sistema operacional para ele e só com isso verá uma grande diferença em questão de velocidade.
As vantagens do SSD em relação ao HD são:
- Maior velocidade
- Mais compacto e leve
- Menor consumo de energia
- Mais silencioso e resistente
Apesar de ser bem melhor, também há algumas pequenas desvantagens do SSD em relação ao HD: ele é mais caro e tem vida útil um pouco menor, o que não chega a ser um problema, pois, em condições normais, ele tem vida útil de alguns bons anos.
8. Adicione mais memória RAM
Outra ação que melhora o desempenho é o upgrade de memória RAM, que tem o papel de ler e executar arquivos e processos.
Quanto maior a RAM, mais rápidos os processos serão executados e menos travamentos acontecerão com a execução de muitos processos ao mesmo tempo.
Fazer upgrade de memória RAM é fácil, porém, antes de comprar uma, verifique se seu notebook aceita upgrade (muitos modelos são single channel e vem com o pente soldado), qual tipo de memória é compatível, etc. Para fazer isso, entre em contato com a marca fabricante.
E se nenhuma das dicas funcionar?
Caso nenhuma das dicas acima funcione para você e seu notebook se torne um grande transtorno, infelizmente, pode ser que o problema seja ele próprio e que já esteja na hora de substituí-lo por um modelo mais novo e atual.
Por causa da alta dos preços dos aparelhos eletrônicos, sabemos que no momento essa não é uma alternativa viável para grande parte dos brasileiros. Mas, caso sua única opção seja trocar seu notebook, é ideal que você pesquise bem.
Uma sugestão é procurar dicas em portais que fazem seleções de produtos, como o artigo de melhores notebooks do site Uma Dica por Dia, que selecionou os melhores modelos para comprar neste ano levando em conta preço e desempenho.
Busque também ajuda em locais como o Fórum Clube do Hardware, onde pessoas comuns e profissionais da área de informática trocam informações de forma gratuita.
Vale também buscar informações diretamente com os fabricantes, buscar conteúdo no YouTube e buscar trocar dicas com outros consumidores em comunidades focadas no assunto.
Conclusão
Não há formas milagrosas para melhorar a eficiência de um notebook, porém, ainda assim, algumas pequenas mudanças podem apresentar um resultado satisfatório caso sejam realizadas da maneira correta.
One thought on “Dicas para melhorar o desempenho do notebook e deixá-lo mais rápido.”