Dicas Utilitários

Solução para os principais problemas de impressão

Você com certeza já deve ter se deparado com essa situação: você tem um trabalho muito importante para entregar, são várias páginas!

O trabalho está ótimo, você só precisa colocar para imprimir, e deixar lá, imprimindo, enquanto vai até a cozinha tomar um copo d’água.

Mas quando você retorna para ver o seu trabalho, as folhas estão manchadas, totalmente ou parcialmente, a impressão ficou muito clara, ao ponto de ninguém conseguir ler uma palavra, ou manchas se repetindo, 4 ou 7 a 8 vezes no decorrer da impressão.

Ou ainda, no meio do seu texto há falhas e a impressão está com péssima qualidade, uma parte do texto ficou todo branco, algumas folhas saíram com listas verticais ou grandes manchas, ou, quando você acha que não tinha como piorar, as folhas estão acinzentadas, totalmente manchadas com o toner.

E você pensa que não tem como apresentar esse trabalho pra ninguém, principalmente o seu chefe ou o seu professor! Calma, nós vamos explicar o que aconteceu e o que você deve fazer para resolver algum desses problemas e conseguir entregar um trabalho impresso com a qualidade que você espera!

O toner é responsável pela impressão de qualquer coisa em uma impressora a laser. E no caso de impressoras a jato de tinta, o responsável são os cartuchos de tinta.

A diferença entre Toner e Cartucho é que o toner utiliza um pó como tinta, é maior, sendo assim, imprime muito mais páginas do que o cartucho. Já o cartucho de tinta é a base de tinta líquida, é menor, e rende menos páginas se comparado a um toner.

Os problemas que vamos falar a seguir são causados em impressoras a laser, ou seja, que utilizam o cartucho de toner, sendo assim, imprime a base de pó de toner. Vamos lá!


1. Impressão clara, mesmo colocando no tom mais escuro da impressora, não dá pra ler nada do que foi impresso

Dentro do toner, temos uma peça fundamental, que se chama cilindro também conhecido como fotocondutor, fotorreceptor ou unidade de imagem.O cilindro recebe uma onda de luz do laser da impressora, e projeta assim a imagem desejada no papel através dos seus fotocondutores.

Ok, que lindo, mas e ai? O que o cilindro tem a ver com a minha impressão estar saindo clara? Simples, o cilindro do seu toner não está mais com a camada fotocondutora ideal para projetar a imagem como ela deve ser e é por isso, que a impressão está saindo muito clara.

O cilindro pode estar ocasionando também outros problemas, como as manchas que se repetem 4 vezes na impressão, ou aquela mancha contínua na lateral da folha.

Você pode trocar o cilindro do seu cartucho de toner, e assim todos os problemas estarão resolvidos.


2. Listas verticais na lateral da folha, grandes manchas na impressão

Certo, lembra do cilindro? Que acabamos de falar? Dentro do cartucho de toner tem uma peça que é responsável por fazer a limpeza do pó de toner que fica no cilindro após a impressão, essa peça é chamada de Lâmina de Limpeza também conhecida como Wiper Blade ou simplesmente WB.

Essa lâmina se desgasta com o tempo, e por isso ela pode não estar exercendo tão bem a sua função, sendo assim, o cilindro não é limpo da forma correta, ocasionando manchas e listas verticais. Se você já trocou o cilindro do toner, troque também a lâmina de limpeza, isso irá solucionar o seu problema!


3. Toda a folha manchada de preto ou manchas parciais na folha, fundo acinzentado

O cartucho de toner deixa um resíduo de pó, esse resíduo não pode ser reutilizado, sendo assim ele fica em uma lixeira que está presente em alguns modelos na própria impressora em outros no próprio cartucho de toner.

Às vezes, acontecem de esses resíduos de toner podem ficar acumulado dentro dessa lixeira e transbordar, causando assim as manchas parciais ou totais na folha impressa.

Nesse caso a solução é fazer uma limpeza na lixeira no caso de ela estar localizada no equipamento. Caso ela esteja no cartucho de toner, basta comprar um toner novo e continuar imprimindo o conteúdo desejado.


4. Manchas aleatórias que se repetem de 7 a 8 vezes no decorrer da impressão

Esse problema pode estar sendo gerado por desgaste do rolo PCR. Esse rolo também vai dentro do cartucho de toner e é responsável por retirar a imagem do cilindro e preparar ele para uma nova impressão.

Para entender melhor é simples, o cilindro é carregado pelo laser da impressora com carga elétrica negativa, para que possa produzir a imagem latente, ou seja, a arte, imagem, texto, enfim, o conteúdo a ser impresso.

É chamado de imagem latente porque ela não pode ser vista, mas ela está ali. A pós uma impressão ser realizada, o rolo PCR carrega a superfície do cilindro com carga constantemente inversa para que possa limpar a imagem latente produzida anteriormente e assim uma nova impressão pode ser realizada.

Por isso, caso tenha manchas que se repetem de 7 a 8 vezes na sua impressão, o problema pode ser no rolo PCR, sendo assim, é ideal que ele seja trocado.


5. Falhas na impressão, baixa resolução da impressão, páginas em branco

O rolo magnético faz parte dos componentes mais importantes no processo de impressão, já citados anteriormente: o cilindro, o rolo PCR e claro, o pó de toner.

São esses 4 componentes os responsáveis pela revelação da imagem latente, ou seja, o texto, a foto, os gráficos que serão impresso.

O rolo magnético carrega negativamente o pó de toner, transferindo ele para o cilindro. Ou seja, o rolo magnético recebe o pó de toner da lâmina dosadora (já na quantidade ideal) e o pó vai para o cilindro, ficando a sua superfície carregada com elétrons negativos para que a imagem possa ser produzida.

Depois, conforme explicado anteriormente, a lâmina de limpeza limpa o pó de toner da superfície do cilindro, e o rolo PCR tira a imagem latente (escondida) do cilindro, deixando-o pronto para a próxima impressão.

Por isso, o rolo magnético é responsável pela má qualidade na sua impressão, sendo necessário a sua troca caso haja esse problema na hora de imprimir.

É isso ai! Essa é a vantagem do cartucho de toner, um problema enorme pode estar sendo gerado apenas por conta de uma pecinha, sendo fácil a sua resolução, em apenas trocar a peça que esta causando um problema e continuar imprimindo normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.