Impressora imprimindo fotos
Hardware Utilitários

As melhores impressoras para imprimir fotos.

Reproduza as suas memórias digitais e emoldure suas fotos com as melhores impressoras fotográficas. Conheça ótimas impressoras para imprimir fotos e que são adequadas para diversas situações.


Se você imprimi fotos com freqüência, uma impressora doméstica oferece satisfação instantânea, conveniência e pode até economizar em custos de impressão a longo prazo, em comparação com impressões em gráficas profissionais.

De modelos high-end de jato de tinta (que podem lidar com essas impressões de galeria) para unidades sem fio portáteis, aqui estão as melhores impressoras fotográficas para imprimir fotos.

Epson PictureMate PM-400: A melhor impressora fotográfica

Por que você deveria considerar? Impressões rápidas com excelentes cores e detalhes.

Para quem é recomendado? Fotógrafos casuais que querem conveniência e impressões de alta qualidade.

Por que escolhemos a PictureMate PM-400:

Se você deseja imprimir facilmente fotos sem bordas de 4 x 6 polegadas para álbuns de memória ou álbuns de recortes, você tem que conhecer a Epson PictureMate PM-400

Compacta e leve, esta impressora pode ser guardada facilmente em uma gaveta quando não não está em uso. Leva aproximadamente 36 segundos para imprimir uma foto de 4 x 6 e a qualidade de imagem de alta resolução (5.760 x 1.440 dpi) é excelente. 

Impressoras Epson PictureMate PM-400

Epson PictureMate PM-400 – Impressoras para imprimir fotos


A tinta de sublimação de tinta cria impressões vívidas, resistentes a riscos e à prova de manchas – desde que você use o papel da Epson, mas também pode imprimir em papel que não seja da Epson, sem a mesma garantia. A PM-400 também suporta papel de 3,5 x 5 e 5 x 7 polegadas.

O PM-400 pode imprimir fotos do seu smartphone ou tablet usando o aplicativo móvel Epson iPrint, seja na mesma rede Wi-Fi ou diretamente via AirPrint ou Google Cloud Print. Também suporta impressão peer-to-peer com computadores via Wi-Fi Direct. 

Um leitor de cartão SD incorporado e um LCD a cores de 2,7 polegadas permitem-lhe navegar e imprimir o cartão de memória da sua câmera, eliminando a necessidade de utilizar um computador.

Dependendo do seu uso, o PM-400 pode ser um pouco caro para manter, e os tamanhos de impressão são limitados quando você o compara a uma impressora a jato de tinta maior. 

No entanto, a PM-400 é fácil de usar e portátil e produz algumas das melhores impressões que vimos em uma pequena impressora.

Fujifilm Instax SP-3: A melhor impressora fotográfica instantânea

Por que você deveria considerar está impressora?  Imprima a partir do seu telefone em segundos ou automaticamente a partir de hashtags do Instagram.

Para quem é recomendado?  Qualquer um que queira a nostalgia do filme instantâneo com a conveniência da fotografia digital.

Por que nós escolhemos o Fujifilm Instax Share SP-3:

Com a sua marca Instax, a Fujifilm desempenhou um papel importante no lançamento da indústria de câmeras instantâneas, depois de ter sido praticamente perdida durante a ascensão das câmeras digitais. 

As câmeras Instax usam filme instantâneo real para criar uma impressão totalmente desenvolvida em poucos minutos, e as impressoras da série Instax Share podem criar essas mesmas impressões em filme diretamente das fotos digitais armazenadas em seu telefone ou tablet. 

Impressoras Fujifilm Instax SP-3

Impressora Fujifilm Instax SP-3 – Impressoras para imprimir fotos


O Share SP-3 é o mais novo modelo da Fujifilm e o nosso favorito, graças ao uso do formato Instax Square, que cria impressões quadradas de 2,4 polegadas.

Além de selecionar manualmente as fotos do seu telefone para imprimir, o Share SP-3 introduziu o recurso Hashtag Print, que pode imprimir automaticamente a partir de uma hashtag do Instagram

Isso pode ser ótimo para festas de aniversário, casamentos e outros eventos em que os convidados compartilham imagens usando a mesma tag.

Leva cerca de 13 segundos para fazer uma impressão (mais alguns minutos para que ela se desenvolva totalmente) e a bateria é classificada para 160 impressões no total. 

Comparada a uma câmera Instax, que imprime todas as fotos tiradas, uma impressora Instax permite que você seja mais seletivo sobre o que você imprime, e isso pode economizar dinheiro. 

No entanto, embora não tenhamos testado o SP-3, nossa experiência com outras impressoras da Instax nos ensinou que elas podem se tornar rapidamente viciantes. Imprimir imagens do seu telefone é surpreendentemente divertido, e isso pode levá-lo a aderir de vez essa ideia.

Canon Pixma TS 9521C: A melhor impressora fotográfica multifunções

Por que você deveria considerar essa impressora?  É uma impressora versátil que tem partes iguais de trabalho e diversão. Copie, digitalize e imprima documentos, fotos e padrões para todos os tipos de projetos.

Para quem é recomendada? Usuários domésticos que procuram uma impressora fotográfica versátil e multifuncional.

Por que nós escolhemos o Pixma TS9521C:

A Canon Pixma TS9521C não é uma impressora fotográfica; Na verdade não. É anunciado como uma impressora “craft”, daí o C à direita em seu nome. 

Ela pode imprimir em tudo, desde envelopes e cartões para CDs e DVDs. Mas dentro do reino de todas as coisas astutas, imprimir fotos é certamente algo que ela pode manipular – e com funções de digitalização e cópia integradas, ela também pode lidar com muito mais.

Canon Pixma ts9521c - Impressoras para imprimir fotos

Impressoras Canon Pixma ts9521c – Impressoras para imprimir fotos


Uma das coisas legais sobre o TS9521C para fotografia é que além de imprimir até 11 x 17 polegadas, ela pode fazer impressões sem bordas de 12 x 12 polegadas. 

A velocidade é estimada em 15 imagens por minuto. Você também pode fazer impressões frente e verso graças à funcionalidade de impressão frente e verso e a bandeja de papel comporta até 100 folhas para imprimir documentos, para que possa atender às necessidades de um escritório doméstico.

O all-in-one oferece várias maneiras de se conectar a ela, incluindo sem fio com o Apple AirPrint. Há um slot de cartão de memória SD embutido se você quiser tirar fotos diretamente da sua câmera e transformá-las em impressões sem passar por um computador primeiro. 

Por fim, a impressora pode ser controlada com o Google Assistant, o Amazon Alexa e até mesmo com o If This Then That. Pelo preço, é difícil encontrar uma impressora que faça mais.

Epson HD XP-15000: A melhor impressora fotográfica a jato de tinta

Por que você deveria considerar essa impressora?  Uma impressora fotográfica com seis tintas e formato amplo que você pode comprar.

Para quem é recomendada?  Os entusiastas da fotografia que querem fazer impressões com qualidade de galeria.

Por que nós escolhemos a expressão Epson:

Não há escassez de excelentes impressoras fotográficas de grande formato no mercado. O problema é que elas podem ficar muito caras. 

A Expression Photo HD XP-15000 da Epson, uma impressora colorida de formato amplo sem fio que pode manipular impressões sem bordas de até 13 x 19 polegadas a um preço que você realmente pode comprar.

Epson Expression Photo HD XP-15000 - Impressoras para imprimir fotos

Epson Expression Photo HD XP-15000 – Impressoras para imprimir fotos


Como tende a ser padrão para impressoras fotográficas, o Expression Photo HD XP-15000 usa mais tinta do que a configuração CMYK padrão. Além das cores ciano, magenta, amarelo e preto, a Epson adicionou tintas vermelha e cinza. 

Uma tinta colorida adicional significa impressões coloridas ainda mais precisas, enquanto a tinta cinza melhora a tonalidade das fotos em preto-e-branco. 

Embora as impressoras profissionais usem ainda mais tintas, a diferença de qualidade pode ser difícil de detectar – e a Expression XP-15000 permanece muito mais acessível.

Ela também suporta impressão frente e verso e possui uma bandeja de papel frontal de 200 folhas, tornando-a útil para documentos, além de fotografias. 

A impressora é conectada via USB ou Wi-Fi e também suporta padrões de impressão móvel, como o Apple AirPrint e o Android Printing, além do Wi-Fi Direct.

Se você deseja uma qualidade de foto ainda melhor, veja o Pixma Pro da Canon (como o Pro-1 e o Pro-10 ) e a série SureColor da Epson (como o P600 ). Mas em comparação pelo preço a XP-15000 é mais acessível.

Lifeprint – A melhor impressora fotográfica portátil

Por que você deveria considerar essa impressora?  Ela coloca um toque único na fotografia instantânea

Para quem é recomendada?  Fotógrafos móveis que querem incorporar algumas impressões divertidas.

Por que nós escolhemos o Lifeprint:

A Lifeprint é relativamente uma novata no mundo das impressoras Zink. Como as outras, funciona com um aplicativo que permite selecionar e imprimir fotos do seu telefone, mas tem alguns truques na manga para tornar o processo mais agradável. 

Lifeprint - Impressoras para imprimir fotos

Melhor Impressora Lifeprint – Impressoras para imprimir fotos


Zink é uma tecnologia de impressão portátil que não usa tinta. Em vez disso, ele usa papel térmico que contém corante. Quando o calor é aplicado, a imagem colorida é exibida. 

Em nossa experiência, descobrimos que as cores estão um pouco fora, fazendo com que pareçam irreais e extravagantes. Talvez seja um preço justo a pagar pelo imediatismo do formato, mas não é o ideal.

O Lifeprint combate isso com software proprietário para garantir que as cores sejam impressas corretamente. Mas sua maior característica é algo chamado “Hyperphotos”. Um Hyperphoto tem elementos incorporados invisíveis que agem como um código QR oculto. 

Veja a foto sob a lente da câmera do seu telefone dentro do aplicativo Lifeprint, e a foto ganha vida como um vídeo. Utilizando a realidade aumentada, você pode assistir ao vídeo exibido sobre a foto ao segurá-la na mão. 

Isto é o que a Lifeprint significa quando diz que você pode “imprimir seus vídeos”. Você pode fazer Hyperphotos a partir de vídeos do Instagram ou Facebook, imagens da GoPro, GIFs animados ou fotos ao vivo do iOS.

Observe que o Lifeprint agora oferece uma impressora de tamanho maior  que imprime em um novo papel Zink de 3 × 4,5 polegadas. A Lifeprint também lançou uma  impressora de edição especial de Harry Potter, que é adequada. 

A Tecnologia de realidade aumentada é a mais próxima que chegamos de reproduzir as fotografias animadas do universo mágico de faz de conta.


As impressoras a laser são boas para impressão de fotos?

De um modo geral, as impressoras a laser não são tão boas quanto as impressoras jato de tinta para impressão de fotos, especialmente em comparação com modelos específicos de foto de alta qualidade. 

As jatos de tinta usam mais cores de tinta para melhorar a qualidade de impressão e podem suportar uma variedade muito maior de tipos de papel. 

O papel da impressora a laser deve ser capaz de resistir a altas temperaturas, que o papel fotográfico não foi projetado para fazer (também pode ser muito espesso para o alimentador de papel de uma impressora a laser).

Embora não recomendemos comprar uma impressora a laser para fotografia, se você quiser uma impressora a laser para outras tarefas e, ocasionalmente, precisar imprimir uma foto, provavelmente ficará bem com uma.

Impressoras fotográficas podem imprimir documentos?

Embora as impressoras móveis de fotos como o Instax Share não possam imprimir documentos (bem, você pode salvar uma captura de tela de um documento e imprimi-lo, se por algum motivo quiser), impressoras fotográficas jato de tinta como a Epson Expression acima certamente não é a melhor ferramenta para esse trabalho. 

As impressoras fotográficas têm um custo por página muito maior do que as impressoras a laser. Se você imprimir muitos documentos somente em texto, o laser é o caminho a percorrer. Para uma impressão de documentos mais limitada, você pode encontrar uma impressora a jato de tinta barata por cerca de R$ 300. 

Mas para documentos que combinam fotos, gráficos e texto – ou se você quiser tirar vantagem de papéis mais espessos – uma impressora fotográfica fará um ótimo trabalho.

Vale a pena comprar uma impressora para imprimir fotos?

Quando se trata de impressoras móveis, achamos que são muito divertidas. Ser capaz de fazer impressões a partir de imagens de smartphones em festas ou eventos é uma ótima maneira de deixar os convidados com uma lembrança personalizada, e as crianças adoram.

Quando se trata de impressoras fotográficas desktop, para a maioria das pessoas – mesmo para a maioria dos fotógrafos – a resposta é provavelmente não. 

É muito fácil obter impressões de alta qualidade dos melhores laboratórios de fotografia on-line e, a menos que você esteja imprimindo um grande volume, também é mais barato. 

Custo à parte, nem todos nós temos espaço em nossas casas para impressoras desktop, nem queremos o incômodo de mantê-las. A terceirização de nossos trabalhos de impressão é uma ótima maneira de evitar essa dor de cabeça.

Mas imprimir em casa, quando feito corretamente, pode dar a você os melhores resultados e permitir que você experimente todos os formatos e tipos de papel

Pode não ser para os fracos de coração, mas se você é o tipo de pessoa que gosta de ter o controle final sobre o seu trabalho criativo, possuir sua própria impressora fotográfica é uma obrigação.


8 thoughts on “As melhores impressoras para imprimir fotos.

  1. Bruna Luíza Jansen disse:

    Amo fotografia mas por hobbie não profissão…
    Procuro uma impressora para que eu possa revelar as fases da minha bebê. Pelo que entendi no final da matéria, você não acha viável?

    1. Olá Bruna.

      Se a sua intenção é apenas revelar fotos para guardar de lembranças uma impressora fotográfica pode ser uma ótima ideia, a opção que ao meu entender se torna inviável conforme relatei no texto.. é para quem pretende trabalhar de forma profissional com a fotografia.

      Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  2. Julio Cesar Negri Rozatti disse:

    gostaria de saber qual impressora para trabalhar com foto Profissional estou em duvida

    1. Olá Júlio Cesar, na verdade no texto nós abordamos apenas as impressoras fotográficas domésticas, para mostrar que é possível imprimir fotos de boa qualidade em casa e sem precisar gastar muito dinheiro pagando para uma gráfica ou Estúdio de fotos profissional.

      Mas é claro, se a sua intenção é trabalhar e revelar fotos profissionalmente, o mercado oferece uma série de opções de Impressoras fotográficas profissionais, mas esse tema iremos abordar em um próximo artigo. Fique a atento.

      Obrigado e volte sempre!

  3. margarida schuwenck disse:

    Olá, tenho uma impressora de fotos Yashica, modelo YP 120.Eu adquiri essa impressora em uma feira de fotografia e quando troquei meu notebook perdi a configuração dela. Agora estou tentando utilizar o disquete de instalação e ele não funciona. O revendedor não responde minhas questões, já fiz uma reclamação da empresa no reclame aqui, mas não fui atendida. Você teria uma opção para que eu continuasse utilizando a impressora que está novíssima?
    Muito grata.

  4. Pra mim começar a reportagem sugerindo um a impressora epson, famosa por ser desenhada para ter as cabeças de impressão entupidas com a tinta, sendo cartucho original ou não, me tirou a credibilidade de ler a página inteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.