corrigir cartão SD danificado e recuperar dados - Como corrigir cartão de memória danificado e recuperar dados?
Internet Tutoriais

Como corrigir cartão de memória danificado e recuperar dados?

Posso corrigir o erro do cartão de memória danificado sem formatá-lo e ainda recuperar os dados?


Nesta manhã, quando eu tentei compartilhar algumas fotos no meu celular através do Facebook, recebi uma mensagem de erro no cartão SD – “o cartão SD está danificado. Tente formata-lo.”

Quando tentei efetuar a formatação, logo lembei que “Formatar o cartão SD”, iria excluir todos os meus arquivos.

Como existem muitos arquivos importantes, incluindo centenas de imagens, uma coleção dos meus filmes favoritos e dezenas de documentos, decidir antes de tudo tentar recuperar o cartão sem perder meus dados.

Existe alguma solução de recuperação de cartão SD danificado confiável que eu posso usar para corrigir o erro de cartão SD sem formatação? Pesquisei e encontrei duas formas de recuperar o cartão de memória danificado.

A primeira opção é através de um processo simples do Windows, que no  meu caso não funcionou.

A segunda alternativa foi usar um software de recuperação de dados, com essa ação conseguir de volta todos os meus arquivos, mas não conseguir reaproveitar o cartão.


♦ Segue abaixo o passo a passo de como proceder nos dois casos:

Quando o seu cartão de memória está danificado ou corrompido devido a certas razões, os seus dados irão geralmente tornar-se inacessíveis.

Se você tentar abri-lo no seu computador, o Windows irá lembrar que o cartão não está acessível porque o arquivo ou diretório está corrompido e ilegível.

Neste momento, você pode tentar duas soluções para recuperar um cartão SD danificado ou corrompido, usando chkdsk ou software de recuperação de dados de terceiros para corrigir o cartão e recuperar arquivos perdidos.

Antes de começar, uma coisa que você deve observar é que vai ser preciso parar de usar o cartão SD danificado até recuperar totalmente os seus arquivos, ou você pode sofrer com falhas na recuperação de dados.


» Usa chkdsk para recuperar cartão SD corrompido sem perder os dados

Comando “chkdsk” é a sua primeira escolha para recuperação de cartão SD danificado. Não exigindo formatação, ele permite fixar um cartão SD corrompido sem perda de dados. Agora vamos ver como ele funciona. (Estou usando o Windows 7 para esta demonstração.)

1 – Conecte o seu cartão SD ao seu computador com um leitor de cartão.

2 – Vá para o menu Iniciar, digite “cmd” na barra de pesquisa, pressione Enter e então você pode ver algo chamado “cmd. exe” em uma lista de programas.

3 – Clique com o botão direito em “cmd. exe” e em seguida, você receberá a seguinte janela de comando que lhe permite corrigir o seu cartão SD corrompido sem formatação.

Corrigir o seu cartão SD corrompido sem formatação

4 – Digite “chkdsk /X /f letra de cartão SD:” ou “chkdsk letra de cartão SD: /f “, por exemplo,“chkdsk /X /f G:” ou “chkdsk h: /f”.

Terminando todas as etapas, o Windows irá verificar e corrigir o sistema de ficheiros do cartão SD. Ele normalmente leva vários minutos.

Depois disso, se aparacer a mensagem “Windows fez correções no sistema de arquivos” na janela de comando, então parabéns! Os seus arquivos foram recuperados.

Corrigir cartão SD Windows

O cartão de memória danificado é corrigido com êxito e você pode acessar seus dados com facilidade. Se esse processo não funcionar, você deve tentar um software de recuperação de dados eficiente para corrigir o cartão SD danificado e recuperar seus dados.


» Usando o Wondershare Recoverit para recuperar dados do cartão memória danificado

Recoverit é um software de recuperação de dados profissional que pode ser usado para recuperar os dados apagados, formatados ou inacessíveis em vários dispositivos, inclusive, é possível recuperar arquivos pen drive e cartão de memória.

O cartão de memória é um dos dispositivos favoritos que os usuários usam para armazenar fotos, videos e áudio, principalmente nos Smartfones.

Por isso, recomendamos o Recoverit, com a sua poderosa capacidade de recuperação de dados e a interface amigável, é a melhor escolha para restaurar fotos apagadas do seu cartão de memória ou outro dispositivo.


» Como usar a ferramenta

Passo 1: É preciso baixar e instalar a versão do software de acordo com o seu sistema operacional. Note que após a instalação do programa o passo a passo a ser seguido é o mesmo, independente se você usa Windos ou Mac.

Passo 2: Com o programa já instalado, conecte o seu cartão SD no computador e na janela principal clique na opção Recuperação de dispositivos externos” para começar o processo de restauração.

Recuperar arquivos cartão de memória

Passo 2: Na tela seguinte vai aparecer os diversos dispositivos que você pode selecionar para dar continuidade ao processo de recuperação. No nosso tutorial estamos ensinando como recuperar o cartão de memória.

Então você vai precisar selecionar a opção Cartão SD.

Cartão de memória recuperado

Passo 3: Nessa etapa, apos o seu computador identificar o dispositivo, será mostrado também informações importantes do cartão, como nome, padrão de armazenamento e a capacidade total e disponível.

Geralmente quando você seleciona a opção Cartão SD, na etapa anterior, vai aparecer só um drive disponível, isso ocorre porque a maioria dos computadores possuem apenas uma entrada para esse tipo de dispositivo.

Selecione o drive corresponde ao nome do seu Cartão e clique em “Iniciar”.

Recuperar arquivos de dispositivos externos - Como corrigir cartão de memória danificado e recuperar dados?

Passo 4: Quando concluir totalmente a verificação, será possível pre-visualizar todos os arquivos e você poderá selecionar os dados que de fato deseja recuperar.

Por exemplo, é muito fácil recuperar videos apagados através do Recoverit, basta filtrar apenas arquivos de vídeo no menu “Ver arquivos”, será mostrado apenas os seus videos que foram excluídos.

Após selecionar os arquivos que você pretende restaurar é só clicar em “Recuperar”.

Recuperando arquivos de um cartão SD

» Dicas importantes para recuperar os arquivos corretamente

A recuperação de arquivos que foram apagados de um cartão SD, na maioria das vezes é facilmente concluída com sucesso nas seguintes situações:

1 - O usuário excluiu os arquivos do cartão intencionalmente ou mesmo sem querer. 
2 - Quando houve alguma queda de energia durante o uso do cartão.
3 - O dispositivo foi infectado com vírus.
4 - Quando o usuário formata o cartão completamente.

♦ As vezes os cartões de memória sofrem perdas de arquivos devido a um erro físico do cartão, na maioria desses casos esses erros são irreparáveis e torna-se quase impossível recuperar os dados.

♦ Se durante o uso você perceber que houve algum problema com o seu cartão de memória, como falhas, erros ou perda de dados, não tente utiliza-lo novamente, retire o cartão do seu dispositivo e guarde em um local seguro.

♦ Evite retirar o cartão do computador durante o uso, utilize a opção para ejetar o cartão antes de retira-lo.

♦ Não exponha o cartão a temperaturas extremas. O calor pode danificar componentes importantes do dispositivo.

♦ Evite utilizar o cartão SD em vários dispositivos e jamais conecte o cartão em computadores invectados com vírus.


E você, quais medidas utiliza para manter o seu cartão de memória seguro e em perfeito funcionamento?

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

2 thoughts on “Como corrigir cartão de memória danificado e recuperar dados?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.