Como redefinir as configurações de fábrica do Windows.
Tutoriais Windows

Como redefinir as configurações de fábrica do Windows.

Seu PC está lento? Veja como restaurar o Windows 10 para as configurações de fábrica.


Você pode querer vender ou doar sua máquina Windows 10 (para poder comprar algo muito mais poderoso). Nesse caso, você deve garantir que todas as suas informações pessoais e aplicativos sejam removidos para proteger sua privacidade.

Felizmente, há uma maneira relativamente fácil de começar de novo com o Windows 10: a função de redefinição do Windows.

» Veja como redefinir o Windows 10 de fábrica e retorná-lo ao seu estado mais puro.

♦ Primeiro, faça backup de suas coisas!

Antes de redefinir seu sistema, você precisará fazer backup de informações importantes que não deseja perder. Isso inclui documentos, fotos, músicas e filmes, mas há outros itens para fazer backup também.

Certifique-se de que você conhece todas as suas senhas salvas, exporte todos os seus favoritos do navegador e tenha arquivos de instalação para todo o software que você deseja reinstalar – ou saiba onde obtê-los novamente.

Além disso, certifique-se de fazer backup de dados específicos do aplicativo, como filtros personalizados salvos em um utilitário de fotos, salvar arquivos de seus jogos favoritos e fazer backup de e-mails, se estiver usando um servidor off-line.


≡ WINDOWS 10


O recurso de redefinição do Windows 10 é encontrado no menu principal Configurações. Esse recurso retorna a instalação do Windows 10 para o estado padrão em que estava quando o sistema foi instalado pela primeira vez. Observe que isso pode ser tecnicamente diferente de um “reset de fábrica”, dependendo do fabricante da sua máquina.

Verifique a sua documentação ou ligue para o suporte técnico se quiser devolver o seu PC ao modo como o fez quando o tirou da caixa pela primeira vez. O fabricante pode ter partições especiais configuradas no disco rígido ou pode fornecer uma imagem de restauração de fábrica.

Etapa 1: Acesse o menu de configurações clicando no ícone Notificações na barra de tarefas ou pressionando o botão do Windows + A. Em seguida, clique em Todas as configurações.

Etapa 2: clique em Atualização e segurança e escolha Recuperação no menu à esquerda.

A próxima página contém duas opções. O primeiro, Reset this PC é o método que vamos seguir, mas vale a pena considerar o segundo se você tiver um pouco mais de habilidade técnica.

A inicialização avançada é usada para modificar seu computador em um nível mais profundo ou instalar um sistema operacional completamente diferente.

Isso é útil se o fabricante fornecer uma imagem de restauração de fábrica ou uma unidade externa contendo a imagem para retornar a máquina ao estado de fábrica.

A menos que você tenha certeza absoluta de que entende o que cada uma das opções dessa configuração faz, provavelmente é melhor deixar isso de lado.

Etapa 3: Quando estiver pronto, clique no botão Começar, sob o cabeçalho Redefinir este PC . Uma nova janela aparecerá com duas opções, Manter meus arquivos e Remover tudo.

Etapa 4: decida se deseja manter todos os seus arquivos e pastas ou realmente inicie do zero e traga seus dados pessoais de volta da sua solução de backup.

Qualquer um que você escolher, todos os seus aplicativos precisarão ser reinstalados e suas configurações, como o menu Iniciar, retornarão aos padrões.

Passo 5: Clique em qualquer opção que lhe agrade. Se você escolheu Manter meus arquivos, pule para a Etapa 7.

Passo 6: Se você escolheu Remover tudo, agora você tem a opção de apenas remover meus arquivos  ou remover arquivos e limpar a unidade.

A segunda opção formata a própria unidade, e é melhor se você estiver pensando em vender ou doar o seu computador. Demora muito mais tempo, por isso, se quiser apenas a reiniciar o PC, escolha a primeira opção e avance para o Passo 8.

Se o seu computador tiver várias unidades internas, você também terá a opção de limpar apenas a unidade principal (aquela com o Windows) ou todas as unidades conectadas.

Clique em Mostrar a lista de unidades que serão afetadas para saber exatamente o que será incluído no processo de redefinição.

        

Etapa 7: Se você escolher Manter meus arquivos, na próxima tela, o sistema exibirá uma lista de programas convencionais instalados em seu computador (aqueles não instalados na Windows Store). Essa lista será salva em sua área de trabalho quando você concluir o processo de recuperação. Clique em Avançar.

Passo 8: Uma vez que você tenha passado pelas etapas de preparação para a redefinição, você será presenteado com a escolha final. Clique em Restaurar para continuar.

Seu PC será reinicializado automaticamente e começará o processo de reinicialização. Isso pode levar uma hora ou mais, por isso, se você estiver usando um laptop, é uma boa ideia conectar o cabo de alimentação.

O computador, geralmente reinicia várias vezes durante o processo. Aguarde o Windows finalizar a restauração e iniciar o processo de configuração, insira suas informações pessoais e faça o login.

Depois de confirmar que tudo está funcionando, atualize todos os drivers importantes e instale um bom software antivírus para protegê-lo.


≡ WINDOWS 7


O Windows 7 não possui as opções incorporadas de atualização e redefinição encontradas em versões mais recentes.

Os usuários com esses sistemas operacionais têm duas opções quando procuram realizar uma redefinição de fábrica.

A primeira é reinstalar o Windows a partir do zero, o que não é uma redefinição de fábrica, a menos que você tenha todas as mídias de instalação originais fornecidas pela fábrica.

Etapa 1: Abra o Recovery fazendo uma pesquisa no Windows.

Etapa 2: selecione Opções avançadas de recuperação.

Etapa 3: clique em Reinstalar o Windows.


≡ Confira nosso guia de reinstalação do Windows 7 para obter instruções mais detalhadas.

Sua segunda opção é usar uma ferramenta de recuperação fornecida pelo fabricante ou uma partição de recuperação.

Aqui estão os nomes comuns para o software de recuperação de cada fabricante principal de PC. Inserir esses termos na ferramenta de pesquisa da área de trabalho do Windows pode ajudá-lo a encontrá-los.

  • Acer : Acer eRecovery ou Acer Recovery Management.
  • Asus : partição de recuperação Asus ou recuperação de AI.
  • Dell : Dell Factory Image Restore, DataSafe, backup e recuperação Dell e vários outros nomes.
  • HP : HP System Recovery ou Recovery Manager.
  • Lenovo : Rescue and Recovery ou ThinkVantage Recovery (em ThinkPads).

Você também pode acessar a recuperação de fora do Windows, o que é útil se você não conseguir encontrar o software ou se o Windows não estiver carregando.

Para fazer isso, reinicie o computador e preste muita atenção na tela de inicialização que aparece antes de o Windows carregar. Fique de olho em uma tecla de atalho que leva à interface de recuperação. Na maioria dos casos, a chave será F11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.