Como recuperar fotos apagadas
Smartphones Tutoriais

Aplicativos para recuperar fotos apagadas do seu Smartphone.

Você apagou, sem querer, várias fotos ou vídeos do seu celular? Conheça as melhores ferramentas e aplicativos para recuperar fotos apagadas do seu smartphone de forma rápida e segura.


Não importa qual o modelo do seu Smartphone, nem qual o seu sistema operacional. Usando iPhone ou Android a verdade é que, em alguns momentos, experimentamos dificuldades similares. Uma delas – e que provavelmente conhecerá, se estiver lendo este artigo – acontece quando se apaga de forma definitiva uma ou mais fotos sem querer.

Felizmente, quando apagamos uma fotografia, ela não fica totalmente inacessível e existem formas de recuperar, sendo algumas delas nativas dos próprios dispositivos e outras externas, como é o caso das aplicações.

Hoje, iremos olhar para algumas das formas de recuperar este tipo de ficheiro apagado, visitando os melhores aplicativos para recuperação de fotos apagadas do smartphone.

Se quiser ver outros métodos, veja também o tutorial sobre como fazer a recuperação das fotos em dispositivos móveis que o site dicas.zone preparou para você.

Recuperar fotos apagadas do Android

Como recuperar fotos apagadas no seu dispositivo Android.

Quem tem um dispositivo móvel Android pode recorrer a vários aplicativos para fazer a recuperação dos ficheiros de imagem apagados no seu dispositivo. Entre os melhores aplicativos para realizar essa tarefa, encontramos os seguintes:

Este aplicativo foi criado especialmente para Android, é gratuito e permite a recuperação de arquivos que tenham sido apagados, recuperando ainda fotografias que possam ter sido excluídas do cartão de memória.

Esta aplicação implica que tenha sido feito root ao smartphone mas, caso este tenha sido realizado, os arquivos desejados poderão ser enviados para o próprio dispositivo ou arquivados na nuvem, em locais como o Dropbox, o e-mail ou o Google Drive.

Uma opção muito simples para fazer a recuperação de fotos apagadas do seu smartphone é a Restore Image.

Esta aplicação é muito útil na recuperação de imagens e vídeos e também pode ajudá-lo na identificação de arquivos e pastas ocultas, para permitir que as apague e ganhe algum espaço na memória do celular.

Devido à sua eficácia, DigDeep Image Recovery é uma das ferramentas mais aclamadas para fazer a recuperação de fotos apagadas do celular.

Esta aplicação irá procurar os ficheiros apagados, pesquisando no cartão de memória e também na memória interna do seu dispositivo Android, restaurando-as em diversas pastas.

Como o próprio nome indica, esta aplicação age como uma lixeira, armazenando os arquivos apagados e permitindo a sua rápida recuperação, caso o usuário desejar posteriormente.

O ideal é instalar esse aplicativo antes que você tenha apagado as suas imagens sem querer. Mas essa ferramenta também disponibiliza opções para recuperar fotos apagadas mesmo antes da sua instalação.

O Undeleter é muito popular por permitir a recuperação de vários ficheiros, incluindo fotografias.

Este aplicativo permite recuperar fotos (e outros ficheiros) que tenham sido apagadas da memória interna ou do cartão de memória. Implica, no entanto, que tenha sido criado um acesso root no seu smartphone.

O aplicativo Photo Recovery tenta recuperar todas as fotos e imagens perdidas, excluídas ou ocultas em seu dispositivo. Nenhuma raiz necessária.

Este aplicativo gratuito de recuperação de fotos inclui muitos recursos, como 2 algoritmos de recuperação de diferenças, navegação avançada de arquivos, visualização de imagens recuperadas, upload e transferência de arquivos.

Com uma forma de ação muito semelhante à da última aplicação que nos referimos, Recuva também visa a recuperação de imagens que tenham sido apagadas do cartão de memória do seu smartphone.

Ao conectar este cartão ao computador e mediante o uso gratuito desta aplicação, conseguirá fazer a recuperação das fotos apagadas.

recuperar fotos apagadas do iOS

Como recuperar fotos apagadas no seu dispositivo iPhone.

O iPhone tem, de origem, algumas funcionalidades que permitem que recupere as fotografias apagadas, de forma bastante simples e rápida. Entre as principais formas de recuperação destas fotos, destacamos:

1. Recorrer ao iTunes

Se apagou fotos do seu iPhone e quer recuperá-las, manter o iTunes sincronizado com o iPhone poderá ser uma boa ideia. Ao manter esta sincronização automática, poderá sempre extrair o arquivo criado de backup no iTunes. Para fazer este processo, o dispositivo móvel deve ser ligado ao computador.

Em seguida, terá apenas de recorrer às opções Arquivo > Dispositivo > Restaurar do Backup. As suas fotografias voltarão a estar disponíveis.

2. Restaurar a partir do iCloud

O backup dos dados no iCloud deve ser ativado para os principais arquivos do iPhone. Os dispositivos iOS permitem que se selecionem os principais arquivos a guardar.

Se ativar esta funcionalidade para as fotografias, terá sempre a possibilidade de restaurar os ficheiros de imagem que apagar, recorrendo a este backup.

3. Recorrendo ao EaseUS MobiSaver

Quando não existem arquivos de backup, a alternativa para conseguir recuperar as fotos de dispositivos iOS é através da aplicação EaseUS MobiSaver.

Esta aplicação específica para iPhone costuma realizar a recuperação das imagens apagadas de forma eficiente.


Com estas dicas e aplicações, em menos tempo do que imagina, terá novamente acesso aos ficheiros de imagens que apagou. Não deixe de comprovar a eficácia destes métodos e aplicativos e de nos dizer a sua opinião sobre os mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.