passo a passo para recuperar celular perdido ou roubado
Smartphones Tutoriais

Saiba como recuperar um celular perdido ou furtado

Apesar de ser indispensável nos dias de hoje, o celular ainda pode ser considerado um artigo de luxo, e por isso existem diversos casos de furtos desses aparelhos. Mas, existem alguns aparelhos que dispõem de sistemas de localização que permitem recuperar celular perdido ou roubado.

Aqui percebe-se que o avanço tecnológico é bom, a internet fibra é para muitas pessoas no brasil e no mundo, algo que anos atrás não era possível e, com os avanços, as pessoas hoje podem acessar o que quiserem sem se preocupar com coisas mais técnicas.

Atualmente, com todos esses avanços, as pessoas podem até se dedicar a estudar diversos assuntos, como fazer um curso profissionalizante online mec

Graças aos avanços da tecnologia, diversos setores da nossa vida se tornaram mais simplificados e com isso, até mesmo tarefas do nosso cotidiano ficaram mais fáceis de serem realizadas.

Mesmo com todas essas qualidades e apesar de ser indispensável em nossa sociedade, o furto de celulares é algo muito comum e com isso, as pessoas precisam adotar medidas de segurança. Quem sabe comprando uma câmera de segurança monitorada pelo celular.

Dessa forma, usando seu próprio celular, pode-se monitorar a frente de sua casa e outros locais, o que aumenta a segurança do lugar. Por conta de todas as dificuldades que surgem com esses roubos constantes, as pessoas querem saber se prevenir do roubo.

como recuperar celular perdido ou roubado

Há várias práticas que podem ser adotadas, como criar um programa de monitoramento remoto, onde outras pessoas possam estar acompanhando a sua localização em tempo real da forma mais rápida possível, isso, ajuda caso seja necessário achar o celular.

Por isso torna-se importante sempre ter medidas de segurança, a partir do momento que o celular tem algum dispositivo de segurança, a pessoa pode ficar mais tranquila para sair com seu celular, diferente do que ela faria se não tivesse essas medidas aplicadas.

Qualquer loja de conserto de celular Samsung pode dar orientações nesse sentido, ensinando como colocar um modo de rastreio nos aparelhos para recuperar celular perdido ou roubado e outras formas de se proteger. 

Os aparelhos já possuem uma forma de serem rastreados, para isso é necessário fazer a ativação desse mecanismo em seu celular. Caso seja necessário pode-se consultar o manual de instruções ou algum tutorial disponível na internet.

Por se tratarem de aparelhos de alto custo e muito tecnológicos, capazes até mesmo de fazer automação residencial pelo celular, eles se tornam alvos para furtos e roubos.

Os celulares se tornaram itens fundamentais na rotina. Além das ligações, eles permitem enviar mensagens, vídeos, tirar fotos e acessar aplicativos variados. Por isso, quando esse aparelho é perdido ou roubado, o usuário acaba se sentindo muito mal.

Por isso, esse artigo veio trazer alguns aspectos que envolvem a recuperação de um celular, seja ele perdido ou roubado. E não é identificando a capinha de celular com popsocket na rua para tentar encontrar o aparelho, mas usando tecnologias de rastreio.

Como funciona o rastreio para recuperar celular perdido ou roubado

O rastreador utiliza o GPS para achar a localização certa do celular, seja o aparelho um iPhone ou Android.

Diferente do que ocorre nos casos de bloqueio de aparelho, o rastreio não exige que o usuário conheça o IMEI do dispositivo para fazer a busca. 

Melhor rastreador de celular Android

Só o login e senha da sua conta do Google ou Apple ID, já são mais que suficientes para usar essa função. Todavia, é essencial ressaltar que para achar celular Android e iOS é exigido que o smartphone esteja com o GPS ligado e com conexão de internet boa. 

Logo, é essencial que a pessoa deixe a função de localização sempre ativa e, claro, tenha um plano de internet móvel que não deixe a pessoa na mão nessas horas.

Como utilizar rastreador para recuperar celular perdido ou roubado

Agora que já se sabe como funciona um rastreador de smartphone, é o momento de entender como usar ele. Em primeiro lugar, como já foi mencionado, é necessário ativar a função de rastreamento no aparelho, caso ela ainda não tenha sido ativada. 

Depois, é só seguir o passo a passo que vai ser apresentado logo abaixo, de acordo com o sistema operacional que faz parte do aparelho. O passo a passo é:

Para o Android

O passo a passo para ativar o rastreamento em aparelhos Android não é muito complicado, basta que o usuário do sistema operacional, preste atenção e siga corretamente:

  • No menu de aplicativos, clique em configurações;
  • Logo em seguida, clicar em Google;
  • Após isso, aperte em Segurança;
  • Escolher a opção, Encontre meu aparelho;
  • Finalmente, ligue a função de rastreio.

É importante lembrar que algumas marcas de aparelho já vem com um sistema de rastreamento próprio deles, vale a pena conferir se esse é o caso do seu aparelho.

Para dispositivos IOS

Assim como a opção de rastreamento do Android, os dispositivos IOS também são simples e intuitivos. Veja a seguir:

  • Na aba de apps, vá até a opção Ajustes;
  • Após, vá na sua conta, indicada com seu nome;
  • A seguir, aperte em Buscar;
  • Escolha a opção Buscar ou Procurar iPhone;
  • E, por fim, ligue a função de rastreio.

Assim como usar um software para escola infantil, essas opções de rastreamento são simples e bem didáticas, justamente para que os usuários consigam ativá-las.

E, o que fazer quando o celular é roubado ou perdido

Importante saber o que fazer quando essas situações acontecem, mas tenha o cuidado de fazer isso logo após o roubo e se for possível longe dos assaltantes, para que a sua integridade física esteja preservada e não aconteça nada com sua saúde.

Use as ferramentas para recuperar celular perdido ou roubado

Seu smartphone tem ferramentas para casos de perda e roubo. A partir de um PC pessoal ou outro dispositivo bom, entre em um dos sites da plataforma do Google, Android e IOS e faça uso dessas ferramentas para proteger seus dados pessoais.

Localizar o aparelho

Se a pessoa perdeu o celular por algum descuido, existem duas ferramentas que podem recuperá-lo. A primeira é tentar ligar para o próprio número. Motoristas de aplicativos e garçons em restaurantes, por exemplo, podem auxiliar a pessoa a recuperar o celular.

A segunda ferramenta é o rastreamento dado pelo sistema do seu celular, que é mais exato do que qualquer outro rastreamento de operadora

localizar aparelho celular roubado - motorista de aplicativos

A pessoa também poderá enviar um comando que faz o celular disparar um som, contornando a configuração de volume e, possibilitando que seu aparelho seja achado mesmo no modo silencioso. 

Em caso de roubo, o rastreio e o toque sonoro não podem ser acionados, porque a pessoa deve tomar uma ação o mais rápido possível para agilizar a proteção dos seus dados.

Limpe o aparelho remotamente

Se está claro que a pessoa não poderá achar o telefone, utilize o comando para apagar remotamente todos os arquivos. O comando em questão chama-se Apagar o Dispositivo, no iPhone ou Limpar dispositivo, no Android. 

Avise o roubo à operadora

Depois que a pessoa protege seus dados, avise o roubo à operadora para que ela desligue seu chip. Assim, os assaltantes não poderão utilizar o seu número.

Faça o bloqueio do IMEI do celular

Com o boletim de ocorrência, entre em contato com a operadora para pedir o bloqueio do IMEI. Desse modo, os assaltantes não poderão utilizar mais o celular.

A partir do bloqueio do IMEI, o aparelho vai ficar impedido de entrar nas redes móveis, reduzindo a possibilidade de que o ladrão possa vender ou usar o aparelho de novo.

Analise as contas e verifique atividades ruins 

Se a pessoa tiver algum app bancário em seu celular, entre em contato com o banco e confirme que nenhuma ação indevida foi feita em sua conta. 

Se a exclusão remota das informações do aparelho não tiver sido feita com sucesso, mude todas as senhas das contas que estavam cadastradas em seu smartphone, redes sociais e e-mail, tudo que for possível.

Dicas para proteger os dados bancários

Quando se perde um aparelho celular, seja por descuido ou furto, a primeira preocupação que se tem é com dados importantes e sigilosos, como os bancários. Por isso existem algumas maneiras de proteger essas informações, como:

  1. Não armazene dados sobre a conta no celular;
  2. Ative a verificação em duas fases;
  3. Acompanhe suas contas com alguma frequência;
  4. Não use o e-mail da conta do banco no celular.
Seguro para equipamentos portáteis

Essas são as dicas que podem ser apresentadas para que as pessoas protejam melhor seus dados, sempre tomando cuidado para que em possíveis perdas ou roubos, eles não sejam acessados por terceiros.

Considerações finais

Os roubos têm se tornado mais constantes nos dias atuais, principalmente com a evolução dos aparelhos celulares. E, com isso, aumentou também a preocupação das pessoas com a segurança dos celulares e de seus dados.

Por isso, torna-se importante tomar todas as precauções para que informações importantes e sigilosas não caiam nas mãos de terceiros, protegendo assim a integridade física e mental do dono do aparelho. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.