Software Windows

Com o fim do suporte, o que é preciso fazer para continuar usando o Windows XP.

Microsoft finalizou o suporte para Windows XP e Office 2003 no passado mês de abril, isto significa que realmente chegou a hora de dizer adeus?

O bem-sucedido sistema operacional lançado em 2001 revolucionou a forma de trabalhar no computador. Com sua estabilidade e robustez, demonstrou ser melhor que seus sucessores em inumeráveis ocasiões.

O que não se pode negar é que ele foi o favorito e o mais querido pelos usuários entre todas as versões de Windows lançadas até o dia de hoje.

Microsoft retirou o suporte para Windows XP e Office 2003 em Abril deste ano, mas isto significa que chegou o momento de atualizar-se ou o fato pode ser simplesmente ignorado?

TuneUp responde a esta e outras perguntas que resolvem as principais incógnitas sobre este comentado assunto.


 O que significa o fim do ciclo de vida de suporte?
Há quase dez anos, a Microsoft estabeleceu sua política de ciclo de vida de suporte, que define quando finalmente deixa de oferecer assistência técnica para consumidores e empresas, assim como o suporte geral aos produtos através de atualizações, service packs e outras melhorias.


Quanta gente ainda utiliza o Windows XP?
É realmente surpreendente que este sistema operativo de treze anos de idade chegou a vender em sua história mais de um bilhão de cópias e ainda continua contando com uma grande quota de mercado de 30% entre todos os sistemas operativos existentes, apesar da chegada do Windows Vista, Windows 7 e, mais recentemente, o Windows 8 e 8.1. Em resumo, o Windows XP simplesmente se recusa a sucumbir.


O Windows XP continuará funcionando?
Sim. Depois do dia 8 de abril (data oficial de finalização), o sistema operacional continua trabalhando, porém a Microsoft já não proporcionará novas atualizações, patches ou suporte técnico.


É seguro continuar a utilizá-lo?
Uma ameaça importante para os usuários que seguem utilizando o Windows XP após o suporte ter terminado é que os seus sistemas já não serão atualizados para protegerem-se de novas ameaças.

Embora isto por si só não represente tanto perigo, abre-se uma porta a malwares especificamente projetados para atacar as vulnerabilidades do Windows XP.

Quando se trata de softwares instaláveis no PC, cabe a cada fabricante ou fornecedor decidir se vão continuar oferecendo suporte de seus produtos para computadores que utilizam Windows XP.


Softwares como o TuneUp Utilities continuará funcionando?
Sim. TuneUp Utilities e outros produtos da AVG continuarão funcionando em Windows XP.


O que fazer se ainda se utiliza Windows XP?
A TuneUp sugere enfaticamente que o usuário de Windows XP avance a um sistema operacional com suporte para que possa beneficiar-se das atualizações que melhoram a segurança, corrigem problemas e adicionam novos recursos. Para atualizar o sistema para uma versão mais recente do Windows, o usuário pode fazê-lo diretamente pelo site oficial do Windows.

Se você gostou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.