Hardware Tutoriais

Conheça a diferença entre placas On-board e Off-board.

Há algum tempo atrás quando tentava colocar uma placa de vídeo no meu computador, comecei a pesquisar a melhor opção, como ainda era leigo no assunto me deparei com duas difíceis palavras – on-board e off-board, que no caso são os modelos de placas disponíveis.

Depois de todo esse tempo ainda encontro na internet muitas pessoas com a mesma duvida que eu tinha na época.

Visando esclarecer um pouco a diferença entre esse dois conceitos de placas resolvi escrever este pequeno tutorial pra uma breve explicação.


≡ Placa On-Board

Chamamos de placas on-board as que tem a maioria dos seus dispositivos já integrados a placa mãe – (Ex: rede, vídeo, som etc…).

Atualmente esse tipo de placa tem boa qualidade, sendo suficiente para quem não realiza tarefas que exige muito do desempenho do PC – como rodar jogos com gráficos mais exigentes ou edição de videos.

Tem boa performance quando é usada apenas para acessar a internet, assistir videos gravados em seu micro ou visualizar filmes em DVD, além de ser muito mais barato do que uma placa Off- board.

Tem Drives mais estáveis e consomem apenas a memória RAM adequada pra aquele momento. Para quem pretende comprar um computador novo e está em duvida sobre quais desse modelos escolher e ainda pretende prioriza o custo beneficio, o ideal é analisar para que fins usará a sua nova máquina.

Como já foi citado a cima, as placas On-board são suficientes para quem só realiza tarefas cotidianas sem muita exigência de desempenho.


≡ Placa Off-Board

As placas off-board não possuem seus dispositivos integrados a placa mãe, precisando portanto de placas extras com esses dispositivos, que serão instalados nos seus respectivos Slots.

Tem desempenho superiores as placas On-board pois tem sua própria central de processamento e a transferência superior as que rodam na memoria RAM.

São bem mais caras pós além da placa mãe você tem que comprar todas as outras. O desempenho do computador como um todo é visivelmente percebido, principalmente quando usado pra jogos e outras funções que exigem gráficos de melhor qualidade.

Espero que tenham gostado das dicas e se ficou alguma dúvida deixe um comentário para análises futuras!

One thought on “Conheça a diferença entre placas On-board e Off-board.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.