O que é SSD
Hardware Tutoriais

O que é SSD e como instalar no seu notebook?

O SSD é uma nova tecnologia para armazenamento dos dados. Esse produto veio para substituir os HDs, pois são consideravelmente mais rápidos, graças ao seu baixo tempo de acesso de leitura e excelente rendimento.


Quais são os Tipos de SSD?

O modelo de interface mais antigo e mais comum de SSD é de interface SATA, possui velocidade de até 6G Bit/s ou aproximadamente 600 MB por segundo. Com o tempo está sendo substituído pelo NVME, por ser ainda mais rápido.


Este modelo de interface é utilizado comumente para conectar placas gráficas, placas de rede ou periféricos de altíssimo desempenho. São baseados no padrão Nonvolatile Memory Express (NVMe), que possui a velocidade de até 16 GBits por segundo e 4.000 MB por segundo.

Os principais motivos para realizar o upgrade para um SSD é a possibilidade de ter uma proteção dos dados mais segura, facilidade na instalação e oportunidade de aumentar a velocidade no carregamento dos dados.


Como instalar o SSD no seu notebook?

Primeiramente, você precisa ter o conhecimento de como remover o disco rígido do seu notebook, caso não tenha esse conhecimento busque pelo manual do seu notebook ou por um técnico especializado.

Lembre sempre de retirar a bateria do seu notebook antes de realizar qualquer procedimento, isso vai evitar que você danifique algum componente. Além desses cuidados e conhecimento, você precisará de uma chave de fenda pequena para todos o processo de retirada do HD e substituição do SSD.

O que é SSD

4 Passos para instalar SSD no notebook

1. Escolha seu novo SSD

Para escolher o SSD correto para o seu notebook, você precisará verificar algumas informações, qual a interface de dados, o tamanho e formato e a capacidade desejada.

Conforme mencionamos acima, no mercado temos alguns SSDs e o mais utilizado é o SATA, portanto, verifique o limite da placa-mãe do seu notebook.

Os modelos mais comuns de tamanho são de 9mm, pois são compatíveis com a maioria dos notebooks convencionais. E a capacidade, dependerá do quanto você precisa para armazenar arquivos, o padrão se inicia em 250GB.


2. Faça backup / transfira seus arquivos

Antes de retirar o HD que consta no seu notebook, você precisará migrar os dados para o SSD, com um cabo adaptador USB-SATA. Com o CD de migração de dados, que normalmente é fornecido com o SSD, siga corretamente as instruções.


3. Substitua o HDD pelo SSD

Primeiro passo é você desligar o notebook e todos os cabos que estejam conectados a ele e retirar a bateria. Se tiver alguma dúvida de como encontrar o HD consulte o manual de instruções.

Após encontrá-lo, desparafuse as dobradiças que possam ter e desconecte a unidade do conector. Retire o HD e substitua pelo SSD. Remonte todas as partes e peças novamente nos devidos lugares.

Aqui mencionamos de uma maneira bem geral, portanto, verifique se o modelo do seu notebook tem alguma particularidade e efetue a troca conforme instruções dele.

O que é SSD

4. Inicie e aproveite

Se você realizou o passo 2, o sistema operacional já se encontra no SSD. Se desejar reinstalar o sistema operacional, precisará do disco de instalação. O notebook pode solicitar uma reinicialização, após isso o seu aparelho já consta com o SSD devidamente instalado no seu notebook.

A instalação do SSD é simples e consideravelmente barata, proporciona o carregamento mais rápido, desde a inicialização do sistema até a utilização de vários programas ao mesmo tempo. Além de também prolongar a vida útil do seu notebook.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário que teremos o maior prazer em respondê-los.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.