PC gamer ou Notebook gamer
Games Hardware

PC gamer ou Notebook gamer? Saiba qual é o melhor investimento

Os jogos digitais viraram uma febre no mundo, conquistando desde o público jovem até os adultos. Hoje já existe um mercado enorme de jogos, bastando apenas ao jogador escolher a melhor máquina para jogar, um PC gamer ou Notebook gamer.

Como muitos sabem, existe uma série de jogos que não rodam em computadores e notebooks normais, sendo necessários os modelos gamers, aparelhos com peças e configurações específicas que possibilitam a utilização para jogos.

Essas duas opções sempre deixam as pessoas na dúvida sobre qual máquina é a melhor para comprar, levando em consideração principalmente o fator de desempenho.

Mas é claro que outros pontos não devem ser deixados de lado, como preço, consumo de energia, tamanho, possibilidade de customização e diversos fatores.

Descobrir qual é o melhor custo-benefício entre o PC gamer ou notebook gamer pode salvar o orçamento e o lazer de diversas pessoas que precisam utilizar seu dinheiro disponível para outros serviços, como aplicação de pele vidro.

Lembre-se que devido a configurações mais avançadas, aparelhos gamers possuem um custo a mais, portanto, sua compra deve ser avaliada com calma e sagacidade.

Para os profissionais da área de tecnologia a escolha desses equipamentos pode ser um processo fácil e rápido, mas para a maioria das pessoas, principalmente as leigas no assunto de tecnologia, escolher entre esses dois tipos é algo complexo.

Diante disso, este artigo busca apresentar aos leitores quais são as principais diferenças entre um PC gamer ou notebook gamer, listando as principais características de ambos e qual possui o melhor custo-benefício.

O que é um equipamento gamer?

Gamer é uma palavra em inglês para “jogador”, portanto, os equipamentos gamers são quaisquer dispositivos ou conjunto de peças destinados ao funcionamento de jogos, que geralmente são “pesados” e exigem equipamentos potentes.

Os itens gamers podem englobar dispositivos como computadores, notebooks, teclados, mouses, e, futuramente, quem sabe até mesmo celulares, que hoje em dia precisam de manutenção de celular samsung.

Presentes baratos para Gamers

Atualmente, o mercado de jogos está aquecido, sendo lançados anualmente milhares de jogos dos mais diversos estilos, como RPG, MOBA, ação e aventura, estratégias, simulações online e assim em diante.

Os jogos estão cada vez mais complexos e sua criação pode envolver até mesmo filmagens com atores reais para capturar expressões faciais e movimentos realistas.

Além da locação de video game, há também os jogos online, onde é possível jogar em salas com mais de 30 e até mesmo 100 jogadores ao mesmo tempo.

Ou seja, a evolução dos equipamentos precisa acompanhar a evolução dos jogos, que a cada ano se tornam mais complexos e exigem processadores cada vez mais potentes.

Isso já vem acontecendo com os consoles, como de diversas marcas famosas no mercado, que sempre estão lançando novos modelos e versões.

Entretanto, com o advento da internet e a popularização dos equipamentos gamers, os consoles estão sendo deixados de lado e substituídos por computadores e notebooks gamers.

Esses equipamentos, para serem considerados gamers, não bastam apenas terem um design futurista com luzes coloridas piscando, eles precisam ser potentes e possuírem bons processadores, placa de vídeo dedicada, memória RAM grande, entre outros fatores.

Portanto, é importante compreender o que levar em consideração quando realizar de seu equipamento gamer, algo que se tornou o sonho de muitos jovens e adultos.

Fatores a considerar ao escolher um PC gamer ou Notebook gamer?

Existem diversos fatores que devem ser considerados ao escolher um PC gamer ou notebook gamer, como: 

  • Desempenho;
  • Preço; 
  • Manutenção;
  • Upgrade
  • Portabilidade.

Cada um desses fatores será tratado com mais detalhes nos próximos tópicos, para que você tenha uma visão ampla de todos os prós e contras de cada uma dessas máquinas. 

Desempenho

Aquele boato que os notebooks possuem baixo desempenho é algo que claramente ficou no passado. Desse modo, um notebook pode ser tão potente quanto um computador.

Sendo assim, deve-se considerar o conjunto de peças que formam o computador, como: 

  • Memória RAM; 
  • presença de placa de vídeo integrada; 
  • Presença de placa de vídeo dedicada; 
  • Tamanho da placa de vídeo; 
  • Tipo de processador; 
  • Tipo de armazenamento; 
  • A marca dos componentes; 
  • Quantidade de coolers;
  • Taxa de aquecimento;
  • Data de lançamento dos componentes.

Esses são os principais tópicos que o consumidor deve ficar atento ao comprar um aparelho gamer. É necessário saber até mesmo da data de lançamento de cada um desses componentes, pois assim evita-se comprar itens defasados.

Algumas marcas no mercado também se destacam, então se você tem preferência por uma marca específica, procure equipamentos que as utilizem.

Além disso, o quesito potência precisa ser avaliado caso a caso, com comparações específicas entre os itens.

Computador gamer ou Notebook gamer

De forma geral, os notebooks já conseguem competir no mesmo nível que os computadores.

Mas existem algumas vantagens que só os computadores possuem, como as considerações térmicas, pois computadores podem chegar a temperaturas maiores sem superaquecer, devido a presença dos coolers.

Além da possibilidade de montagem de seu próprio computador gamer, com peças escolhidas uma por uma, caso o cliente tenha conhecimentos básicos de hardware, é possível criar o seu próprio desktop

Preço

Os preços dos computadores e notebooks gamers dependem muito dos seus componentes e configurações, portanto, é outro fator difícil de avaliar e que deve ser feito caso a caso.

Mas, de forma geral, o ato de possuir um computador já é algo mais caro, tendo em vista a necessidade de compra dos periféricos já citados, o que aumenta o valor do computador.

Também é possível comprar periféricos gamers para um notebook, porém, são itens opcionais.

Diferentemente do caso dos computadores, onde os itens são obrigatórios para que o usuário tenha uma experiência plena utilizando o equipamento, como a mesa ou a cadeira giratória alta para balcão.

Upgrade

Ao comprar um item gamer ou qualquer eletrônico hoje em dia, é necessário ter conhecimento de que atualizações constantes precisam ser feitas para que ele continue funcionando.

Os eletrônicos evoluem quase que na velocidade da luz e rapidamente ficam defasados, então upgrades sempre devem ser feitos.

Como jogar online no PC Gamer

Os notebooks saem em desvantagem nesse item, pois abrir um notebook é um processo muito mais complicado do que um computador devido a sua portabilidade e aproximação das peças, desse modo, qualquer erro pode danificar o notebook inteiro.

A grande vantagem dos desktops é que seus componentes internos são de fácil acesso e podem ser trocados sem muitas complicações, até mesmo o conector elétrico derivação.

A atualização do hardware de um computador é o ponto que faz com que muitos jogadores prefiram comprar computadores gamers, principalmente aqueles que desejam fazer upgrades graduais em suas máquinas.

Desse modo, ao comprar um notebook, considere que você usará mais ou menos os mesmos componentes internos por todo o tempo que tiver a máquina.

Manutenção

Os notebooks possuem menos necessidade de manutenção que os computadores, pois o sistema é fechado e entra menos poeira, por exemplo, diferentemente de um gabinete.

Mas, quando é necessário fazer uma manutenção em um notebook, é um processo mais caro e complexo.

Sendo algo que não pode ser realizado sozinho caso você não tenha conhecimentos sobre hardwares, sendo necessário chamar uma assistência técnica autorizada lenovo. Portanto, coloque na balança esse fator.  

Portabilidade

Ao realizar uma comparação entre um notebook e computador gamer, um dos quesitos a ser analisado é a portabilidade, ou seja, a possibilidade de levar para qualquer lugar.

Os notebooks são os itens com maior portabilidade, uma vez que são leves, pequenos e flexíveis, diferentemente dos computadores que possuem até mesmo cabine primária alta tensão, ou seja, é um item grande.

Os notebooks gamers naturalmente devido às suas configurações são mais pesados que os tradicionais, mas isso não os impede de serem portáteis.

PC gamer ou Notebook gamer

Se você é uma pessoa que costuma sempre estar longe de casa, essa portabilidade pode ser extremamente benéfica.

Os computadores, por outro lado, são muito maiores, principalmente os da categoria gamer e não possuem portabilidade alguma, sendo necessário até mesmo a compra de itens como cadeira e mesa para que possa ser utilizado.

Além de demandar a compra de outros periféricos, como mouses, ribbon impressora zebra tlp 2844, telas e teclados, o que torna um computador um item que definitivamente não pode e não deve ser transportado para locais fora da sua casa.

Considerações finais

O melhor custo-benefício entre adquirir um PC gamer ou notebook gamer só pode ser decidido de acordo com as prioridades e possibilidades financeiras do comprador.

Se no futuro o desejo é fazer upgrades e personalizações, a melhor escolha é um computador. Entretanto, se o quesito que mais pesa é a portabilidade, pode ser melhor escolher um notebook.

Tudo depende dos gostos e das necessidades dos clientes, mas quanto a questão é o preço e potencial, os computadores e notebooks estão caminhando lado a lado. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.