Cartão de Crédito protegido
Dicas Segurança

Cartão Clonado: 6 Dicas Essenciais para evitar Golpes.

Quem já teve o cartão clonado sabe como a situação é inconveniente e pode dar trabalho para resolver. A clonagem de cartões de crédito é uma das formas mais comuns de enganar os compradores, seja em lojas físicas ou na internet.

O risco de ter o cartão clonado sempre existe e, por isso, é essencial ficar atento na hora de usá-lo e evitar cair em golpes. Confira 6 dicas de cuidados para ficar de olho!


1. Não Digite a Senha em Sites


Compra online com cartão de crédito

A senha é utilizada somente nas compras em lojas físicas. Na internet, esse dado não é necessário e o usuário consegue pagar qualquer boleto de loja online apenas com o número do cartão, a data de vencimento e o código de segurança.

Além disso, bancos não enviam e-mail solicitando senhas. Caso aconteça, um alerta: é possível que você esteja sendo vítima de phishing.


2. Compre Apenas em Sites Confiáveis


Dê preferência para sites maiores e mais conhecidos. Em lojas menores, procure referências na internet antes de realizar a primeira compra. Outra dica é verificar se há um cadeado na barra de endereço eletrônico, pois essa é a confirmação de websites seguros.


3. Evite Usar o Cartão de Crédito em Locais Suspeitos


Teclado de caixa eletrônico

Caixas eletrônicos que ficam na rua ou em espaços públicos podem ser adulterados com maior facilidade. Nessas circunstâncias, os criminosos podem instalar um equipamento que rouba os dados do cartão. Por isso, é bom evitar usá-lo.

Outra dica muito importante: nunca deixe que um vendedor ou garçom leve o cartão efetuar a cobrança em outro local sem supervisão. 


4. Não acesse o Internet Banking em Dispositivos de Terceiros


Nunca acesse a sua conta de banco por meio de um computador público ou dispositivos de terceiros. Evite, também, utilizar o Internet Banking em redes públicas de Wi-Fi, pois elas são mais instáveis.


5. Monitore as Compras Efetuadas com o Cartão


Homem olhando para o celular

Fique de olho na fatura e na movimentação da conta. Vários bancos oferecem o envio de uma notificação no celular toda vez que uma transação é feita. Assim, é possível acompanhar todas as ações realizadas com o cartão e identificar compras que não são suas.


6. Instale um Antivírus no Computador e no Celular


Os softwares de proteção são ótimas ferramentas para não cair em roubadas. Por isso, instalar um antivírus de qualidade no computador e no celular é uma das melhores maneiras de se proteger desses golpes.

Tem mais dicas para evitar que o cartão seja clonado? Compartilhe nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotecblog.

Imagens: Pexels, Pixabay, Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.