segurança em operações financeiras
Finanças Segurança

Como a tecnologia pode garantir a segurança em operações financeiras.

Está preocupado com a segurança das suas operações financeiras? Veja como usar a tecnologia como aliada das suas finanças na crise.


Um dos grandes benefícios da tecnologia é que ela pode nos ajudar a ter mais segurança em nossas operações financeiras.

E os bancos e outras instituições do ramo estão cada vez mais preocupados com a segurança dos dados dos clientes, assim como em garantir que todas as transações sejam feitas de maneira correta e segura.

Sabendo disso, fizemos este texto para explicar a você como a tecnologia auxilia na segurança das operações financeiras e como você pode usá-la para montar o seu planejamento financeiro pessoal a fim de conseguir organizar contas na crise.

Finanças online: como garantir a segurança com cartão de crédito

Quando o assunto é segurança financeira, os cartões de crédito logo vêm à mente. Eles são uma ótima alternativa ao uso de dinheiro em espécie. E, como requerem senha, são seguros. 

Além disso, caso você seja roubado ou perca o seu cartão, rapidamente consegue bloqueá-lo para que ele não seja mais utilizado.

Mecanismos de segurança dos bancos

Nesse contexto, os próprios bancos já oferecem diversos mecanismos que tornam as operações ainda mais seguras.

Primeiramente, a maioria das instituições financeiras já disponibiliza contas digitais. Essas contas permitem que você acompanhe as suas transações em tempo real. 

Além disso, caso alguma compra seja feita, você recebe uma notificação avisando. Assim, logo que você reconhece uma transação suspeita, já consegue reportar ao banco e bloquear o seu cartão.

Outra característica das contas digitais é a possibilidade de emitir um cartão digital. Ele é mais seguro do que o físico, o que ajuda você a evitar golpes.

Os bancos ainda colocam senhas e tokens no acesso ao aplicativo do celular. Algumas vezes, é necessário até fazer reconhecimento facial.

Ou seja, as instituições financeiras estão se esforçando para oferecer soluções cada vez mais seguras aos seus clientes.

proteger cartão de crédito

Mecanismos de segurança das bandeiras de cartão

Da mesma forma, as bandeiras de cartão de crédito também contam com mecanismos de segurança para garantir a eficiência do sistema de meio de pagamento.

Essas bandeiras são as responsáveis por fazerem a ponte entre o banco do comprador e a empresa adquirente. Ou seja, elas regularizam as parcelas de uma compra, fazem a aceitação de um cartão em um certo ponto de venda e até intermedeiam o mercado.

No mundo digital, as bandeiras também buscam identificar fraudes e elas podem não autorizar uma transação caso a identifiquem como suspeita.

Ou seja, se você usa cartão de crédito e toma os devidos cuidados para que seus dados estejam seguros, então as suas operações financeiras estão seguras. De qualquer forma, sempre fique atento para não cair em fraudes e golpes.

Cuidados a tomar em operações financeiras online 

Diante disso, listei alguns cuidados que você pode tomar para garantir que as suas transações online sejam mais seguras.

Verifique a empresa

Primeiramente, verifique a empresa com a qual você está tratando. Muitas vezes, para solicitar um empréstimo pessoal ou um cartão de crédito, escolhemos lidar com empresas mais novas no mercado porque elas oferecem soluções mais inovadoras, menos burocráticas e até taxas melhores.

Porém, você deve pesquisar bastante sobre essas instituições antes de fechar qualquer negócio com elas. Tenha a certeza de que você está lidando com uma empresa séria e reconhecida no mercado, para não correr o risco de cair em um golpe.

Reputação e avaliação de outros consumidores

Uma dica é checar a reputação da empresa e a avaliação de outros consumidores. Você pode procurar notas baixas em aplicativos e ler os motivos que levaram os consumidores a reclamarem daquela instituição.

Também pode verificar sites como o “Reclame Aqui” para identificar se algum consumidor reclamou de desonestidade e de ter sido enganado.

Mantenha o seu Website WordPress seguro

Segurança do site

Além de tudo isso, também recomendo que você verifique se o site da empresa é seguro. Isso dificulta que os seus dados sejam roubados e que pessoas mal-intencionadas tentem enganar você através de fraudes financeiras.

Ou seja, evite utilizar sites que não contêm o cadeado de segurança indicando a confiabilidade deles.

Cuidado com golpes financeiros

Apesar de os bancos já tomarem cuidados relacionados à segurança, tenha bastante atenção para não cair em golpes financeiros.

Nesse contexto, recomendo que você não tenha senhas em algum e-mail, porque e-mails são o primeiro lugar em que fraudadores procuram informações.

Além disso, não fale senhas ou códigos por telefone, mesmo que você acredite que realmente está em contato com o seu banco.

Também evite clicar em links enviados por SMS ou e-mails, porque eles podem ser outros meios de invadir suas contas.

Considerações finais

Para ajudar você a organizar as finanças na crise, é muito importante ter um planejamento financeiro que considere a segurança das suas operações bancárias.

Assim, tome os cuidados necessários para utilizar a tecnologia a seu favor, evitando, assim, cair em golpes financeiros.

Lembre-se, também, de checar a segurança dos sites que você utiliza e verificar a reputação das empresas com as quais você se relaciona através de empréstimos rápidos e cartões de créditos, por exemplo.

Se gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre planejamento financeiro, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.