Proteger de golpes nas Finanças Digitais
Finanças Segurança

Finanças digitais: saiba como se proteger de golpes online.

A internet facilita muito a vida de todas as pessoas. Ela nos permite comprar produtos, enviar mensagens, realizar transações bancárias, gerenciar as finanças digitais e muitas outras coisas, tudo isso sem sair de casa.

Porém, ela inovou e intensificou muitos golpes. Esses golpistas e fraudadores possuem sempre o objetivo de obter vantagens financeiras em cima das pessoas. Por isso, é necessário estar atento sempre que for disponibilizar dados bancários e pessoais.

Para ajudar os clientes a utilizarem todas as vantagens do universo digital e ainda protegerem suas finanças, separamos dicas muito importantes.

Golpes online: cuidados a serem tomados

Os especialistas alertam para que as pessoas desconfiem de negócios que parecem vantajosos demais. Em caso de dúvidas, o ideal é sempre se certificar em sites que realizam apoio ao consumidor.

Não acredite em propostas incríveis, tenha cuidado com a ganância e tenha atenção a todos os dados e informações, pois os estelionatários se aproveitam da ingenuidade e da falta de atenção das pessoas. O estelionatário busca induzir o erro para assim executar o que deseja.

Com evitar golpes nas Finanças Digitais

E se por acaso cair em algum golpe, a primeira coisa a ser feita é bloquear senhas e cartões. E logo após deve ir a delegacia e registrar um boletim de ocorrência.

Como funcionam os golpes financeiros online?

Os falsários têm aplicado novos golpes, sempre com intenção de despistar investigações e pegar os usuários de surpresa. Por isso, é importante que o cliente conheça os golpes que costumam ser aplicados pelos estelionatários.

Compras online

A utilização de páginas falsas para aplicação de golpes é bem antiga. Os golpistas criam páginas falsas com muitas características idênticas às do site original, por exemplo, logotipo, layout e cores. Isso dificulta que os clientes desconfiem de algo e assim acabam digitando seus dados.

Na maioria das vezes, as pessoas só se dão conta que sofreram um golpe quando percebem que o objeto comprado nunca chega. Ao entrarem em contato com a loja verdadeira, descobrem que não houve a compra.

Geralmente, os clientes são atraídos por anúncios com links falsos veiculados em redes sociais.

Algo a se fazer nessas situações é sempre buscar saber sobre a reputação do vendedor, tanto em sites como Reclame Aqui, como também verificar na própria plataforma de venda o que outros clientes dizem sobre ele.

Empréstimo online

Na hora do sufoco, muitas pessoas acabam recorrendo a empréstimo online. Há muitas empresas sérias que oferecem esse tipo de serviço, na sua também muitos estelionatários que se aproveitam do desespero das pessoas.

Através de sites falsos, perfis em redes sociais e outros anúncios, esses estelionatários oferecem dinheiro com taxas de juros quase zero. Porém, eles solicitam um depósito alegando que são custos administrativos.

E é exatamente aí que eles enganam as pessoas, levam o único dinheiro que elas têm e simplesmente não há nenhum empréstimo.

Melhor banco digital para pedir empréstimo

Então, em hipótese alguma faça depósitos antecipados. Essa não é uma prática comum de empresas confiáveis, mas sim de estelionatários. Aqui você pode conferir uma lista de sites fraudulentos e ficar atento.

Além disso, sempre busque realizar sua solicitação de empréstimo em empresas que apresentem aspectos de segurança. Alguns deles são avaliar sua reputação no Reclame Aqui e verificar se o site apresenta um cadeado na URL,.

Investimentos duvidosos

Infelizmente há muitos golpes envolvendo falsas corretoras e agentes de investimento. Eles oferecem serviços e produtos aos clientes investidores, mas na verdade é só uma forma de subtrair dinheiro dessas pessoas em troca de uma falsa promessa de um grande retorno financeiro.

O único problema é que eles só querem roubar o dinheiro dos clientes.

Sempre que for realizar um investimento procure aquelas instituições que possuem certificação e profissionais registrados para isso.

Golpes com o cartão de crédito

Um outro golpe muito utilizado envolve supostamente bancos e cartões de crédito. Os estelionatários entram em contato com as vítimas e fingem ser uma central de atendimento de um banco.

Então, eles informam que houve uma compra feita no cartão de crédito daquele cliente. Acreditando se tratar do banco a qual é correntista, o cliente acaba informando todos os dados solicitados pelos supostos funcionários do banco.

O falso atendente convence o cliente que será preciso entregar os cartões. Ele informa que um funcionário irá até a residência fazer essa retirada.

O cliente, então, entrega o cartão e a senha, que em algum momento informou ou digitou.  De posse desses dados, os falsários realizam compras, tanto na função débito quanto na função crédito.

Como se prevenir de golpes online?

Para se proteger e evitar que sejam vítimas desses golpes é importante tomar algumas atitudes que podem ser simples mas fazem a diferença.

  • Instale um antivírus em seu computador e o mantenha sempre atualizado. A atualização é muito importante;
  • Muito cuidado ao receber links. Só clique se tiver muita certeza que se trata de um site seguro;
  • Tenha atenção ao endereço das páginas na internet. Os golpistas utilizam sites falsos usando endereços quase iguais aos originais, eles apenas realizam mudanças sutis. São mudanças simples, como falta de uma letra, substituição de minúsculo para maiúsculo, letra dobrada, entre outras.
  • Antes de pagar um boleto confira todos os dados. Os golpistas modificam dados, de forma que o valor vá para conta deles em vez de ir para o emissor verdadeiro do boleto;
  • Na barra de endereços, antes do endereço do site, verifique se a sigla “http” possui a letra s no final, ou seja, “https”. Isso que caracteriza que o protocolo é seguro e os dados estão protegidos;
  • Se algum amigo ou parente pedir algum dinheiro por meio de aplicativo de mensagens, desconfie. A conta da pessoa pode ter sido clonada;
  • Nunca faça download de documentos desconhecidos ou suspeitos;
  • Nunca forneça dados importantes, como número de cartões, código de segurança ou senha. Bancos e autoridades policiais jamais realizam pedidos como esses. Assim como não fazem retirada de cartões de crédito;
  • Desconfie de preços de produtos muito abaixo dos praticados no mercado. Isso geralmente é golpe e eles se utilizam desta artimanha para atrair os clientes;
  • Não clique em promoções e descontos recebidos por mensagens. Quando as empresas liberam esse tipo de promoção, elas fazem através de seus canais oficiais, ou seja, site e perfis de redes sociais;
  • Quando desejar realizar investimentos, procure por instituições ou corretores que sejam certificados e registrados na CVM, Banco Central, ANCORD ou ANBIMA:
  • Nunca pague qualquer taxa ou valor para que um emprego seja liberado;
  • A melhor coisa a ser feita em caso de necessidade de crédito é buscar simuladores de empréstimo confiáveis. Na Juros Baixos é possível fazer uma simulação de empréstimo e as opções de empresas apresentadas são todas confiáveis e oficiais;
  • Sempre que tiver dúvidas, procure os canais oficiais de atendimento ou procure o serviço de proteção ao consumidor.
Evitar Golpes na internet

Considerações

Para evitar problemas com golpes ou fraudes financeiras, é importante o cliente sempre investir em educação financeira. Quanto mais se educa, menor é a possibilidade de ser envolvido neste tipo de situação.

E mantenha sempre o devido cuidado com seus dados, senhas e cartão de crédito. Eles jamais devem ser informados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.