Pessoa pagando seu almoço com cartão de crédito
Dicas Segurança

Viagens: Cuidados Indispensáveis com o Cartão de Crédito.

O cartão de crédito se tornou um item indispensável no dia a dia de milhares de pessoas, mas devemos tomar alguns cuidados, principalmente quando usamos o cartão de crédito em viagens.

Planejar o roteiro, arrumar as malas e comprar as passagens são algumas das principais preocupações das pessoas quando se trata de viagens. Mas, outro ponto bastante importante na hora de viajar é pensar nos locais e na forma de pagamento que irá utilizar durante o período. Geralmente dinheiro ou cartão de crédito.

A maioria das pessoas recorre ao cartão de crédito ao invés de dinheiro em espécie, por ser uma forma segura e tranquila de realizar pagamentos. Mas, durante uma viagem, seu cartão pode ficar vulnerável à ações diretas ou indiretas de criminosos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas indispensáveis de cuidados com o cartão de crédito para você viajar sem preocupações. Confira!


Segurança no Caixa Eletrônico e Máquinas de Cartão


Um dos cuidados básicos com o cartão de crédito, mas, ainda assim, necessário: prestar atenção no cartão. Seja em um caixa eletrônico ou em um estabelecimento, você pode correr riscos.

No caixa, observe na entrada para inserir o cartão se há algo suspeito, como fios ou uma entrada falsa. Se estiver em dúvida procure outro caixa ou deixe o local.

Pessoa usando máquina de cartão de crédito

Em estabelecimentos, sempre mantenha seu cartão ao alcance dos olhos e, em nenhum momento, deixe o funcionário o levar para longe. O risco de fraude e troca de cartão, nesses casos, costumam ser grandes.

Na hora de digitar sua senha procure sempre fazer isso longe da visão das pessoas ao redor. Você também pode optar por algo mais prático, como realizar o pagamento via aproximação com o smartphone ou através de pulseiras inteligentes.

Outra dica importante é manter sempre seu cartão em um lugar seguro, como em uma carteira, guardada, de preferência, no fundo da bolsa, em um local difícil de ser alcançado.

Evite colocar seus cartões nos bolsos da calça ou camisa, pois são lugares de fácil acesso. Em caso de perda ou furto avise imediatamente ao banco e faça um boletim de ocorrência.


Cuidado nas Compras On-line


Pessoa comprando na internet com cartão de crédito

Para compras on-line procure sempre baixar um antivírus e utilizar o mesmo smartphone e computador protegidos pelo software Internet Security. Caso não seja possível, verifique se existe a opção para pagamento via boleto.

Nunca salve as informações do seu cartão de crédito em sites, mesmo que você faça compras frequentemente neles. Procure inserir as informações do cartão na hora, essa prática reduz a possibilidade de fraudes e inibe a ação de hackers.


Monitore Seu Cartão de Crédito


Hoje os bancos disponibilizam apps com facilidades para os clientes, como a conferência de extrato e as notificações de compras. O cliente é acionado a cada movimentação no cartão via SMS, e-mail ou, até mesmo, no próprio aplicativo.

Se houver qualquer movimentação estranha em sua conta você pode ser notificado no mesmo momento e tomar as providências necessárias. Assim, é possível manter suas informações e sua viagem em segurança.

Gostou das dicas? Como você protege seu cartão durante as viagens? Deixe sua opinião nos comentários!


Imagens: Pexels (rawpixel.com), Unsplash (Square), Pexels (Negative Space).

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotecblog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.