Você está em busca de dicas matadoras de marketing para o Instagram da sua empresa? Este artigo é para você! Separamos seis dicas úteis para usar o seu Instagram para negócios.
1) Sua bio do Instagram é um espaço para anúncio
O instagram pode ser viciante, não é mesmo? É uma rede social divertida, espontânea, e ainda conecta várias pessoas pelo mundo.
Para negócios, todavia, você precisa ser mais estratégico. Para a bio, você possui 150 caracteres para dar voz à sua marca. E, claro, o Instagram permite um link clicável no seu perfil.
Nele você pode linkar o seu blog, site oficial ou loja (e-commerce). Sabe quando dizem que você só tem dez segundos para conquistar o consumidor? No Instagram as coisas funcionam ainda mais rápido.
Basta 5 segundos para um usuário determinar se quer continuar olhando o seu feed ou não. Por isso, tente espaçar o texto.
Coloque uma frase por linha, focando nas características centrais do seu negócio, de forma a chamar atenção de um potencial seguidor.
2) Monitore o seu tráfego no Instagram com um encurtador de URLs
A partir do momento em que o seu perfil fica mais movimentado e começa a ganhar mais likes e seguidores, você precisa monitorar o tráfego de sua conta no Instagram. Você vai usar essas métricas para analisar a eficácia do seu perfil no Instagram.
Você pode escolher um site encurtador de URLs de sua preferência, mas indicamos o bit.ly , que é gratuito. Ele consegue rastrear o seu CTR (click through rate/taxa de cliques) e possui uma boa interface, é fácil de utilizar.
Dicas de Marketing para o Instagram
3) Use as hashtags como Estratégia de Marketing para o Instagram
Acesse a aba “explorar” para descobrir o que está em alta no momento. Funciona mais ou menos os trendings topics do Twitter e do Facebook, só que de uma forma mais variada. Com as hashtags, você pode atrair mais tráfego gratuito para a sua marca.
Se você detectar uma hashtag em alta que tenha a ver com os seus produtos, coloque-a nos posts. E lembre-se, use apenas hashtags relevantes e não erre a mão na quantidade.
No momento, inclusive, os emojis estão em alta no Instagram. Na aba explorar você pode procurar pelos emojis em categorias.
4) Misture fotos e vídeos no seu perfil do Instagram
Os vídeos começaram a rodar no Instagram em 2013. Os vídeos podem ajudar a melhorar a reputação e o engajamento com o público.
Alinhando fotos e vídeos, você obtém um visual mais atrativo da sua conta no Instagram. Visualmente, chama mais atenção.
Pense também nas possibilidades de compartilhamento. De acordo com o Instagram, os vídeos possuem de 3 a 5 vezes mais chances de serem compartilhados (ou repostados) do que as fotos.
5) Garanta que suas fotos no Instagram são dignas de serem compartilhadas
Posts com descrição são uma excelente forma de aumentar o engajamento com os seus seguidores. Mantendo a ideologia da sua marca, você pode usar frases inspiradoras, dicas e tutoriais que vão aprimorar suas campanhas no Instagram.
Uma boa ferramenta que pode te ajudar é o Canva. Com ele, você pode criar imagens incríveis de forma simples. Você cria uma identidade visual bacana para as suas imagens sem precisar abrir um programa pesado como o photoshop.
Para obter o máximo de retorno possível dos seus seguidores (e de potenciais seguidores também!), certifique-se de usar hashtags relevantes.
Estratégias de Marketing para o Instagram ajudam a divulgar o seu negócio.
6) Use algumas ferramentas para otimizar o seu tempo
Nem todo mundo tem tempo para usar o Instagram de forma compulsiva, você sabe. Já existem algumas ferramentas automáticas que podem ajudar sua marca a crescer.
Nós aconselhamos, por exemplo, o uso de uma ferramenta chamada Hootsuite. Você pode utilizá-la para programar posts. E ele é válido para diversas redes sociais, não apenas para o Instagram.
Com o Hootsuite você pode escolher o dia, mês, dia e horário para postar sua foto ou vídeo no Instagram. Você também pode usar o GrowSocial para otimizar o seu tempo.