BRASDEX
Segurança Utilitários

BrasDex: o que é e como evitar golpes?

BRASDEX é mais uma tentativa de golpe que está pegando muitas pessoas de surpresa, e é fundamental estar atento a essa questão para evitar os problemas trazidos por ela.

O Pix é uma modalidade de pagamento que se popularizou muito nos últimos anos. Trata-se de um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, com o intuito de facilitar a vida dos usuários.

Mas, infelizmente, desde que esse sistema foi criado, uma série de golpes começaram a aparecer e eles utilizam o nome do serviço para prejudicar as vítimas. Entre esses golpes está o BrasDex.

Trata-se de um malware que tem como foco usuários do Pix, mas a boa notícia é que existem maneiras de se proteger contra ele. Aliás, existem muitos outros golpes aplicados na internet e conhecê-los também é muito importante.

As vítimas são pessoas de todas as idades, mas é muito mais comum que os idosos sejam afetados com mais frequência.

Informação nunca é demais, por isso, este artigo vai explicar o que é BrasDex, como ele funciona, quais são os principais golpes e fraudes associados a ele e dar algumas dicas para se proteger e evitar esses golpes.

Conceito e funcionamento do BrasDex

BrasDex é um malware em forma de aplicativo bancário que parece ser legítimo, entretanto representa uma ameaça para os usuários.

O intuito de seu desenvolvimento é roubar informações de contas bancárias, além de dados pessoais das pessoas, facilitando para que criminosos consigam acessar remotamente o dispositivo infectado.

O BrasDex também pode permitir acesso remoto ao dispositivo infectado para que os cibercriminosos possam ter acesso a dados importantes, como:

  • Informações do cartão de crédito;
  • Nome;
  • RG;
  • CPF;
  • Endereço.

Hoje em dia, as pessoas podem fazer qualquer coisa na internet, como entrar em contato com uma oficina especializada em conserto câmbio automático. A cada movimentação e interação, elas deixam informações.

O BrasDex é projetado para ser furtivo e dificilmente é detectado pelos usuários. Ele se esconde em segundo plano, coleta informações e controla o aparelho infectado sem que o usuário perceba.

Seu funcionamento começa a partir do momento em que é instalado no dispositivo, com isso, passa a coletar informações, tais como senhas e números de conta bancária, usando uma técnica conhecida como phishing.

O golpe acontece quando a vítima fornece informações de acesso para o Pix em uma página falsa, muito parecida com a página legítima de uma instituição bancária ou de seu sistema de pagamentos.

Na verdade, trata-se de uma cópia falsa, desenvolvida especialmente para enganar as vítimas. A infecção costuma ocorrer quando o usuário faz o download de um aplicativo falso, por meio de um link recebido por mensagens de texto ou e-mail fraudulento.

A utilizar a internet para qualquer coisa, seja para pesquisar sobre portaria virtual preço, acessar o e-mail, baixar aplicativos, fazer compras e assim por diante, é muito importante ter cuidado com links suspeitos.

Embora o aplicativo possa parecer autêntico, pode conter o BrasDex, que após instalado, coleta todas as informações bancárias e pessoais do indivíduo, principalmente senhas e números da conta.

O único propósito é roubar o dinheiro das contas dos usuários, disfarçando-se de aplicativo de pagamento ou transferência em dinheiro que solicitam as informações de pagamento e as credenciais de login.

Principais golpes e fraudes

Existem vários golpes e fraudes que estão associados ao BrasDex. Como falado anteriormente, os dispositivos são contaminados por meio de golpes de phishing.

O usuário é infectado quando clica em um link malicioso, que pode ser enviado por e-mail, por SMS, nas redes sociais ou no WhatsApp.

Um dos golpes mais comuns é uma mensagem falsa que solicita ao usuário atualizar um software, e quando ele clica no link para fazer o download, está instalando o vírus.

Uma empresa de licenciamento ambiental lava rápido, assim como muitas outras organizações, costumam se comunicar com os consumidores por esses canais, mas não é o caso de bancos e financeiras.

Entretanto, existem muitos golpes relacionados a falsas ofertas, promoções e premiações, assim como uma suposta mensagem dos Correios que exige o preenchimento de um formulário para que a encomenda do usuário seja liberada.

As pessoas devem ficar atentas à ação de links suspeitos, pois os criminosos utilizam o nome de grandes organizações para enganar e são muito convincentes na imitação.

O vírus concede acesso remoto ao golpista e reconhece as informações presentes na tela do dispositivo. Também consegue driblar recursos de segurança, e a partir do momento em que é instalado, passa a interceptar as transações bancárias.

Se o usuário fizer um Pix, verá uma tela adicional de carregamento que permite ao golpista alterar os dados de transação. Depois que o processo é finalizado, o usuário percebe que o dinheiro foi enviado para outra conta.

Supondo que a pessoa queira pagar pela compra de uma porta de fórmica, a empresa correta só receberá o dinheiro se o dispositivo não estiver infectado com o vírus.

Além de ter acesso a todas as operações bancárias, o golpista também consegue acessar qualquer informação na tela ou que esteja sendo digitada.

Dicas para evitar cair no golpe BrasDex

A melhor forma de proteger o dispositivo contra o BrasDex é ter atenção sobre os links recebidos na internet e evitar clicar em qualquer coisa até ter certeza de que se trata de uma mensagem legítima.

Ter esses cuidados é fundamental porque mesmo os melhores antivírus do mercado podem ter problemas para evitar uma contaminação, caso um aplicativo seja baixado diretamente no dispositivo.

O usuário também precisa analisar cuidadosamente todas as permissões concedidas aos aplicativos baixados na internet, principalmente aqueles que não estão nas lojas oficiais das empresas.

É diferente, por exemplo, quando uma pessoa visita uma loja especializada em caixa de correio moderna inox e usa o QR Code impresso pela companhia e disponibilizado para os clientes baixarem o aplicativo.

Outra situação é conceder permissão de acesso remoto a aplicativos, exceto no caso de pessoas com deficiência visual e que realmente precisam desse recurso em seus dispositivos.

Para proteger a conta bancária do malware BrasDex, bem como de outras ameaças, é necessário verificar o endereço do internet banking antes de acessar a conta, assim, o usuário tem certeza de que não está acessando um site falso.

Também é muito importante tomar cuidado com e-mails em nome do banco, mesmo porque, as instituições financeiras não costumam fazer isso e quando fazem, não enviam links.

Se o usuário tiver alguma dúvida sobre uma mensagem recebida, o ideal é entrar em contato com os canais oficiais do banco ou ir até uma agência.

Se alguém quiser comprar pomo giratório volante e pagar pelo aplicativo do banco, o ideal é usar a internet de casa ou uma conexão confiável. É muito importante evitar o uso de computadores públicos e redes Wi-Fi públicas para esses acessos.

Lembrando que também é fundamental usar softwares antivírus para proteger o dispositivo, além de acompanhar constantemente as notificações da conta, observando todas as movimentações.

Outra dica é desconfiar se o aplicativo estiver demorando muito para carregar ou apresentar algum bug de navegação, pois isso pode indicar algum tipo de contaminação.

É importante dizer que o BrasDex também pode trazer muitos prejuízos para as empresas, e para proteger a organização desse tipo de vírus, todos os computadores e dispositivos móveis precisam ter certificação de segurança.

Um fabricante de embalagem de papel para roupas também deve adotar as melhores práticas defensivas do mercado.

É importante orientar os colaboradores quanto ao recebimento de e-mails suspeitos e solicitar que não cliquem em qualquer tipo de link que seja enviado para os computadores e celulares da empresa.

Também vale a pena investir em um sistema de gestão de pagamentos para garantir o maior padrão de segurança, preferencialmente aqueles que realizam testes de invasão, análises de vulnerabilidade e auditorias avançadas.

São soluções que protegem os dados do negócio e evitam golpes financeiros de diferentes tipos, incluindo o BrasDex.

Com a facilidade da internet, uma pessoa pode comprar telhado transparente para garagem, pagar suas contas e realizar outras ações rapidamente, mas todo o cuidado é pouco.

Os cibercriminosos estão sempre atentos e não perdem uma oportunidade de fazer vítimas, mas com os cuidados mostrados neste tópico, fica mais fácil se proteger e evitar os prejuízos.

Considerações finais

O BrasDex é um malware que interfere nos pagamentos via Pix. Quando o usuário vai usar esse recurso para transferir dinheiro, ao invés de mandá-lo para o destinatário certo, acaba mandando para outra pessoa.

O Pix é uma modalidade de pagamento que faz muito sucesso entre os usuários, mas também é foco da má-fé dos criminosos.

Estar atento ao recebimento de links suspeitos é fundamental, afinal, os prejuízos financeiros são muito grandes.

Independentemente de qual seja a instituição bancária do usuário, se tiver alguma dúvida, vale a pena procurar os canais oficiais do banco para esclarecê-las.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.